As nossas novidades

Receita de Sardinhas de Escabeche – horadabuxa

 

Receita de Sardinhas de Escabeche – horadabuxa


Receita-de-Sardinhas-de-Escabeche-horadabuxa
Receita de Sardinhas de Escabeche - horadabuxa

O escabeche é uma das formas mais tradicionais de conservar diversos alimentos, especialmente indicada para peixes gordos (sardinha, carapaus, atum) e até carnes de aves ou caça. 

A receita e a técnica do escabeche têm origem árabe e foi introduzida na Península Ibérica pelos muçulmanos no séc. VIII, muito fácil de fazer. Sempre foi usada com forma de conservar os alimentos.

Hoje em dia é comum encontrar nos supermercados conservas de escabeche, principalmente de peixe ou moluscos como a sardinha ou o mexilhão, no entanto, esta receita de sardinhas de escabeche é muito fácil de fazer.


RECEITA DE SARDINHAS DE ESCABECHE


INGREDIENTES
  • 500 gr de sardinhas limpas;
  • 4 ou 5 dentes de alho;
  • 1 Cebola;
  • 1 Cenoura;
  • 1/2 Meio copo de vinagre de vinho branco;
  • 1/2 Copo de vinho branco;
  • 1 Copo de água;
  • 1 Colher de chá de pimentão-doce;
  • 1 Colher de chá de pimenta preta em grão;
  • 2 Folhas de louro;
  • Farinha de trigo para panar as sardinhas;
  • Sal e azeite q.b.
-pub-

PREPARAÇÃO

Passo 1
Comece por preparar as sardinhas, retirando a cabeça e as vísceras. Leve bem. Tempere as sardinhas de sal, e envolva bem as sardinhas em farinha; 

Passo 2
Numa frigideira com azeite suficiente que cubra metade das sardinhas, frite-as em lume médio. Tenha cuidado para não desfazer as sardinhas. Retire-as e reserve sobre papel absorvente para as secar e limpar de excesso de gordura. O ideal é que fiquem bem secas;

Passo 3
No mesmo azeite onde fritou o peixe, doure os dentes de alho inteiros e com pele e a cebola cortada às rodelas;

Passo 4
Quando a cebola estiver a ficar translucida adicione a cenoura cortada em rodelas finas. Tempere de pimenta e pimentão-doce. Incorpore o louro e regue com o vinho branco e o vinagre. Deixe cozinhas em lume médio até que o molho reduza;

Passo 5
Quando o molho estiver espesso, adicione o copo de água (se necessário adicione mais água) e deixe ferver. Quando começar a ferver coloque as sardinhas por cima do molho (a ideia não é misturar as sardinhas com o molho, mas sim mantê-las por cima). Baixe o lume para o mínimo e deixe cozinhar com a frigideira tampada por cerca de 10 minutos, sem nunca mexer para não desfazer as sardinhas;

Passo 6
Passados esses 10 minutos, veja se é necessário retificar de sal, destape a frigideira e deixe cozinhar mais 2 a 3 minutos para secar um pouco mais o molho. 

Sirva acabado de fazer se caso utilize para uma refeição, que pode acompanhar com arroz ou batatas cozidas conforme o seu gosto. Pode também reservar e servir frio com entrada ou petisco.


NOTAS:
Esta é a receita é a receita básica de escabeche, pode substituir as sardinhas por outro peixe a gosto, sendo que o ideal seja peixes gordos como carapaus ou atum por exemplo. Pode também utilizar esta receita para aves ou mesmo para peças de caça.


Receitas Relacionadas

Receita-de-Conserva-de-Cenouras-à-Algarvia-horadabuxa
Receita-de-Pataniscas-de-Camarão-horadabuxa
Receita-de-Ceviche-de-Sardinhas-horadabuxa
Horadabuxa é site de divulgação de receitas culinárias da gastronomia alentejana e gastronomia Mediterrânica em geral. Somos uma equipa jovem, motivada e decidida. O Alentejo é a nossa "terra". A preservação da verdadeira gastronomia Mediterrânica e a divulgação do nosso Alentejo é o nosso objetivo. Investigar e divulgar: O nosso lema e Missão!

-pub-

Sem comentários