Receita de Ensopado de Borrego – horadabuxa
Não há no Alentejo data especial de reunião de amigos e família, em que, o ensopado de borrego, não fizesse parte da ementa. Esta receita, é da região de Reguengos de Monsaraz. Receita de Ensopado de Borrego – horadabuxa.
Consta que o ensopado de borrego, tal como é ainda hoje confecionado, é o mesmo que existe e se fixou desde o séc. VIII - com a civilização Árabe que povoou durante muitos séculos a região Alentejo. É igualmente um prato com influência judaica e cristã: a carne de borrego confunde-se com a tradição pascal, símbolo da paciência, do sacrifício e da ressurreição.
O ensopado de borrego é sem dúvida um dos pratos mais tradicionais da gastronomia alentejana. Cozinhado em lume de chão, em panelas de barro ou ferro fundido, o ensopado de borrego sempre foi um prato festivo e, bastante importante na nossa gastronomia – Era com ele, que se obsequiava as visitas que se recebiam.
RECEITA DE ENSOPADO DE BORREGO - HORADABUXA
Existem inúmeras variações consoante a região. É talvez o prato mais característico e identificativo de uma herança familiar, pois, por norma, todas as famílias alentejanas têm a sua forma de o cozinhar e saborear. É um prato que conta uma história, um sentimento … uma herança!
Mas existindo enumeras receitas e forma de confecionar, esta receita de Reguengos de Monsaraz, é uma das melhores, pelo menos para nós horadabuxa.
TEMPO | DIFICULDADE | DOSES | CUSTO |
---|---|---|---|
02:00 | Baixa | 6 | Médio |
INGREDIENTES
- 1,2 kg de Costeletas e sela de borrego;
- 400gr de batatas;
- 2 Cebolas;
- 3 Dentes de alho;
- 2,5 litros de água;
- 3 Colheres de sopa de vinagre de vinho branco;
- 1 Colher de sopa de farinha de trigo;
- Banha de porco para fritar a carne;
- Azeite virgem;
- 1 Ramo de salsa e Hortelã;
- Pão de trigo alentejano (do dia anterior);
- Sal, pimenta preta, louro e Pimentão-doce.
PREPARAÇÃO
- Comece por cortar a carne em pedaços. Tempere com sal e pimenta. De seguida passe a carne por farinha e frite-a em banha de porco, até ficar bem lourinha;
- Numa panela de fundo grosso, leve em azeite a cebola, o alho picado, o louro, o ramo de salsa picada e deixe refogar. Adicione a carne que reservou e a água a ferver;
- Depois de voltar a levantar fervura, deixe cozer mais um pouco antes de colocar as batatas descascadas e cortadas aos quartos ou às rodelas;
- Tempere com sal, pimenta preta em grão, pimentão-doce e vinagre. Deixe cozer e sirva.
Modo de servir: Retire a carne e as batatas que deverão ir à mesa numa travessa. O caldo ainda a ferver serve-se numa terrina. Sobre uma cama de fatias de pão de trigo alentejano (do dia anterior) coloque a carne, as batatas e umas folhas de hortelã. Regue com o caldo e deguste.
NOTAS: Azeitonas, um bom vinho tinto alentejano são um excelente acompanhamento. Claro que, nunca nos poderá faltar uma boa salada de alface bem migada. Se o pão não for do dia anterior, poderá torrar antes de servir, no entanto, o seu sabor não ficará tão bom.
Se gostou desta receita, veja também
Horadabuxa. Este é um site de divulgação de receitas culinárias e gastronomia Mediterrânica em geral. Siga-nos e veja também as sugestões para Rotas & Destinos no Alentejo, bem como, lendas, história e tradições alentejanas.
Borrego – Alentejo – ensopado – ensopado de borrego – gastronomia alentejana – cozinha tradicional – cozinha tradicional portuguesa – receitas de Páscoa – Páscoa – cozinha do Alentejo – pratos alentejanos – reguengos de Monsaraz - cabrito
Sem comentários