Destino: Camarinhas no Litoral Alentejano - horadabuxa
Destino: Camarinhas no Litoral Alentejano - horadabuxa
Destino: Camarinhas no Litoral Alentejano
Camarinha é o pequeno fruto de cor branca quando está maduro, de um pequeno arbusto, a Cabarneira, que é relativamente abundante em algumas zonas dunares e de pinhal, próximas do mar.
Diz a lenda que são lágrimas da rainha Santa Isabel, que chorando atravessou o pinhal. Provavelmente já passaram por elas em alguma duna, perto de pinheiros e junto ao mar.
As camarinhas distribuem-se um pouco por toda a orla costeira na península ibérica. Em Portugal a zona de Leiria, costa alentejana e parte do algarve é onde se encontram com alguma frequência, embora seja uma planta em vias de extinção.
-pub-
Só se encontram mesmo junto ao mar, se vamos mais para o interior já não existe. E entre as suas características está a teimosia em se permanecerem selvagens!
Nascem e frutificam só onde lhes apetece, sendo impossível semear ou transplantar, embora já se tenha feito algum progresso.
As flores surgem de Março a Junho, masculinas e femininas em plantas separadas, mas são tão pequenas que passam quase despercebidas, sendo a sua polinização assegurada pelo vento. Só as plantas fêmeas dão fruto.
De sabor fresco, doce e acídulo, a humilde camarinha presta-se a ser comida assim tal qual existe na natureza (um verdadeiro prazer) ou como uma magnífica geleia agridoce e, ainda é possível acompanhar carnes assadas por exemplo.
ALGUMAS RECEITAS DE CAMARINHAS
Horadabuxa é site de divulgação de receitas culinárias da gastronomia alentejana e gastronomia Mediterrânica em geral. Somos uma equipa jovem, motivada e decidida. O Alentejo é a nossa "terra". A preservação da verdadeira gastronomia Mediterrânica e a divulgação do nosso Alentejo é o nosso objetivo. Investigar e divulgar: O nosso lema e Missão!
-pub-
Sem comentários