As nossas novidades

Poejo, o que é, para que serve e, quais os seus usos!

 

Poejo, o que é, para que serve e, quais os seus usos – horadabuxa

O poejo é uma planta que existe em várias partes da Europa, mas mais no Sul. Prefere as beiras dos rios, lagos, pântanos ou ainda terrenos húmidos, já que gosta de humidade e calor. Poejo, o que é, para que serve e, quais os seus usos – horadabuxa.


POEJO, O QUE É, PARA QUE SERVE E, QUAIS OS SEUS USOS - HORADABUXA


É uma planta bem conhecida de todos. É tradição, principalmente no Alentejo, o povo, fornecer-se para todo o ano, visto poder ser consumida, tanto verde como seca. Em caso de gripes, constipações, tosse ou bronquite, é a primeira medida a tomar: um chá bem quente de poejo, adoçado com mel.


DESCRIÇÃO

Caule rastejante, mas erecto depois da floração, com 20 a 40 cm de altura. Folhas miúdas, cor de cinza, pecioladas, ovais a arredondadas e flores roxas. Cheiro muito activo e penetrante. Todas as partes da planta poderão ser utilizadas e consumidas, incluindo a raiz – embora raramente.


PRINCIPAIS APLICAÇÕES


GASTRONOMIA

Bastante usado em caldeiradas de peixe do rio ou outros. No Alentejo, são inúmeros os pratos que se convencionam com esta erva, que chega mesmo, a ser utilizada, em estado verde, como complemento ou substituto dos coentros na famosa açorda de alho alentejana. Com feijão, com grão, com bacalhau … são muitas as suas variantes gastronómicas, tendo mesmo um prato, que só com poejos se faz: O Calducho!

Combina também na perfeição, com pratos que tenham tomate cozido ou refogado.

Como bebida, faz um maravilhoso licor e um expendido chá.


NA MEDICINA POPULAR (1)

Constipações, gripes, tosse e bronquites.

Estimulante em doenças de fígado e nas afeções do tipo histérico.

Como chá, deverá ser usado cerca de 30 gr de poejos secos para 1 litro de água. Depois de levantar fervura, colocam-se os poejos e deixa-se levantar fervura novamente. Desliga-se o lume e deixa-se em infusão por cerca de 10 minutos. Coa-se e deverá ser tomado 3 vezes ao dia, adoçado com mel. Principalmente ao levantar e ao deitar.

(1) Todas estas indicações são do senso comum e popular.



2 comentários:

  1. fui criado com muitos poejos nasciam ao pé de poços,nas ribeiras,zonas húmidas muito bom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Mário, felizmente ainda há muitos poejos no Alentejo. É das ervas que mais gosto

      Eliminar