As nossas novidades

O Freixo e as suas características medicinais - horadabuxa

O Freixo e as suas características medicinais - horadabuxa
O Freixo e as suas características medicinais - horadabuxa

Uma árvore quase sagrada e que os nossos governantes desprezam e mal tratam. O freixo é uma árvore em que se aproveita a sua totalidade. Toda ela pode ser aproveitada! A madeira, para os marceneiros. A raiz, a casca, as folhas e as sementes, como fins medicinais.

Tratamento de febres, picadas de escorpião, hidropisia, surdez e infeções dos ouvidos, prisão de ventre, gota, reumatismo, colesterol, envelhecimento, hálito da boca, obesidade, ureia, dor ciática, rins, vias urinárias, incluindo próstata, etc. São algumas das sua aplicações.

O FREIXO E AS SUAS CARACTERÍSTICAS MEDICINAIS - HORADABUXA


É uma árvore europeia. Ao contrário da maioria das árvores e restantes plantas, as sementes aparecem primeiro do que as folhas novas. Só por curiosidade, em Espanha e principalmente na região da Andaluzia, tem vindo a ganhar terreno ao olival super-intensivo! Existindo já, grandes áreas do seu cultivo, sem necessidade de produtos químicos e altamente rentável. Quem sabe, não seria uma aposta bem mais interessante e sustentável, do que o “assassinato” ambiental que neste momento, existe na região de regadio do lago de Alqueva com os novos, olivais e amendoais.

O Freixo e as suas características medicinais - horadabuxa
O Freixo e as suas características medicinais - horadabuxa - Plantação

Conhecemo-lo em Portugal nas margens dos rios e ribeiros. Nas bermas da estrada. Nas zonas húmidas. Nos últimos anos, temos simplesmente arrancado sem critério nem planeamento. É ou melhor, era, uma árvore que ajudava e muito na limpeza do leito dos rios e cursos de água, na retenção da terra nas suas margens. Nas estradas, ajudava á manutenção da conservação do piso, devido á sua enorme sombra.

DESCRIÇÃO


Uma árvore de grande porte, que chega a atingir os 20 ou 30 metros de altura. De raiz bastante forte e tronco erecto, é uma árvore com capacidade de suportar ventos fortes sem qualquer tipo de problema nem de perigosidade.
Casca quase cor de cinza, lisa e ramos da mesma cor. Folhas pecioladas, ovais e serradas. Flores verdes, mudando para castanho-avermelhado no fruto, em enormes cachos, que chegam a atingir 10 a 15 cm de cumprimento.



PARTES UTILIZÁVEIS

  • Toda a planta.

PRINCIPAIS APLICAÇÕES (1)

As suas aplicações tendo em conta o conhecimento popular, são inúmeras! Para a indústria farmacêutica, é talvez, das árvores mais aproveitadas neste momento.

  • A CASCA

O Freixo e as suas características medicinais - horadabuxa
O Freixo e as suas características medicinais - horadabuxa - A casca

Para febres - todas elas, sejam quais forem a sua origem. 60 gr de casca de ramo, depois de seca, pisada ou moída, para 1 litro de água. Bebe-se 3 ou 4 vezes ao dia.

O melhor antídoto para picadas de escorpião - no Alentejo, lacrau. Não havia nenhum trabalhador rural, que não tivesse á mão, um pouco de freixo. As picadelas de escorpião, na sua maioria, são nos dedos. Corta-se um ramo novo, da grossura do dedo, e com a ajuda de um canivete bem afiado e num só golpe, separa-se a casca da madeira de forma a que, fique completa. Com essa casca, envolve-se o dedo ou a zona picada pelo escorpião, ligasse de forma suave mas firme. Ao fim de poucas horas, todo o veneno terá sido extraído para a casca, e as dores desaparecem por completo.

  • A RAIZ 

O Freixo e as suas características medicinais - horadabuxa
O Freixo e as suas características medicinais - horadabuxa - Raizes

A raiz de freixo é muito aplicada ao tratamento da hidropisia. Lavam-se bem 3 ou 4 punhados de raízes, raspa-se a sujidade que possam ter e, cortam-se em pequenos pedaços. Numa panela de barro nova, adiciona-se a 3 litros de água e, deixa-se ferver até reduzir sensivelmente á metade. Toma-se todas as manhãs, em jejum, um copo deste líquido. Numa primeira fase, será uma espécie de purgante. Depois, uma diurese abundante e, por fim, a cura completa ou quase.



Para a surdez, infeções ou doenças dos ouvidos, ferver um pedaço de casca de raiz. Em algodão, utilizar 3 a 4 gotas e abafar bem o ouvido. 2 vezes ao dia, durante 18 dias, folga 3 e repete.

  • AS SEMENTES, FLORES E FOLHAS
     


As sementes e flores, têm todas a aplicações das folhas. No entanto, e devido á sua elevada capacidade diurética, é recomendável, somente para combater a prisão de ventre.

As folhas, depois de secas á sombra, no final da primavera, é um medicamento seguro na gota, reumatismo, colesterol, envelhecimento, hálito da boca, obesidade, ureia, dor ciática, rins, vias urinárias, incluindo próstata, etc.
Final da Primavera e/ou inicio de Verão, ferver 40 gr de folhas secas á sombra para 1 litro de água. Tomar, durante o dia, uma chávena de 3 em 3 horas, principalmente a começar em jejum e á noite ao deitar. Toma-se 15 dias seguidos e, folga-se 5 dias. Repete-se isso durante 3 meses. Irá com toda a certeza, passar o Outono e Inverno de forma mais aliviada caso tenha algum desses problemas.
  
Muitas mais aplicações são atribuídas ao freixo. De salientar que todas estas aplicações e indicações foram recolhidas por testemunhos populares e de senso comum.

(1) Todas estas indicações são do senso comum e popular.


Sem comentários