Camarinhas e a sua geleia extraordinária (receita) – horadabuxa
Camarinhas e a sua geleia extraordinária (receita) – horadabuxa
Camarinhas e a sua geleia extraordinária
Diz a lenda que são lágrimas da rainha Santa Isabel, que chorando atravessou o pinhal. Provavelmente já passaram por elas em alguma duna, perto de pinheiros e junto ao mar.
-pub-
As camarinhas distribuem-se um pouco por toda a orla costeira na península ibérica. Em Portugal a zona de Leiria, costa alentejana e parte do Algarve é onde se encontram com alguma frequência, embora seja uma planta em vias de extinção.
RECEITA DE GELEIA DE CAMARINHAS
Passo 1
Levar ao lume as camarinhas cobertas com água, cozer em lume brando uns 30 minutos. As bagas brancas tornam-se translúcidas, depois ficam rosadas e por fim rebentam libertando polpa e as sementes escuras;
Passo 2
Passar por um passador de rede, ajudando com uma colher para retirar as sementes e aproveitar bem a polpa;
-pub-
Passo 3
Pesar o líquido obtido e adicionar 2/3 do peso em açúcar e uma casca de limão cortada bem fininha;
Passo 4
Levar novamente ao lume com o açúcar e deixar ferver em lume brando até obter um ponto estrada.
Guardar em frascos esterilizados.
-pub-
NOTAS: Tal como todas as geleias, esta pode ser aromatizada de muitas formas diferentes: com casca de laranja, lima, tangerina, com sumo de limão, com gengibre, sálvia, anis, canela, noz-moscada, pimenta, etc. Sempre misturadas no momento de adicionar o açúcar.
Receitas Relacionadas
Horadabuxa é site de divulgação de receitas culinárias da gastronomia alentejana e gastronomia Mediterrânica em geral. Somos uma equipa jovem, motivada e decidida. O Alentejo é a nossa "terra". A preservação da verdadeira gastronomia Mediterrânica e a divulgação do nosso Alentejo é o nosso objetivo. Investigar e divulgar: O nosso lema e Missão!
(1) Publicação atualizada no dia 01.11.2024 às 18:06
Sem comentários