As nossas novidades

Matar o Bicho, qual a sua origem? - horadabuxa

Matar o Bicho, qual a sua origem? - horadabuxa - Imagem retirada da net

MATAR O BICHO, QUAL A SUA ORIGEM? - horadabuxa


Todos nós já ouvimos ou já utilizamos a expressão: “Matar o Bicho”. Utilizamo-la como forma de dizer: “vou comer qualquer coisa”.

Existem algumas histórias ou lendas da sua origem. Certo que, todas elas, nos levam até França e ao início da Idade Média. Mas afinal qual a origem da expressão: "Matar o Bicho"?

Em Português, em termos gramaticais, o seu significado é um nome popular, que significa: Pequena quantidade de bebida alcoólica que se toma em jejum; Alimento que se come para quebrar o jejum; Ou, Pequeno-almoço.


MAS AFINAL QUAL A ORIGEM DA EXPRESSÃO: "MATAR O BICHO"



De entre as muitas supostas origens, ressalvo duas. Consciente, que, tanto uma como outra, não deverão estar muito longe da sua origem.



«Em 1329 morreu, em Paris, uma senhora. Fez-se autópsia do cadáver e encontrou-se no coração um bichinho vivo que, ao perfurar aquele órgão, determinara a sua morte. 

Os médicos fizeram várias experiências com o verme, procurando averiguar qual o remédio eficaz em futuros casos semelhantes. 

Amudeceram-no com várias drogas, atacaram-no com venenos. Mas nada o brulo se movia; quer dizer: nada o matou. Por fim um dos médicos lembrou-se de dar ao bicho um bocadinho de pão embebido em vinho. O animal morreu acto contínuo. Atendendo a isto, achou-se que era conveniente tomar, de manhã, em jejum, um copinho de vinho, aguardente ou licor, para "matar o bicho"»


A segunda explicação é fundamentada numa crença antiga, segundo a qual um bicho habitaria no estômago do ser humano, o que justifica, por exemplo, os roncos quando temos fome. Uma pequena dose de álcool ou um alimento para quebrar o jejum ajudam assim a matar o bicho.

Seja como for, é uma expressão, que todos nós e todos os povos utilizamos com mais ou menos frequência.

Se souber de alguma outra lenda, história ou curiosidade sobre a expressão “Matar o Bicho”, partilhe connosco.




Sem comentários