As nossas novidades

Receita de Ceviche de Sardinhas – horadabuxa

 

Receita de Ceviche de Sardinhas – horadabuxa

O Ceviche é um prato de peixe cru originário do Peru mas que se estendeu a toda a América do Sul e Central e depois, ao mundo inteiro. Normalmente usado na Europa como entrada, é usado originalmente como prato principal no Peru. Veja a sugestão de receita de Ceviche de Sardinhas que o horadabuxa selecionou.  


CEVICHE DE SARDINHAS – HORADABUXA


INGREDIENTES


PREPARAÇÃO

  1. Comece por escamar cuidadosamente as sardinhas em água corrente. Corte a cabeça e retire as vísceras. Escale de seguida e retire a espinha e as espinhas finas da barriga. Apare o filete com uma tesoura e remova as barbatanas;
  2. Lave bem e disponha os filetes com a pele para baixo num sítio que permita o escoamento de todo o líquido que se formar. Salgue com abundante sal grosso e deixe escorrer durante 1 hora e meia. 
  3. Passada essa hora e meia, lave as sardinhas do sal, seque-as e disponha-as justapostas numa travessa que ocupem quase todo o espaço;
  4. Numa tigela, misture o limão e o vinagre (em quantidade para que os filetes fiquem totalmente imersos) regue com essa mistura até ficarem bem cobertas, leve ao frigorífico por cerca de 3 horas, até que apresentem um tom claro e uniforme;
  5. Escorra bem da marinada e ponha-os então em azeite temperado com os restantes ingredientes e temperos, bem imersas, durante um mínimo de 2 dias antes do consumo, à temperatura ambiente.
Sirva como aperitivo, entrada ou prato. Se servir como prato, acompanhe com batata cozida, cebola crua e grelos cozidos, regado com o azeite da marinada. 


NOTAS:
  • Pode fazer com outros peixes como por exemplo: linguado, salmão, garoupa, pescada ou mesmo camarão. Se o fizer, o período de desidratação no sal é dispensável e passa logo à marinada que, neste caso, também leva sal. No caso do atum, bastam 60 minutos de sal e 4 horas de marinada.
  • Para um bom resultado a frescura do peixe é indispensável, não sendo aconselhável fazer com peixe congelado.


Sem comentários