Licor de Camarinhas: O Sabor Raro e Selvagem da Costa Atlântica

 


Licor de Camarinhas: O Sabor Raro e Selvagem da Costa Atlântica



Se é apaixonado por sabores autênticos, tradição portuguesa e experiências gastronómicas verdadeiramente únicas, então vai adorar descobrir o universo encantado do licor de camarinhas artesanal. Esta bebida rara, feita a partir de fruta selvagem autóctone da costa atlântica, conquista os paladares mais exigentes e destaca-se d entre os licores tradicionais portugueses.


Licor de Camarinhas: O Sabor Raro e Selvagem da Costa Atlântica


O licor artesanal de camarinhas não é apenas uma bebida — é uma viagem sensorial, uma celebração da identidade local e do património gastronómico português. Produzido segundo métodos ancestrais, passados de geração em geração, este licor caseiro de frutas possui um aroma envolvente, uma cor vibrante e um sabor absolutamente inconfundível.

-pub-

Perfeito como bebida artesanal para oferecer, o licor de camarinhas é frequentemente escolhido como presente gourmet, lembrança típica ou simplesmente para saborear num momento de relaxamento. A sua complexidade aromática torna-o ideal como digestivo após uma refeição, elevando qualquer experiência gastronómica com um toque de tradição.


Licor de Camarinhas: Licor Centenário e Artesanal Português


Esta receita de licor de camarinhas, como muitos outros licores, tem o seu tempo de preparação e de maceração. É um licor que demora no mínimo 1 ano a fazer, mas a espera, é recompensada.

-pub-
 
O licor de camarinhas está ligado aos mais tradicionais licores e bebidas portuguesas. Sempre foi produzido artesanalmente e em pequena escala e quantidades. Um licor do povo e para o povo que liga a nossa tradição à natureza.


RECEITA DE LICOR DE CAMARINHAS


INGREDIENTES
  • Camarinhas frescas acabadas de apanhar;
  • Aguardente de excelente qualidade;
  • 400 ou 500 gr de açúcar mascavado por cada litro de aguardente (conforme o gosto);
  • Água q.b.


PREPARAÇÃO

Passo 1
Numa garrafa coloque as camarinhas quase até encher e adicione uma aguardente de boa qualidade. Tape bem com uma rolha de cortiça e, em local protegido da luz solar, guarde as garrafas de pé durante um ano;

Passo 2
No ano seguinte, com um passador, separe as camarinhas da aguardente. Reserve a aguardente. Esmague as camarinhas o melhor que conseguir. Com a ajuda de um passador fino ou de um pano crú, coe muito bem para retirar as sementes e a pele. Misture o sumo obtido com a aguardente e reserve;

Passo 3
Num tacho de fundo grosso coloque o açúcar mascavado e água (somente a quantidade suficiente para cobrir o açúcar). Leve a lume brando, mexendo sempre, até atingir o ponto de pérola;

Passo 4
Desligue o lume, adicione a mistura de aguardente que reservou e envolva bem. Deixe arrefecer;

-pub-

Passo 5
Depois de estar frio, volte a levar a lume brando e, assim que surgirem os primeiros sinais de fervedura, desligue;


Quando voltar a arrefecer, engarrafe e deguste este néctar dos deuses, mas com moderação.


NOTAS: Ao servir o licor e no próprio copo, experimente adicional uma gota de limão. O seu saber e acidez irá dar uma ligação perfeita ao licor.


Receitas Relacionadas

Geleia de Camarinhas - O Tesouro Silvestre e Raro da Costa Atlântica
Tarte de Camarinhas e Amoras - Um Tesouro Selvagem à Mesa
Destinos - Camarinhas, o Fruto das Dunas do Litoral Alentejano

Nota Final: Se gostou de descobrir o sabor único do licor de camarinhas, não deixe de explorar outras receitas tradicionais e especiais que temos para si aqui no blog. Aventure-se pelos sabores autênticos de Portugal e encontre a inspiração perfeita para as suas próximas criações gastronómicas!


(1) Publicação atualizada no dia 30.07.2025 às 14:35

Sem comentários