As nossas novidades

Destino: Terena - Santuário de Nossa Senhora da Boa Nova

Destino: Terena - Santuário de Nossa Senhora da Boa Nova - horadabuxa

A Capela da Boa Nova, também conhecido por Santuário de Nossa Senhora da Boa Nova, fica situado na freguesia de Terena, concelho de Alandroal, distrito de Évora.

DESTINO: TERENA - SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DA BOA NOVA


É uma igreja fortaleza, em estilo gótico, um dos poucos neste género no país e um dos mais importantes do Alentejo. Está classificado como Monumento Nacional desde 1910. Foi mandado construir no séc. XIV pela rainha D. Maria, esposa de Afonso XI de Castela e filha do rei português D. Afonso IV.

Destino: Terena - Santuário de Nossa Senhora da Boa Nova

A LENDA - SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DA BOA NOVA


Reza a lenda (Fermosíssima Maria) que D. Maria, Rainha de Castela, veio pedir a seu pai o Rei D. Afonso IV de Portugal que auxiliasse o seu marido, Afonso XI de Castela, na Batalha do Salado (contra os mouros) mas D. Afonso IV recusou dar auxilio exigindo que fosse o genro pessoalmente a pedir-lho (e não a sua filha que tão destratada e humilhada pelo marido havia sido). Afonso XI assim fez e D. Afonso IV enviou auxílio, notícia desta Real Decisão (a Boa Nova) chegou a D. Maria no local em que hoje se ergue este Santuário de Nossa Senhora da Boa Nova de Terena.

A ROMARIA - SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DA BOA NOVA


Embora já existam registos de uma romaria com o nome de Santa Maria de Terena no seculo XIII, consta que o culto pagão ao Deus Endovélico, já ali, era celebrado desde os tempos da idade do ferro.

Destino: Terena - Santuário de Nossa Senhora da Boa Nova

A romaria de Nossa Senhora da Boa Nova, é a mais antiga no Alentejo. Realiza-se no Domingo e Segunda-Feira de Pascoela, e está relacionada com as "Cantigas de Santa Maria" de Afonso X. Tem como pontos altos a procissão de velas do Domingo de Pascoela, quando a imagem da Virgem é conduzida para a Igreja Matriz de São Pedro de Terena, nela ocorrendo o chamado Encontro (entre as imagens de São Pedro, padroeiro da freguesia, e da Senhora da Boa Nova). O dia maior da festa é Segunda-Feira de Pascoela (feriado municipal no concelho de Alandroal), quando ocorre a Procissão solene de regresso ao Santuário, percorrendo as ruas do centro histórico de Terena.


A GASTRONOMIA


Paralelamente às festividades religiosas, ocorrem várias iniciativas de cariz pagão. Na zona envolvente do Santuário, há a tradição de realizar um grande piquenique, onde o prato mais consumido é o tradicional Borrego.



ALGUMAS RECEITAS (em actualização)



Sem comentários