Bacalhau à Lagareiro – Receita, Origem e História deste Nosso Extraordinário Prato
Bacalhau à Lagareiro – Receita, Origem e História deste Nosso Extraordinário Prato
O bacalhau à Lagareiro é um prato e uma receita tipicamente portuguesa. Existem pelo menos duas teses e duas regiões quanto à sua origem, no entanto, sem certezas. Certo que as duas regiões têm uma coisa em comum: O lagareiro – homem que trabalha no lagar de azeite ou na adega do vinho.
Existem gastrónomos que defendem que a origem e história do bacalhau à lagareiro, está na região da Beira Interior, Beira Baixa e Beira Alta. Afinal, o bacalhau à lagareiro não é mais do que bacalhau assado mas com azeite abundante e cebola.
-pub-
A região da Beira Interior é rica em olivais e lagares de azeite. Não será de descartar a possibilidade de no seu início ter sido feito com o aproveitamento do azeite novo e do calor das caldeiras dos lagares. Os lagareiros cozinhavam em caldeiras nos locais de trabalho e o povo batizou este bacalhau como Bacalhau à Lagareiro.
Estarão as Beiras ou o Minho na Origem do Nosso Bacalhau à Lagareiro
Existe no entanto outra tese que é a sua origem estar na região do Minho. Também ela não é de todo descabida. É do nosso conhecimento a tradição do bacalhau na região do Minho. No entanto, a origem e história é um pouco diferente da tese anterior. Sabemos que o olival e a produção do azeite na região do Minho, devido á sua elevada humidade nunca foi um forte.
-pub-
Mas o Minho, sempre foi uma região vinícola, a região onde se produz o excelente Vinho Verde. Então há quem defenda que a história e origem do Bacalhau à Lagareiro está no Minho, pelo facto de ser um prato muito solicitado e consumido pelos lagareiros das adegas do vinho verde, que diziam: Umas batatas, muito azeite novo e uma posta de bacalhau.
Seja como for e qual for a região da sua origem, a história do bacalhau à lagareiro estará, com toda a certeza, relacionada com a profissão de lagareiro.
RECEITA DE BACALHAU À LAGAREIRO
INGREDIENTES
(para 4 pessoas)
- 4 Postas (aprox. 250 gr cada) de bacalhau demolhado;
- Batatas novas q.b.;
- 8 Dentes de alho;
- Azeite - Para cada kg de bacalhau 2,5 dl;
- 2 Cebolas;
- Sal a gosto;
- Salsa (facultativo).
PREPARAÇÃO
Pré aqueça o forno a 200ºC;
Passo 1
Porque o tempo de cozedura das batatas não é igual ao do bacalhau, comece por escaldar as batatas durante 5 minutos em água e sal, em lume forte;
Passo 2
Numa travessa ou mesmo na assadeira onde irá cozer, coloque as postas de bacalhau demolhado, junte-lhes os alhos picados e o azeite. Com as mãos, envolva bem, pois é necessário que as postas de bacalhau fiquem com um tom amarelado do azeite e bem untadas;
Passo 3
Numa assadeira, distribua as postas de bacalhau com a pele virada para cima, desta forma, irão tostar melhor. Regue com metade do azeite e o alho;
-pub-
Passo 4
Retire as batatas da água, dê-lhe um muro com força suficiente para a pele abrir e junte-as à assadeira com o bacalhau. Regue tudo com o restante azeite que reservou. Tempere de sal se achar que é necessário, mas não esqueça o sal que o bacalhau poderá ter. Leve ao forno pré aquecido a 200ºC aproximadamente 30 minutos. Vá regando com uma colher o preparado com o molho de azeite;
Passo 5
Passados esses 30 minutos, adicione por cima do bacalhau, a cebola cortada em meias luas. Regue com o azeite da assadura, reduza a temperatura para 180ºC e deixe cozer por mais 15 minutos, regando mais algumas vezes para não desidratar tanto o bacalhau como as batatas e a cebola.
NOTAS: Para cada quilo de bacalhau uma chávena cheia de azeite (2,5 decilitros); Pode não dar o “murro” nas batatas antes de colocar na assadeira e faze-lo assim que retirar do forno; Pode também assar as batatas numa assadeira à parte; Se for o seu gosto, pode finalizar polvilhando tudo com salsa, muito bem picada finamente.
Receitas Relacionadas
Nota Final: Se gostou desta viagem pela história e receita no nosso tradicional bacalhau à Lagareiro, não fique por aqui. No blog encontrará muitas outras histórias e receitas da nossa tradicional gastronomia. Explore e deixe-se levar pelos nossos sabores e aromas.
(1) Publicação atualizada no dia 28.04.2024 às 18:12
(2) Publicação atualizada no dia 07.01.2026 às 15:54




Até pode estar proximo da realidade no que toca a história mas no que toca a receita, valha-nos Deus. nos lagares (de azeite ou de vinho) não existiam fornos e tanto o bacalhau como as batatas, eram assados directamente sobre as brasas que serviam para as caldeiras, a cebola era assada como as batatas ou era servida crua sobre a receita e cortada as rodelas ou meias luas. não inventem o que outros ja inventaram ha muito tempo e sobretudo, respeitem os lagareiros que não eram nem de longe nem de perto profissionais da culinária.
ResponderEliminarPor norma não respondo a comentários anónimos, nem respondo nem os faço, mas cada um saberá de si. Neste caso resolvi responder, aqui vai: Em que momento se fala de fogão ou forno? Somente se faz referencia à caldeira ... quanto ao resto, nem comento. Mas deixo um conselho: Seria bom saber ler antes de comentar, mas sou eu a dizer que não percebo nada disso ...
Eliminar