As nossas novidades

Geleia de Uvas e as "Penduras" alentejanas - horadabuxa

 
Geleia de Uvas e as Penduras alentejanas – horadabuxa

No Alentejo, na época das vindimas sempre foi hábito tratar das “penduras”. Mas o que eram as “penduras”? As “penduras” era a forma que se tinha de armazenar a fruta da época. 

As “penduras” eram feitas com uvas, melão, romã, marmelo ou outro tipo de fruta. As habitações tradicionais não tinham e não têm abobadas e nos troncos de madeira que suportavam as telhas eram colocados pregos, separados entre si, cerca de 20 a 30 cm. 

-pub-



Neles eram pendurados os melões dentro de uma “camisa” feita em ráfia. Dois cachos de uvas eram “atadas” com fio de sapateiro de forma a que depois de pendurados não ficassem em contacto, um mais acima e outro mais abaixo. O mesmo acontecia com as “penduras” de romãs e marmelos.

GELEIA DE UVAS E AS “PENDURAS” ALENTEJANAS


Normalmente essas “penduras” iriam abastecer a casa de fruta até ao Natal. Em habitações com melhor isolamento do frio e humidade, com fruta sabiamente escolhida, chegavam mesmo até ao Carnaval.

Os tempos eram outros, as necessidades levavam a que se encontrassem formas desse tipo de armazenamento. Sem dúvida que funcionavam. Hoje com os sistemas de rega gota-a-gota esses frutos acabam por apodrecer se tal o fizermos. 

Ainda se encontra uva de sequeiro no nosso Alentejo, se pretender fazer essa experiência, de certeza que não se irá arrepender.

Enquanto a marmelada e geleia de marmelo era algo de muito típico e popular, a geleia de uvas só em casa de famílias mais abastardas financeiramente era produzida. 

Não que as uvas fossem algo de difícil aquisição mas o açúcar era um ingrediente que se tinha que racionar. O seu elevado preço a isso obrigava. 

-pub-



Exemplo disso é a doçaria conventual versus doçaria popular. A primeira e porque o acesso ao açúcar era facilmente obtido, era um ingrediente muito utilizado. Já a doçaria popular era essencialmente produzida com uma maior quantidade de farinha.


RECEITA DE GELEIA DE UVAS


Mas vamos tratar de uma iguaria que felizmente hoje está ao alcance-se de quase todos. Geleia de uvas. Poderá ser confecionada com uvas brancas ou tintas, sendo que, utilizando uva branca terá que colocar um pouco mais de açúcar.


INGREDIENTES
  • 1 kg uvas;
  • 500gr açúcar mascavado para uva tinta. Para uva branca 750gr;
  • 12 Gotas de sumo limão;
  • 2 Cravos-da-índia ou 1 pau de canela, dependendo do gosto de cada um - O cravo-da-índia é mais saboroso na geleia de uva tinta, enquanto na uva branca combina melhor a canela.
-pub-



PREPARAÇÃO
  1. Numa panela ou tacho (se for de cobre ainda melhor) colocar os bagos de uva e, cobrir de água. Deixar ferver e vá mexendo com uma colher de pau até os bagos estourarem e libertarem o sumo e a polpa - Eu preparo cerca de 150 a 200 gramas de bagos, retirando a pele e as grainhas, coloco dentro de um "atado" de pano-cru. Mais tarde adiciono esses bagos inteiros para uma melhor apresentação e textura; 
  2. Num passador fino, passe o resultado anterior. Vá apertando e desfazendo os bagos de forma a obter uma mistura mais rica e densa. Até somente sobrar a pele e as grainhas; 
  3. Na mesma panela ou tacho e sem lavar, colocar o sumo, junte o açúcar, as gotas de limão e o cravo-da-índia ou pau de canela. Leve a lume até ferver. Depois, baixe o lume ao mínimo e vá mexendo sempre até obter o ponto de estrada ou ponto de geleia - Por norma consegue-se esse ponto quando a redução for sensivelmente por metade; 
  4. Se optar por fazer esse "atado" de uvas sem grainhas, coloque depois a meio da cozedura ou já muito próximo do ponto pretendido - De salientar que enquanto quente, a geleia de uva irá ficar um pouco liquida, só ficará com o normal aspeto e textura de geleia depois de fria;
Coloque dentro de frascos que se possa tapar e deixe arrefecer. Tape e guarde em local seco fora do alcance da luz solar.

 
NOTAS: Para que não vá criar bolor, poderá cobrir com papel vegetal antes de fechar. No entanto a melhor forma de evitar o bolor, será depois de bem fechados, levar os frascos a ferver numa panela de água, durante 2 minutos, assim criam vácuo e a sua conservação estará assegurada até à vindima do ano seguinte.





Se gostou desta receita, veja também

Geleia de Uvas e as "Penduras" alentejanas - horadabuxa
Geleia de Uvas e as "Penduras" alentejanas - horadabuxa
Geleia de Uvas e as "Penduras" alentejanas - horadabuxa
Horadabuxa é site de divulgação de receitas culinárias da gastronomia alentejana e gastronomia Mediterrânica em geral. Somos uma equipa jovem, motivada e decidida. O Alentejo é a nossa "terra". A preservação da verdadeira gastronomia Mediterrânica e a divulgação do nosso Alentejo é o nosso objetivo. Investigar e divulgar: O nosso lema e Missão!

Sem comentários