As nossas novidades

Figos-da-Índia e algumas receitas - horadabuxa

 

Figos-da-Índia e algumas Receitas – horadabuxa
Figos-da-Índia e algumas receitas - horadabuxa

No Alentejo e Algarve, as piteiras como também são conhecidas, crescem selvagens há séculos. Poderão existir duas aflorações por ano, uma na primavera e outra no princípio do Outono, necessitando de temperaturas diurnas superiores a 20º C. 

Existem variedades de fruto brancas, amarelos (os mais apreciados), roxos e vermelhos. Figos-da-Índia e algumas Receitas, horadabuxa. 

São muitas as propriedades do figo-da-índia e do cato onde nascem. Na medicina popular, durante muitos e muitos anos, preparava-se um xarope com base no sumo extraído das folhas da piteira. 

Para ajudar na “cura” da tosse, da asma e infeções das vias respiratórias, cortava-se o interior do figo em rodelas fininhas, cobriam-se com açúcar e, repousava durante a noite num recipiente fechado. Coava-se pela manhã, para eliminar as sementes e, durante o dia bebia-se à colher.

-pub-
 

FIGOS-DA-ÍNDIA E ALGUMAS RECEITAS - HORADABUXA


Quase toda a planta se poderá consumir. O figo-da-Índia consome-se fresco, mas também como fruto seco. As folhas podem ser consumidas como legume fresco ou em sumos. Das flores secas faz-se uma infusão. 

O fruto deste cacto é também utilizado na produção de vários tipos de licores e até aguardentes.

Na culinária, para além do figo, também é muito saborosa a polpa da folha. A sua casca, poderá ser utilizada na elaboração de sumos.

Para a utilização da palma (folha da piteira), deverá limpar bem os picos e retirar a casca. Nas saladas e sopas, corte em cubos. Para a utilização em sumos, bolos, licores, geleia … adicione água. Mas somente a necessária para triturar. Da sua casca, poderá fazer pickles.

-pub-

FIGOS-DA-ÍNDIA COMO OS PREPARAR


O figo-da-Índia deve ser manipulado com muito cuidado. Os seus minúsculos picos não são muito agradáveis em contacto com a pele. No entanto, tendo o devido cuidado, não é muito complicado a sua preparação.

Utilizar luvas e com a ajuda de um alicate comprido ou de uma tenaz do lume por exemplo, rode-os até se soltarem da palma. Já em casa, com a ajuda do mesmo alicate, passe o figo pela chama do fogão, para queimar os picos.

Num prato, espete um garfo no figo e corte as extremidades. Com uma faca dê um corte em cima e abra o figo, para que retire toda a casca envolvente. Tenha cuidado para não deixar a polpa entrar em contacto com a casca, poderá esta ter ainda alguns picos e passar para a polpa. Depois desses passos, estará pronto a consumir.

-pub-

FIGOS-DA-ÍNDIA E ALGUMAS RECEITAS


Existem muitas mais receitas possível de confecionar os figos-da-Índia, como por exemplo, fazer uma saladas de folha de Figueira-da-Índia:

Retire os espinhos e rale a folha com casca num ralador (use folhas novas, se forem fibrosas retire a casca). Adicione a mesma quantidade de cenoura ralada, tempere com limão e sal. Pode adicionar um pouco de molho de soja, se gostar.

Dê largas à sua imaginação.




Se gostou desta receita, veja também

Receita de Gelado de Figo-da-Índia – horadabuxa
Receita para Torta de Figo-da-Índia – horadabuxa
Receita de Licor de Figo-da-Índia – horadabuxa
Receita para Sopa de folhas de Figueira-da-Índia – horadabuxa
Horadabuxa é site de divulgação de receitas culinárias da gastronomia alentejana e gastronomia Mediterrânica em geral. Somos uma equipa jovem, motivada e decidida. O Alentejo é a nossa "terra". A preservação da verdadeira gastronomia Mediterrânica e a divulgação do nosso Alentejo é o nosso objetivo. Investigar e divulgar: O nosso lema e Missão!

Sem comentários