As nossas novidades

Receita da Encharcada de Évora ou Encharcada do Convento de Santa Clara – horadabuxa


Receita da Encharcada de Évora ou Encharcada do Convento de Santa Clara – horadabuxa 


Receita da Encharcada de Évora ou Encharcada do Convento de Santa Clara – horadabuxa
Receita da Encharcada de Évora ou Encharcada do Convento de Santa Clara – horadabuxa

Receita da encharcada de Évora ou encharcada do convento de Santa Clara é um clássico da doçaria alentejana e portuguesa. Foi num convento que tudo começou. O conventual nem sempre é sinónimo de complexo. 


É o exemplo desta soberba sobremesa alentejana – Receita da Encharcada de Évora ou Encharcada do Convento de Santa Clara. Receita originária do Convento de Santa Clara em Évora que faz parte da doçaria conventual portuguesa e alentejana.

-pub-

Com a chegada do açúcar no do sec. XV/XVI, nos conventos, foram sendo criadas e desenvolvidas receitas de doces. Também por curiosidade, nessa altura, as claras dos ovos eram usadas como elemento purificador na produção de vinho branco e para engomar roupas elegantes de homens ricos por toda a Europa Ocidental. 

A quantidade excedentária de gemas, eram inicialmente dada a animais como alimento. Para não serem desperdiçadas, as freiras e frades foram criando ou recriando doces ricos em açúcar, gemas e frutos.


RECEITA DA ENCHARCADA DE ÉVORA OU ENCHARCADA DO CONVENTO DE SANTA CLARA


TEMPO DIFICULDADE DOSES CUSTO
00:45 Média 12 Médio

INGREDIENTES
  • 1 Kg de açúcar;
  • Sumo de meio limão;
  • 10 Ovos inteiros;
  • 35 Gemas de ovo;
  • ½ Litro de água;
  • 2 Paus de canela;
  • Canela em pó a gosto. 
-pub-

PREPARAÇÃO

Passo 1
Coloque um passador grande dentro de uma tigela. Disponha os ovos inteiros e as gemas dentro do passador e pressione-as com a ajuda de uma colher (sem mexer muito), fazendo-os passar pela rede do passador, para eliminar as peliculas das gemas. Reserve;

Passo 2
Num tacho de fundo grosso, coloque o açúcar, a água, o sumo de limão e os paus de canela. Leve a lume forte mas sem mexer o açúcar, até atingir o ponto de pérola forte (ponto entre o pérola e o ponto de fio) – muito importante o ponto da calda;

Passo 3
Retire os paus de canela e de forma lenta e aos poucos (mexendo sempre), adicione as gemas, em fio e mexendo sempre. Deixe cozer os ovos mas não muito;

-pub-

Passo 4
Retire do lume, coloque num prato cerâmico e leve ao forno pré aquecido a 200 graus para dourar (não deixe secar muito, é só até dourar um pouco a superfície) - Em alternativa, deixe arrefecer e poderá queimar a superfície com um ferro ou maçarico.

Polvilhe com canela em pó e decore com paus de canela. Sirva.


Receitas Relacionadas

Receita-de-Manjar-Branco-de-Portalegre-Doce-Conventual-horadabuxa
Receita-original-do-Sericaia-e-um-pouco-da-sua-História-horadabuxa
Receita-de-Azevias-de Grão-de-bico-horadabuxa
Horadabuxa é site de divulgação de receitas culinárias da gastronomia alentejana e gastronomia Mediterrânica em geral. Somos uma equipa jovem, motivada e decidida. O Alentejo é a nossa "terra". A preservação da verdadeira gastronomia Mediterrânica e a divulgação do nosso Alentejo é o nosso objetivo. Investigar e divulgar: O nosso lema e Missão!

(1) Publicação atualizada no dia 29.04.2024 às 23:25

Sem comentários