As nossas novidades

Breve História, Origem e Receita da Sopa de Cação Alentejana – horadabuxa

 

Breve História, Origem e Receita da Sopa de Cação Alentejana – horadabuxa


Breve-História-Origem-e-Receita-da-Sopa-de-Cação-Alentejana-horadabuxa
Breve História, Origem e Receita da Sopa de Cação Alentejana - horadabuxa

A sopa de cação é um prato típico da região Alentejo e Algarve. Tem as suas raízes e origens na culinária árabe. Durante a Idade Média e com a conquista pelos mouros, foram introduzidos muitos ingredientes e técnicas culinárias que se tornaram parte integrante da cozinha alentejana.

Uma das técnicas culinárias introduzidas pelos mouros foi o uso de pão em sopas. A sopa de cação é um exemplo desse tipo de sopa de pão ou açordas.


BREVE HISTÓRIA, ORIGEM E RECEITA DA SOPA DE CAÇÃO ALENTEJANA



O cação é um peixe da família dos tubarões (com uma aparência semelhante à carne do porco) que também tem uma longa história na culinária alentejana. Era um ingrediente muito usado, principalmente em épocas de escassez de alimentos, quando a carne era escassa e cara.
 
Após a reconquista cristã da região Alentejo, em termos culinários, foram transformados e adaptados os inúmeros pratos e receitas utilizadas até então. 

No caso especifico da conhecida sopa ou açorda de cação, a par de mais alguns pratos regionais alentejanos, sofreu outra transformação e alteração, desta feita introduzida pelos Judeus. 


A Influência Judaica na Sopa de Cação Alentejana


No final do séc. XV, os judeus convertidos ao cristianismo para evitarem a expulsão de Portugal decretada por D. Manuel I, a partir de então designados de Cristãos-Novos, começaram a consumir peixes de aparência semelhante ao porco, como o cação, para evitar suspeitas. 

Eram obrigados a mostrar publicamente que tinham abandonado as suas práticas religiosas, incluindo a proibição de comer carne de porco.

É nesse período que é introduzida a farinha como hoje se utiliza, para engrossar o caldo e desta forma dar uma aparência mais semelhante a carne de porco e esconder de alguma forma as postas de cação.

-pub-

Assim e até hoje, a sopa de cação alentejana, como quase todos os limados de peixe, chegou até nós passada de geração em geração, o que tornou este prato como um prato popular na culinária e gastronomia alentejana.

Hoje, a sopa de cação é considerada um prato típico da culinária alentejana e é servida em restaurantes e casas de família em toda a região do Alentejo, tendo mesmo ultrapassado a região e tornando-se um prato da culinária portuguesa. 


Influência Árabe na Culinária Portuguesa


A influência árabe na culinária portuguesa também pode ser vista em muitos outros pratos. Ao contrário do que se pensa, não é a açorda de alho alentejana mas sim o cozido à portuguesa, o prato mais semelhante às “açordas árabes”. 

Em resumo, a sopa de cação do Alentejo tem suas raízes na culinária árabe, trazida para o Alentejo e Algarve pelos mouros durante a Idade Média, transformada e adaptada pelos Cristãos-novos no final do século XV e princípio do século XVI. 

Isto fez com que seja um prato muito importante na história e cultura da culinária e gastronomia alentejana. 

Hoje a sopa de cação ou açorda de cação como também é conhecida em muitas regiões, tem inúmeras variações da receita original. Algumas das variações incluem a adição de cebola, tomate, batatas e até mesmo ovos escalfados. 

Algumas versões são mais espessas, enquanto outras são mais líquidas, dependendo da preferência pessoal e regional.


RECEITA BASE E MAIS UTILIZADA DA SOPA DE CAÇÃO NO ALENTEJO


Como já foi referido, hoje existem inúmeras variantes dependendo da região e do gosto pessoal. De entre as variantes existentes, estão os ingredientes utilizados. 

Algumas das variações incluem a adição de cebola, tomate, batatas e até mesmo ovos escalfados, entre outras, como adição de poejos, pimentão-doce ou mesmo orégãos. 

A receita que lhe deixamos é a receita base e aquela que vêm desde o século XVI e a mais utilizada de forma genérica no Alentejo.


INGREDIENTES
  • 4 Postas grandes de cação ou 8 pequenas;
  • 3 a 4 colheres de sopa de vinagre de vinho branco;
  • 3 Dentes de alhos;
  • 1 Molho grande de coentros;
  • 2 Folhas de louro;
  • 5 ou 6 colheres de sopa de farinha de trigo;
  • 2 Litros de água a ferver;
  • 2 Copos de água fria;
  • Sal e Azeite a gosto;
  • Pão de trigo alentejano do dia anterior.
-pub-


PREPARAÇÃO

Comece por temperar as postas de cação com um pouco de sal para que tome o gosto. Borrife com umas gotas de vinagre de vinho branco para retirar sabores indesejáveis do cação e, deixe marinar por 1 hora;

Na altura de cozinhar, num gral, mete os alhos descascados, sal, metade do molho de coentros picados (igual ao tradicional piso da açorda de alho alentejana);

Numa panela, coloque azeite até tapar bem o fundo (é necessário alguma gordura) e leve ao lume para aquecer um pouco;

Adicione o louro e o piso que se fez no gral. Introduza a farinha, envolva muito bem até que a farinha absorva todo o refogado - Retifique de farinha se necessário (a ideia é fazer uma massa consistente). Mexa sempre até a farinha cozer (2 ou 3 minutos);

Adicione um a dois copos de água fria para parar a cozedura e mexa até dissolver tudo muito bem e a farinha ficar bem diluída. Acrescente mais água se necessário para ajudar a diluir (água fria);

Meta a água necessária para depois em quantidade molhar as sopas de pão de trigo alentejano. Se desejar que o caldo fique mais grosso, retire um pouco de caldo e misture mais farinha;

Coloque as postas de cação e envolva (com cuidado);

Deixar cozinhar por 10 minutos depois de levantar fervura (ou até o cação cozer);

Adicione o vinagre e envolva com cuidado para não desfazer o cação. Deixe cozinhar o vinagre por 1 minuto e desligue o lume;

Retifique de sal e vinagre (fica bom com um sabor forte a vinagre), coloque os restantes coentros picados. Tape e deixe suar por 5 minutos antes de servir.


NOTAS: Estas sopas de cação são servidas de imediato, com o cação á parte numa travessa e, o caldo numa terrina. No prato e sobre pão de trigo alentejano, migado e, do dia anterior, verta o caldo e coma com o cação. Acompanha com azeitonas e um bom tinto alentejano.


Receitas Relacionadas

Açordas-Alentejanas-a-sua-Origem-História-e-a-Herança-Muçulmana
Receita-original-do-Sericaia-e-um-pouco-da-sua-História-horadabuxa
Bacalhau-à-Lagareiro-Receita-Origem-e-História-horadabuxa
Horadabuxa é site de divulgação de receitas culinárias da gastronomia alentejana e gastronomia Mediterrânica em geral. Somos uma equipa jovem, motivada e decidida. O Alentejo é a nossa "terra". A preservação da verdadeira gastronomia Mediterrânica e a divulgação do nosso Alentejo é o nosso objetivo. Investigar e divulgar: O nosso lema e Missão!

-pub-

Sem comentários