As nossas novidades

Cardos, Carrasquinhos, Tengarrinhas ou Cangarinhas - horadabuxa

 

Cardos para uns, tengarrinhas, carraquinhos ou cangarinhas para outros. Desconheço se existe mais algum termo pelos quais são conhecidos mas será provável que exista.

Existem várias espécies de cardos, umas com aproveitamento para a medicina e indústria farmacêutica, outras para a coagulação do leite no fabrico de queijos. Ainda outras para a produção de papel. Existe também uma que é bastante utilizada na alimentação humana, falo da espécie Scolymus hispanicus.


Cardos, Carrasquinhos, Tengarrinhas ou Cangarinhas – horadabuxa
Cardos, Carrasquinhos, Tengarrinhas ou Cangarinhas – horadabuxa


CARDOS, CARRASQUINHOS, TENGARRINHAS OU CANGARINHAS - HORADABUXA



É um ingrediente que é utilizado na região Alentejo e Andaluzia há muitos, muitos séculos. Com eles confecionam-se maravilhosos pratos que fazem parte da herança gastronómica alentejana e mediterrânica. Com feijão, com grão, em omeletes, saladas, cozidos e ensopados … enfim uma enorme aplicação!

Enquanto as outras espécies existem de uma forma geral em muitas partes do globo, a espécie que vos falamos, não existe em todo o lado, somente na bacia mediterrânica é encontrada. Isso de forma selvagem, porque em alguns países é cultivada e venerada.

O SEU HABITAT


O seu habitat de eleição são locais rochosos, sobretudo em terrenos barrentos. Poderão ser colhidos todo o ano, mas os meses de Janeiro a Maio são os melhores para se obter o cardo mais tenro e macio.


Cardos, Carrasquinhos, Tengarrinhas ou Cangarinhas – horadabuxa
Cardos, Carrasquinhos, Tengarrinhas ou Cangarinhas – horadabuxa

Atualmente a maioria das pessoas opta por comprar os cardos de estufas. Se têm o mesmo sabor e aroma? Completamente diferente! 

Certo que a sua recolha na forma selvagem não é muito confortável, devido ao trabalho que depois dá na sua preparação. Sem esquecer dos seus “simpáticos” picos que são algo que muitos de nós queremos evitar.


PREPARAÇÃO DOS CARDOS, CARRASQUINHOS, TENGARRINHAS OU CANGARINHAS 



O primeiro conselho é a utilização de luvas. Não irão proteger completamente dos seus picos mas evitará que as suas mãos fiquem completamente negras.

Separar as folhas uma a uma e com a ajuda de uma faca ripar as laterais de todos e quaisquer picos.

Lavar bem em água corrente e numa panela, ferver em água cerca de 15 minutos. Essa primeira cozedura é para eliminar o amargo do seu sabor. Depois voltar a cozer por mais 10 minutos em água nova e temperada de sal.


Cardos, Carrasquinhos, Tengarrinhas ou Cangarinhas – horadabuxa
Cardos, Carrasquinhos, Tengarrinhas ou Cangarinhas – horadabuxa

Escorrer a água e a partir daqui, poderá utilizar as ripas de cardos da forma que mais gostar. Poderá deixar tal qual como estão ou cortar em pedaços de 2, 3, 4 ou mais centímetros.

Das variadas aplicações e receitas que se podem fazer com os cardos, deixamos algumas receitas alentejanas. 


RECEITAS DE CARDOS, CARRASQUINHOS, TENGARRINHAS OU CANGARINHAS


Cozido de Grão-de-bico com Cardos – horadabuxa



INGREDIENTES

PREPARAÇÃO
  1. Comece por ripar e arranjar os cardos (veja aqui como fazer). Meta os grãos a demolhar de um dia para o outro em água e sal;
  2. Numa panela, leve os grãos em lume forte com bastante água e o azeite. Quando estiverem quase cozidos, mistura-se a carne, o toucinho, a linguiça, a cenoura, o nabo, a cebola e a salsa;
  3. Deixa-se cozer um bocado e depois misturam-se os cardos e as batatas. Quando estiver tudo bem cozido e muito bem apurado, fica pronto a servir;
  4. Migam-se as sopas para uma terrina e deita-se a hortelã partida aos bocados sobre as sopas de pão, deitando-se o caldo para a respetiva terrina. Para acompanhar as sopas deitam-se numa travessa os grãos com os cardos e as batatas;
  5. Por último serve-se a carne, que deve ser acompanhada com salada de alface, rábano, azeitonas e vinho, se o houver.

- Pub -


Sopa de feijão branco ou vermelho com cardos


INGREDIENTES

PREPARAÇÃO
  1. Coza o feijão com a cebola, sal e alho;
  2. Numa panela grande coloca, o toucinho, a chouriça e os temperos (salsa, alhos, cebola, tudo bem picado) e junte água da cozedura dos feijões;
  3. Quando a chouriça estiver quase cozida, misturam-se os cardos, os feijões, o arroz e por último as batatas cortadas às rodelas;
  4. Migam-se sopas de pão duro numa “barranha” e deita-se sobre elas o feijão e o caldo. A chouriça e o toucinho são servidos numa travessa à parte.
  5. Como acompanhamento, uma salada de alface migada bem fina e, umas azeitonas de conserva vão a “calhar”.

- Pub -
 

Sopa de cardos com bacalhau limado


INGREDIENTES

PREPARAÇÃO
  1. Partem-se os cardos aos bocados e escaldam-se num tacho;
  2. Num outro recipiente coloca-se o azeite com os coentros e alhos (que foram previamente pisados num almofariz) o louro e o colorau;
  3. Deixam-se alourar estes elementos, juntando depois o bacalhau e os cardos com a água suficiente para fazer o caldo para a sopa;
  4. Rectifica-se de sal caso o bacalhau não tenha o suficiente e deixa-se cozer em lume brando;
  5. Por fim acrescenta-se a farinha e o vinagre já diluídos num polme;
  6. Colocam-se as sopas de pão numa terrina, junta-se o caldo. Numa travessa à parte, serve-se o bacalhau e os cardos.

- Pub - 

Cardos com Ovos


Depois de ter os cardos preparados, passe-os por um pouco de azeite e junte os ovos batidos. Tempere com uma pitada de sal e pimenta. Mexa para incorporar bem os ovos com os cardos e frigideira com um pouco de margarina ... mas não deixe que os ovos fiquem passados.


Para mais Receitas horadabuxa
Para mais Receitas horadabuxa

Horadabuxa é um site de divulgação de receitas culinárias e gastronomia Mediterrânica em geral. Siga-nos e veja também as sugestões para Rotas & Destinos no Alentejo, bem como, lendas, história e tradições alentejanas.


Sem comentários