As nossas novidades

Bacalhau à Lagareiro Receita Origem e História - horadabuxa

 

O bacalhau à Lagareiro é um prato tipicamente português. Os ingredientes Reis são o Bacalhau e o Azeite. O horadabuxa conta-lhe a receita, história e origem.

O bacalhau à Lagareiro é um prato e uma receita tipicamente portuguesa. Existem pelo menos duas teses e duas regiões quanto à sua origem, no entanto, sem certezas.

Certo que as duas regiões têm uma coisa em comum: O lagareiro – homem que trabalha no lagar de azeite ou na adega do vinho.


Bacalhau à Lagareiro Receita Origem e História - horadabuxa
Bacalhau à Lagareiro Receita Origem e História - horadabuxa


Bacalhau à Lagareiro Receita Origem e História - horadabuxa


TEMPO DIFICULDADE DOSES CUSTO
00:50 Baixa 4 Médio


INGREDIENTES

PREPARAÇÃO
  1. Pré aqueça o forno a 200ºC;
  2. Porque o tempo de cozedura das batatas não é igual ao do bacalhau, comece por escaldar as batatas durante 5 minutos em água e sal, em lume forte;
  3. Numa travessa ou mesmo na assadeira onde irá cozer, coloque as postas de bacalhau demolhado, junte-lhes os alhos picados e o azeite. Com as mãos, envolva bem, pois é necessário que as postas de bacalhau fiquem com um tom amarelado do azeite e bem untadas;  
  4. Numa assadeira, distribua as postas de bacalhau com a pele virada para cima, desta forma, irão tostar melhor. Regue com metade do azeite e o alho;
  5. Retire as batatas da água, dê-lhe um muro com força suficiente para a pele abrir e junte-as à assadeira com o bacalhau. Regue tudo com o restante azeite que reservou;
  6. Tempere de sal se achar que é necessário, mas não esqueça o sal que o bacalhau poderá ter. Leve ao forno pré aquecido a 200ºC aproximadamente 30 minutos. Vá regando com uma colher o preparado com o molho de azeite;
  7. Passados esses 30 minutos, adicione por cima do bacalhau, a cebola cortada em meias luas. Regue com o azeite da assadura, reduza a temperatura para 180ºC e deixe cozer por mais 15 minutos, regando mais algumas vezes para não desidratar tanto o bacalhau como as batatas e a cebola.


NOTAS:
  • Para cada quilo de bacalhau uma chávena cheia (2,5 decilitros);
  • Pode não dar o “murro” nas batatas antes de colocar na assadeira e, faze-lo, assim que retirar do forno;
  • Pode também assar as batatas numa assadeira à parte;
  • Se for o seu gosto, pode finalizar polvilhando tudo com salsa, muito bem picada finamente.   


Bacalhau à Lagareiro, Origem e História


O bacalhau à Lagareiro é um prato e uma receita tipicamente portuguesa. Existem pelo menos duas teses e duas regiões quanto à sua origem, no entanto, sem certezas.

Certo que as duas regiões têm uma coisa em comum: O lagareiro – homem que trabalha no lagar de azeite ou na adega do vinho.

Existem gastrónomos que defendem que a origem e história do bacalhau à lagareiro, está na região da Beira Interior, Beira Baixa e Beira Alta. Afinal, o bacalhau à lagareiro não é mais do que bacalhau assado mas com azeite abundante e cebola. 

A região da Beira Interior é rica em olivais e lagares de azeite. Não será de descartar a possibilidade de no seu inicio ter sido feito com o aproveitamento do azeite novo e do calor das caldeiras dos lagares.

Os lagareiros cozinhavam em caldeiras nos locais de trabalho e o povo batizou este bacalhau como Bacalhau à Lagareiro.     


Tradicional loja de venda de bacalhau em Portugal
Tradicional loja de venda de bacalhau em Portugal

Existe no entanto outra tese que é a sua origem estar na região do Minho. Também ela não é de todo descabida.

É do nosso conhecimento a tradição do bacalhau na região do Minho. No entanto, a origem e história é um pouco diferente da tese anterior.

Sabemos que o olival e a produção do azeite na região do Minho, devido á sua elevada humidade, nunca foi um forte. 

Mas o Minho, sempre foi uma região vinícola, a região onde se produz o excelente Vinho Verde.

Então há quem defenda que a história e origem do Bacalhau à Lagareiro está no Minho, pelo facto de ser um prato muito solicitado e consumido pelos lagareiros das adegas do vinho verde, que diziam: Umas batatas, muito azeite novo e uma posta de bacalhau.       

Seja como for e qual for a região da sua origem, a história do bacalhau à lagareiro estará, com toda a certeza, relacionada com a profissão de lagareiro.


2 comentários:

  1. Anónimo21/7/23

    Até pode estar proximo da realidade no que toca a história mas no que toca a receita, valha-nos Deus. nos lagares (de azeite ou de vinho) não existiam fornos e tanto o bacalhau como as batatas, eram assados directamente sobre as brasas que serviam para as caldeiras, a cebola era assada como as batatas ou era servida crua sobre a receita e cortada as rodelas ou meias luas. não inventem o que outros ja inventaram ha muito tempo e sobretudo, respeitem os lagareiros que não eram nem de longe nem de perto profissionais da culinária.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por norma não respondo a comentários anónimos, nem respondo nem os faço, mas cada um saberá de si. Neste caso resolvi responder, aqui vai: Em que momento se fala de fogão ou forno? Somente se faz referencia à caldeira ... quanto ao resto, nem comento. Mas deixo um conselho: Seria bom saber ler antes de comentar, mas sou eu a dizer que não percebo nada disso ...

      Eliminar