Alentejo - Ermida que o Adro pertence a um Concelho e a Ermida a outro. Saiba onde
Situada a 270 metros de altitude, a ermida é também designada de Altar dos Céus porque, permite avistar seis ermidas do Alentejo e Algarve. Todos os anos, em Agosto, os agricultores fazem uma romaria à ermida para pedir um bom ano de colheitas.
Esta ermida é partilhada por duas localidades vizinhas: a ermida pertence ao concelho de Castro Verde e o adro está no concelho de Mértola.
NO ALENTEJO HÁ UMA ERMIDA QUE O ADRO PERTENCE A UM CONCELHO E A ERMIDA A OUTRO. SAIBA ONDE
A designação da Capela de Nossa Senhora de Aracelis provém da frase latina Ara Coelis, ou Altar dos Céus. Erguida no alto de uma colina visível a boa distância, no meio da planície, terá sido o centro de um importante percurso de devoção Mariana na região, em conjunto com as seis capelas vizinhas conhecidas como as suas "seis irmãs", e que se poderão avistar desta: a de Nossa Senhora dos Remédios de Alcaria, a da Cola em Ourique, a de Nossa Senhora do Castelo em Aljustrel, a de Nossa Senhora de Guadalupe em Serpa, a de Nossa Senhora da Saúde de Castro Marim, e a de Nossa Senhora da Piedade de Loulé.
A capela provavelmente foi construída durante o século XVI, tornando-se local de devoção e peregrinação, especialmente por ocasião da festa da padroeira, em Setembro. Este é um dos principais santuários marianos do Alentejo.
O cimo do monte é também um excelente local para fazer observação de aves, podendo ver-se Abetardas nos campos em redor ou rapinas, como a Água-imperial, a sobrevoar a paisagem.
COMO CHEGAR
A partir de Castro Verde, apanhar a EN 123 até ao entroncamento com o Salto. Virar para o Salto, seguir a estrada, passar pela lateral oeste da aldeia, o acesso à ermida faz-se por um entroncamento, à direita, cerca de 1.830 km à frente. Também é possível o acesso a partir da Corte Pequena.
Sem comentários