As nossas novidades

Receita de Papas de Farinha de Trigo à Alentejana – horadabuxa

 

Receita de Papas de Farinha de Trigo à Alentejana – horadabuxa
Receita de Papas de Farinha de Trigo à Alentejana – horadabuxa

Os tempos eram outros. Não havia “docinhos” como hoje. Era tradição, as avós e mesmo as bisavós, mimarem os seus netos, com umas papas de farinha de trigo. Certo que no meu caso, o meu avô materno, comia mais que os netos. Veja a receita tradicional de papas de farinha de trigo à alentejana que o horadabuxa selecionou. 


RECEITA DE PAPAS DE FARINHA DE TRIGO À ALENTEJANA – HORADABUXA


TEMPO DIFICULDADE DOSES CUSTO
00:20 Baixa 1 Baixo

INGREDIENTES


PREPARAÇÃO
  1. Num tacho, colocar o azeite. Adicionar as cascas de limão e o pau de canela. Leve ao lume para aquecer o azeite;
  2. Quando o azeite tiver quente, retire e adicione a chávena de água morna e uma pitada de sal. De seguida adicione a farinha aos poucos – por camadas (se meter toda de uma vez irá ter dificuldade para a diluir) e leve a lume brando de novo. Mexa sempre até começar a borbulhar;
  3. Vá acrescentando farinha até ficar com a textura desejada (10 a 15 minutos sempre a mexer), sendo que não se quer muito sólida; Quando estiverem no ponto, verta para um prato fundo grande ou travessa e polvilhe com mel ou açúcar amarelo conforme a opção e gosto;
  4. Termine polvilhando com canela em pó. Poderá se assim o entender e como era hábito e tradição no Alentejo, cortar a fatia de pão frito em pequenos cubos e, coloque por cima.
Deixe arrefecer um pouco e deguste. Com toda a certeza, depressa o prato ficará vazio e, com vontade de repetir.


NOTAS: Poderá se assim entender, adicionar o açúcar depois da farinha. Se assim fizer, é só no fim, polvilhar com canela a gosto.


Sem comentários