Sopas de Tomate à Moda do Alentejo: Tradição, Sabor e Conforto à Mesa

 


Sopas de Tomate à Moda do Alentejo: Tradição, Sabor e Conforto à Mesa



A gastronomia alentejana é um verdadeiro tesouro da cozinha tradicional portuguesa, e poucas iguarias representam tão bem essa identidade como as tradicionais Sopas de Tomate à Moda do Alentejo. Este prato emblemático atravessa gerações, mantendo-se firme como símbolo de conforto, autenticidade e comida caseira portuguesa. Quem cresceu com memórias do interior do país sabe bem o valor de uma boa tigela fumegante na mesa.


Sopas de Tomate à Moda do Alentejo - Tradição, Sabor e Conforto à Mesa - Horadabuxa


Num mundo onde a culinária se reinventa constantemente, é reconfortante voltar às raízes e valorizar o que é simples, genuíno e cheio de carácter. As Sopas de Tomate alentejanas evocam tradição, partilha e aquele aconchego que só a gastronomia regional consegue transmitir. É uma viagem ao passado que continua a conquistar novos apreciadores da culinária do interior todos os dias.

-pub-

A cada colher, ressoa a herança do Alentejo: os campos dourados, o silêncio das planícies e a sabedoria das gentes que transformam o quotidiano em arte culinária. Não é apenas uma refeição, é uma experiência emocional que liga famílias, memórias e regiões. É Portugal no seu estado mais puro e saboroso, marcado por sabores alentejanos e uma forte cultura culinária portuguesa.


A Autenticidade da Gastronomia Tradicional Alentejana


Com a crescente procura por pratos regionais e comida típica alentejana, as Sopas de Tomate à Moda do Alentejo têm ganho destaque nas mesas de todo o país. A autenticidade deste clássico da tradição gastronómica faz aumentar o interesse, a partilha e o envolvimento de quem procura inspiração com personalidade na cozinha com história.

-pub-

Se aprecia sabores com alma, histórias com raízes e pratos que unem o passado ao presente, prepare-se para descobrir ou revisitar um clássico que continua a apaixonar gerações. A seguir, encontrará tudo o que precisa para celebrar este ícone da herança culinária portuguesa e levar para a sua mesa um pedaço da essência de Portugal através da gastronomia do sul.


RECEITA DE SOPA DE TOMATE À MODA DO ALENTEJO


Existem no Alentejo muitas variantes para esta receita de sopa de tomate. No entanto, esta receita é das mais utilizadas em todo o Alentejo.

Não queria deixar de fazer referência a uma variante também ela muito utilizada em que se frita linguiça e toucinho e se aproveita o pingo desse resultado para a confecionar. Nessa variante não é utilizada a batata nem o bacalhau, somente o caldo, os ovos e o pão migado.


INGREDIENTES
(para 4 pessoas)
  • 1 Cebola;
  • 2 Dentes de alho;
  • 1 Folha de louro;
  • 250 gr de tomate;
  • 1 L de Água;
  • 0,5 Kg de batatas;
  • ½ Pimento verde;
  • 1 Ramo de orégãos secos (facultativo);
  • 4 Postas de bacalhau fino;
  • 4 Ovos inteiros;
  • Azeite e Sal a gosto.


PREPARAÇÃO

Passo 1
Numa panela, comece por fazer um refogado com o azeite (coloque azeite até tapar o fundo), a cebola picada, o alho laminado e a folha de louro;

Passo 2
Quando a cebola estiver loura, junta-se-lhe o tomate limpo de peles e pevides, o pimento cortado em tiras finas e um litro de água. Tempere de sal a gosto mas não esquecendo o sal que o bacalhau possa ter;

Passo 3 
Quando começar a ferver adicione o bacalhau, as batatas cortadas em rodelas e deixa-se cozinhar;

-pub-

Passo 4
Quando as batatas estiverem cozidas, adicione os ovos inteiros para escalfarem, tape a panela e deixe repousar fora do lume por 15 minutos antes de servir. Pode também bater um ovo e incorporar no caldo antes de colocar os ovos para escalfar, isso para engrossar um pouco o caldo e se for a sua opção.

Sirva com sopas de pão de trigo alentejano migado (fatiado) e de preferência duro, ou no mínimo do dia anterior. Acompanhe com azeitonas e se for o seu gosto, poderá também acompanhar com linguiça frita. No seu tempo e época, acompanhe também com uvas e figos. 


NOTAS: Se for a sua opção utilizar orégãos para aromatizar a sopa, deverá introduzir o raminho de orégãos depois de colocar os ovos a escalfar. Os orégãos terão que ser mesmo em rama e não em folha, para que depois se consigam retirar e não se misturem e se espalhem na sopa.


Receitas Relacionadas

Receita-de-Guisado-de-Feijão-Verde-à-Moda-do-Alentejo-horadabuxa
Receita-de-Sopa-de-Alface-à-Alentejana-horadabuxa
Receita-de-Sopa-de-Batata-à-moda-de-Elvas-e-Campo-Maior-horadabuxa

Nota Final: Esperamos que esta viagem pelos sabores do Alentejo tenha inspirado a sua cozinha! Não pare por aqui: descubra outras receitas tradicionais portuguesas, pratos típicos de cada região e dicas de comida caseira portuguesa que vão tornar cada refeição uma experiência única. Explore o nosso blog e deixe-se contagiar pelos sabores de Portugal!

(1) Publicação atualizada no dia 03.05.2024 às 13:51
(2) Publicação atualizada no dia 02.10.2025 às 12:24

Sem comentários