As nossas novidades

Destino: Évora – Convento de Santa Clara

Destino: Évora – Convento de Santa Clara

O Convento de Santa Clara em Évora, é um convento franciscano feminino. Data de meados do século XV, mais precisamente da década de 50, quando a comunidade se instalou nos antigos Paços dos Falcões.


DESTINO: ÉVORA – CONVENTO DE SANTA CLARA


Ao longo dos séculos, o convento foi alvo de sucessivas reformas e atualizações estéticas. Da época filipina conservam-se ainda importantes vestígios de pintura a fresco. O teto da nave, revestido com pintura mural com a figura da Virgem da Conceição ao centro, data de inícios do século XVIII. Igualmente barroco é o retábulo-mor, obra do reinado de D. João V.

Definitivamente extinto em 1903, por morte da última freira, foi convertido e ocupado por várias unidades militares até 1936, data em que parte do convento ruiu. Restaurado e reconstruído pela DGEMN, passou em 1951 para as mãos do Ministério da Educação, que aqui sediou a Escola Comercial e Industrial de Évora. Atualmente continua a ser uma escola.

DOÇARIA CONVENTUAL


Do seu enorme e importante espólio documental, ressalta as receitas de doces conventuais, maioritariamente à base de gemas de ovos. Uma boa parte da doçaria conventual alentejana, foi aqui, no Convento de Santa Clara, que teve o seu início. 

Ao que se sabe, as claras de ovos eram utilizadas na confeção das hóstias e para a manutenção do aprumo do vestuário das religiosas. E o que fazer das gemas? A resposta estende-se por uma quantidade saborosa de receitas de doces que se mantêm fiéis à simplicidade dos ingredientes.

Também aqui no Convento de Santa Clara, é onde tem inicio, os papéis recortados e picotados. 
Um adorno decorativo de rara beleza, que ainda hoje, são utilizados mundialmente. Um património gastronómico que nós em Portugal teimamos a não valorizar, infelizmente. 

Alguns doces da doçaria conventual alentejana, mais tarde foram melhorados em outros conventos. No entanto, a base da sua receita, às freiras Franciscanas do Convento de Santa Clara de Évora se devem.



ALGUMAS RECEITAS COM ORIGEM NO CONVENTO DE SANTA CLARA (em atualização)


Toucinho-do-céu
Fidalgos de Évora
Broas de Milho de Santa Clara
Barriguinhas de Freiras
Alfitetes de Santa Clara
Queijinho do Céu
Pastelinhos de Nata – provavelmente a origem do nosso tradicional Pastel de Nata 
Fatias de Santa Clara
Manjar Celeste
Pão de Rala
Bolo do Paraíso


Se gostou, veja também






Convento de Santa Clara - Évora - Visitar Évora - Visitar Alentejo - Turismo religioso - Turismo gastronómico - Turismo no Alentejo - Alentejo turismo - Doces Conventuais - Doçaria Conventual Portuguesa - Doçaria Conventual Alentejana - Receitas de Ovos - Rotas Alentejanas - Conventos - Doces


Sem comentários