“Gustum de Pane” provavelmente a origem da Açorda de Alho Alentejana
“Gustum de Pane” provavelmente a origem da Açorda de Alho Alentejana
Gustum de Pane o prato que deu origem à Açorda de Alho Alentejana |
Muito se fala e diz que a Açorda de Alho Alentejana tem a sua origem Árabe no tempo do Al-Andaluz. Na verdade não é bem assim. A sua origem deverá estar num típico prato romano chamado “Gustun de Pane”.
O "Gustum de Pane" era um prato romano muito simples e básico, mas que deixou um grande impacto na culinária e na gastronomia alentejana.
“GUSTUM DE PANE” O PROVAVELMENTE A ORIGEM DA AÇORDA DE ALHO ALENTEJANA
O “Gustum de Pane” consistia em fatias de pão embebidas em caldo de carne ou peixe e às vezes embebido em vinho. O prato era temperado com ervas aromáticas e especiarias.
No Alentejo, com a chegada dos Árabes no séc. VIII, a receita de "Gustum de Pane" evoluiu e pode ser considerada a receita que está na origem da nossa conhecida Açorda de Alho Alentejana. A açorda de Alho Alentejana, é feita com pão duro embebido em caldo e temperada com azeite, alho, coentros e ou outros temperos.
Embora a receita do "Gustum de Pane" seja simples, reflete a simplicidade da cozinha romana e a importância de utilizar ingredientes locais e disponíveis.
O pão era um alimento básico na dieta romana e, a ideia de aproveitar o pão duro para fazer uma sopa ou um prato de pão embebido num caldo era uma forma de evitar o desperdício e as sobras.
Açorda de Alho Alentejana um testemunho da herança romana em Portugal
Hoje em dia, a Açorda de Alho Alentejana, também conhecida por Açorda Alentejana, é o prato mais popular e conhecido da gastronomia alentejana, que representa a simplicidade e a autenticidade da cultura gastronómica alentejana. Açorda de Alho Alentejana, um testemunho da herança romana em Portugal.
RECEITA DE “GUSTUM DE PANE” PROVAVELMENTE A ORIGEM DA AÇORDA DE ALHO ALENTEJANA
Não existe uma receita específica para o "Gustum de Pane", era um prato muito simples e básico que poderia ser preparado de várias formas, dependendo dos ingredientes disponíveis na sazão. No entanto, deixamos aqui a receita que recriar o prato.
INGREDIENTES
- 4 Fatias de pão;
- 2 Chávenas de caldo de carne ou peixe;
- 1 Colher de sopa de azeite;
- 1 Dente de alho picado;
- 1 Colher de sopa de salsa ou coentros picadas;
- 1 Colher de chá de tomilho;
- Sal e pimenta a gosto.
-pub-
PREPARAÇÃO
Numa panela coloque o caldo e aqueça em lume médio-baixo;
Enquanto o caldo aquece, torre o pão até que esteja levemente crocante;
Numa outra panela, aqueça o azeite em lume médio e adicione o alho picado. Refogue cerca de 1 minuto até que fique macio;
Adicione o caldo quente e envolva bem ao refogado de alho e o azeite, para que tudo se incorpore;
Mergulhe então as fatias de pão no caldo quente, uma de cada vez, e deixe descansar alguns minutos até que o pão fique macio e absorva todo o caldo possível;
Retire as fatias de pão para o prato, e regue com caldo a gosto;
Polvilhe com salsa ou coentros picados e o tomilho, tempere de sal e pimenta a gosto.
Sirva quente.
NOTAS: Este prato romano era normalmente acompanhado com ovo e fruta da época, tal qual como ainda hoje, no Alentejo, o acompanhamos com uvas e figos principalmente.
Receitas Relacionadas
Horadabuxa é site de divulgação de receitas culinárias da gastronomia alentejana e gastronomia Mediterrânica em geral. Somos uma equipa jovem, motivada e decidida. O Alentejo é a nossa "terra". A preservação da verdadeira gastronomia Mediterrânica e a divulgação do nosso Alentejo é o nosso objetivo. Investigar e divulgar: O nosso lema e Missão!
-pub-
Sem comentários