As nossas novidades

Receita de Bacalhau à “Pisco” - horadabuxa

 

Receita de Bacalhau à “Pisco” - horadabuxa


Receita de Bacalhau à “Pisco” - horadabuxa

Bacalhau à “Pisco”


O bacalhau desempenha um papel de destaque na gastronomia portuguesa. Originário das águas frias do Atlântico Norte, o bacalhau conquistou os paladares portugueses há séculos, tornando-se um elemento fundamental em diversas receitas que atravessaram gerações.

A importância do bacalhau na culinária portuguesa vai além do seu sabor único e da versatilidade na preparação de diversas receitas. A sua presença está ligada à cultura Portuguesa. 

Nós portugueses somos “perdidos” por este magnifico peixe. Esta receita de bacalhau é da autoria de uma tia minha. Não conheço esta receita em outro lado. Resolvi por isso chamar-lhe: receita de bacalhau à Pisco, em sua homenagem.


RECEITA DE BACALHAU À "PISCO"


TEMPO DIFICULDADE DOSES CUSTO
00:15 Baixa 2 Baixo

INGREDIENTES
  • 1 Posta de bacalhau;
  • 1 Cebola grande;
  • 2 Batatas;
  • 4 Dentes de alho;
  • 2 Ovos;
  • Água q.b.;
  • Pão ralado, sal e azeite q.b.
-pub-


PREPARAÇÃO

Num tacho, preparar uma cama com a cebola e as batatas cortadas às rodelas. Picar 2 dentes de alho e juntar o bacalhau desfiado grosseiramente;

Colocar mais uma camada de cebola, alho e batata;

Temperar de sal, regar com azeite e terminar com a água (a quantidade de água é até começar a surgir e antes de cobrir o preparado - não se quer seco, mas também não se quer com caldo);

Levar ao lume o tacho tapado, sem mexer, até a camada de cima de batatas cozer;

Bater e adicionar os ovos e, polvilhar com pão ralado;

Sirva acabado de fazer e acompanhado de salada de agrião e rabanete. Um bom vinho branco fresco, também vai muito bem.


NOTAS:  
Não prepare este prato para mais de 4 pessoas. O segredo está na utilização da quantidade de água utilizada e do tacho que deve ser pequeno. O ideal, é mesmo preparar para 2 ou 3 pessoas. Se necessitar fazer para mais, utilize mais tachos.


Receitas Relacionadas

Receita de Bacalhau à “Pisco” - horadabuxa
Receita de Bacalhau à “Pisco” - horadabuxa
Receita de Bacalhau à “Pisco” - horadabuxa
Horadabuxa é site de divulgação de receitas culinárias da gastronomia alentejana e gastronomia Mediterrânica em geral. Somos uma equipa jovem, motivada e decidida. O Alentejo é a nossa "terra". A preservação da verdadeira gastronomia Mediterrânica e a divulgação do nosso Alentejo é o nosso objetivo. Investigar e divulgar: O nosso lema e Missão!

-pub-

Sem comentários