Sopa de Cação à Moda do Alentejo: O Sabor Tradicional que Encanta Gerações

 

Sopa de Cação à Moda do Alentejo: O Sabor Tradicional que Encanta Gerações


Sopa de Cação à Moda do Alentejo: O Sabor Tradicional que Encanta Gerações


A Sopa de Cação à Moda do Alentejo é mais do que um simples prato tradicional — é uma verdadeira celebração da gastronomia alentejana. Com raízes profundas na identidade cultural do sul de Portugal, esta iguaria reconfortante representa o que de melhor tem a cozinha regional portuguesa: simplicidade, alma e sabor autêntico.

-pub-

O Alentejo é conhecido pelos seus campos dourados, pelas planícies tranquilas e por uma culinária rústica que exalta a essência da terra e do mar. Entre os pratos mais emblemáticos da região, a sopa de cação destaca-se como uma escolha obrigatória para quem procura comida típica do Alentejo. O seu paladar inconfundível, moldado por técnicas ancestrais e respeito pelos ingredientes locais, torna esta sopa num verdadeiro símbolo da comida caseira portuguesa.


Uma Receita com Raízes Profundas na Tradição da Cozinha Alentejana


Esta receita com história, transmitida de geração em geração, é sinónimo de conforto, memória e tradição. Cada colher traz consigo a alma do povo do sul de Portugal, marcada pela paciência no preparo, pela intensidade dos temperos e pelo orgulho em manter vivas as raízes da cozinha tradicional portuguesa. A Sopa de Cação não é apenas uma refeição: é uma experiência que liga passado e presente à mesa.

-pub-

Uma receita portuguesa tradicional que surpreende e envolve todos os sentidos, a Sopa de Cação à Moda do Alentejo é uma escolha incontornável. Uma verdadeira homenagem aos pratos reconfortantes da nossa terra, feita com alma, tradição e o sabor inconfundível da cozinha alentejana autêntica.


RECEITA DE SOPA DE CAÇÃO À MODA DO ALENTEJO


INGREDIENTES
(para 4 pessoas)
  • 4 Postas grandes de cação ou 8 pequenas;
  • 3 a 4 colheres de sopa de vinagre de vinho branco;
  • 3 Alhos;
  • 1 Ramo grande de coentros;
  • 1 Raminho de poejos verde se for no seu tempo;
  • 2 Folhas de louro;
  • 1 Colher de sopa de pimentão-doce (facultativo);
  • 5 ou 6 colheres de sopa de farinha de trigo;
  • 2 Litros de água a ferver;
  • 2 Copos de água fria;
  • Sal e Azeite a gosto;
  • Pão de trigo alentejano do dia anterior.
  

PREPARAÇÃO

Passo 1
Comece por temperar as postas de cação com um pouco de sal para que tome o gosto. Borrife com umas gotas de vinagre de vinho branco para retirar sabores indesejáveis do cação e, deixe marinar por 1 hora;

Passo 2
Na altura de cozinhar, num gral, mete os alhos descascados, sal, metade do molho de coentros picados e um raminho de poejos verdes se for no seu tempo e pise bem (é igual ao tradicional piso da açorda de alho alentejana);

Passo 3
Numa panela, coloque azeite até tapar bem o fundo (é necessário alguma gordura) e leve ao lume para aquecer um pouco. Adicione o louro e o piso que se fez no gral. Junte o pimentão-doce (facultativo) e envolver tudo muito bem. Introduza a farinha de trigo;

Passo 4
Envolva muito bem até que a farinha absorva todo o refogado - Retifique de farinha se necessário (a ideia é fazer uma massa consistente). Mexa sempre até a farinha cozer (2 ou 3 minutos);

-pub-

Passo 5
Adicione um a dois copos de água fria para parar a cozedura e mexa até dissolver tudo muito bem e a farinha ficar bem diluída. Acrescente mais água se necessário para ajudar a diluir (água fria). Meta a água necessária para depois em quantidade molhar as sopas de pão de trigo alentejano. Se desejar que o caldo fique mais grosso, retire um pouco de caldo e misture mais farinha;

Passo 6
Coloque as postas de cação e envolva (com cuidado). Deixar cozinhar por 10 minutos depois de levantar fervura (ou até o cação cozer). Meta o vinagre e envolva com cuidado para não desfazer o cação. Deixe cozinhar o vinagre por 1 minuto e desligue o lume. 


Retifique de sal e vinagre (fica bom com um sabor forte a vinagre), coloque os restantes coentros picados. Tape e deixe suar por 5 minutos antes de servir.


NOTAS: Estas sopas de cação são servidas de imediato, com o cação á parte numa travessa e, o caldo numa terrina. No prato e sobre pão de trigo alentejano, migado e do dia anterior, verta o caldo e coma com o cação. Acompanha com azeitonas e um bom vinho tinto alentejano.  


Receitas Relacionadas

5 Receitas de Sopas, Caldo ou “Açorda” de Beldroegas no meu Alentejo – horadabuxa
Receita de Sopa de Tomate à Moda do Alentejo – horadabuxa
Receita de Caspacho, Gaspacho ou Vinagrada à Alentejana - horadabuxa

Nota Final: A Sopa de Cação à Moda do Alentejo é apenas uma das muitas maravilhas que a nossa cozinha tradicional tem para oferecer. Se gostou desta viagem pelos sabores do sul, não deixe de espreitar outras receitas típicas portuguesas aqui no blog. Descubra pratos cheios de história, sabor e tradição — há sempre algo novo para experimentar e partilhar à mesa!


(1) Publicação atualizada no dia 05.07.2025 às 15:46

Sem comentários