Receita de Açorda de Galinha – horadabuxa
Receita de Açorda de Galinha – horadabuxa
Receita de-Açorda de Galinha - horadabuxa |
Esta receita de açorda de galinha é uma das muitas receitas de açordas alentejanas e algarvias do tempo da ocupação muçulmana na Península Ibérica. Uma receita que se faz desde o séc. VIII, tal qual se faz hoje e, uma das poucas receitas que vêm desde aquela época, sem qualquer alteração.
Neste momento, é comum confundir as açordas alentejanas com a conhecida açorda de alho, chegando mesmo a chamar-se à açorda de alho, açorda alentejana, mas não! A açorda de alho é uma das muitas receitas de açordas alentejanas. As açordas alentejanas são de origem Árabe, introduzidas no Alentejo pelos muçulmanos na época do Al-Andaluz, ao qual, o Alentejo pertenceu.
Uma açorda é um prato de pão migado e ensopado com um caldo, que pode ser de ervas aromáticas, legumes, fruta, peixe ou carne como é o caso desta receita de açorda de galinha. Um prato ainda bastante utilizado, essencialmente no Baixo Alentejo e Algarve e, diferente do conhecido cozido de grão, também ele, de origem Árabe e que pertence igualmente à classificação de açordas.
RECEITA DE AÇORDA DE GALINHA
INGREDIENTES
- 1/2 Galinha do campo;
- ½ kg de grão-de-bico;
- 1 Cebola;
- 1L de água;
- 1 Ramo de hortelã;
- 2 Dentes de alho;
- Um molho de coentros frescos;
- 1 Ovo;
- Azeite e sal q.b.;
- Pão de trigo alentejano do dia anterior.
-pub-
PREPARAÇÃO
Passo 1
Comece por meter o grão-de-bico de molho em água de um dia para o outro ou em alternativa utilize grão-de-bico já cozido;
Passo 2
Numa panela com água, sal, azeite e a cebola cortada em meias-luas coza o grão e a galinha cortada em pequenos pedaços. Poderá utilizar a panela de pressão para seja mais rápido, no entanto, o sabor é melhor se utilizar uma panela normal;
Passo 3
Entretanto, faça um piso com os coentros picados, os alhos e o sal (tradicional piso alentejano de coentros, utilizado na açorda de alho por exemplo e outras açordas como é o caso).
Passo 4
Quando o grão e a galinha estiverem cozidos, acrescente o piso e envolva bem. Bata 1 ovo e adicione ao caldo. Mexendo e envolvendo bem, de forma a engrossar um pouco o caldo e abrir todos os aromas e sabores.
Migue (fatiar) o pão de trigo alentejano do dia anterior, e coloque numa tigela de servir. Derrame por cima o preparado e polvilhe com um pouco de hortelã fresca picada a gosto e sirva de imediato. Mais receitas da gastronomia Alentejana.
Receitas Relacionadas
Horadabuxa é site de divulgação de receitas culinárias da gastronomia alentejana e gastronomia Mediterrânica em geral. Somos uma equipa jovem, motivada e decidida. O Alentejo é a nossa "terra". A preservação da verdadeira gastronomia Mediterrânica e a divulgação do nosso Alentejo é o nosso objetivo. Investigar e divulgar: O nosso lema e Missão!
-pub-
Sem comentários