As nossas novidades

Videira, é muito mais que o seu fruto e vinho. Veja as suas propriedades medicinais.

Videira, é muito mais que o seu fruto e vinho. Veja as suas propriedades medicinais.
Videira, é muito mais que o seu fruto e vinho. Veja as suas propriedades medicinais.

A videira é uma planta conhecida por todos nós. Existem bastantes variedades. A sua cultura é tão antiga que se perde nos tempos. É uma das plantas mais valiosas, ao empregar, milhões de pessoas pelo mundo.

Conhecemos essencialmente a videira, pelo seu fruto, a uva. Que dá origem ao vinho que tanto apreciamos. No entanto, também as suas folhas e, até a raiz, são comestíveis e utilizadas na medicina.

DESCRIÇÃO


Existem bastantes variedades, mas todas com a vantagem de se poderem enxertar nas variedades por nós preferidas. Tronco com uma casca gretada, de cor castanha. A sua altura é incerta, devido a todos os anos serem podadas. As de trepar, chegam a atingir 20 ou mais metros de comprimento. E pronto, pouco mais há a falar, toda a gente a conhece. Mas a videira, é mais que o seu fruto e vinho. Veja as suas propriedades medicinais.

PARTES UTILIZÁVEIS

  • Frutos (as uvas)
  • Folhas
  • Raiz


APLICAÇÕES PRINCIPAIS (1)


Não vou aqui falar do vinho e dos seus derivados (ressalva a algumas propriedades do vinagre). Não faz sentido! Falarei somente, das folhas e raízes. É preciso cuidado com a escolha das folhas, preferir as de videira preta ou roxa. As que são curadas ou secas, não se podem usar, por isso é conveniente videira brava. As melhores são as folhas pretas ou roxas, e para, os seguintes males:

  • Diarreia, perda de sangre vaginal, leucorreia e sobretudo anginas, sendo estas duas últimas em gargarejos. Forma de usar: 35 gr de folhas para 1 litro de água. Ferver 1 a 2 minutos e, deixar em infusão por mais 10 minutos. Tomar 3 copos ao dia, fora das refeições. 
  • Tosse, bronquite e constipações: Ferver durante 10 minutos, 250 gr de raízes para 1 litro de água e, outros 10 minutos de infusão. Tomar 3 vezes ao dia, a ultima delas, à noite. Sempre adoçado com mel. 
  • Tal como as raízes, também as passas se usam para as doenças respiratórias, ou seja, bronquite, tosse e constipação. Cozem-se ligeiramente, para que fique uma papa emoliente, Adiciona-se um pouco de água e açúcar amarelo; toma-se uma colher de sopa 4 a 5 vezes ao dia.
Para uso externo:
  • Varizes, hemorroidal, frieiras nas mães e nos pés, eczema, sardas e acne: 35 gr de folhas para 1 litro de água. Ferver 1 a 2 minutos e, deixar em infusão por mais 10 minutos. Com a água tépida e com a ajuda de compressas ou em banhos, nos locais afetados. 

Finalmente, o vinagre! Um subproduto do vinho, para além da sua utilização na alimentação, tem também o poder de esterilizar e desinfetar. Na medicina popular, se fervido com orégãos, é uma excelente forma de combater a urticária. Em bochechos, para a dor de dentes. Se fervido com um pouco de rama de mostarda-dos-campos, em fricções para o reumatismo.

 (1) Todas estas indicações são do senso comum e têm origem em consultas a populares.


Sem comentários