Água Mel: Um Subproduto do Mel, Típico do Alentejo e Algarve, que Hoje poucos Conhecem
Água Mel: Um Subproduto do Mel, Típico do Alentejo e Algarve, que Hoje poucos Conhecem
Existem alguns subprodutos retirados do aproveitamento das ceras de mel dos cortiços. A mais conhecida e sem dúvida, a mais gulosa, água mel. A água mel obtém-se da fervura lenta da água resultante da lavagem das ceras, após a extração do mel e até se obter o ponto ideal para o efeito. Um verdadeiro pecado para as papilas gustativas.
A água mel foi durante muitos séculos utilizada como adoçante antes da chegada do açúcar. Não existem muitas fontes escritas sobre a sua origem, mas as que existem, são suficientes para se perceber que a sua origem está na época da ocupação islâmica.
-pub-
Na Andaluzia, Espanha, era também muito utilizada, no entanto, a receita tal como se conhece hoje, tem claramente origem na região Alentejo. Mais tarde, passou para o Algarve. Posteriormente acaba por chegar a todo o território nacional.
Receita de Água Mel: Porque não se Podem Perder as Nossas Tradições
Existe também uma curiosidade bastante interessante: Nas ex-colónias portuguesas, principalmente no Brasil, fazem-na mas com cana-de-açúcar. Mas vamos ao que interessa, a forma e receita de fazer a água de mel, um subproduto do mel que irá surpreender.
RECEITA DE ÁGUA MEL
Não existe uma quantidade especifica de ingredientes, será a experiencia e o gosto de cada um que o determina.
INGREDIENTES
- Cera de mel dos cortiços;
- Água;
- Cascas de laranja;
- Ervas doces em grão;
- 1 Pitada de ervas doces moídas;
- 1 Pau de canela.
PREPARAÇÃO
Passo 1
Uns dias antes e protegidas da “mosca”, coloque a secar algumas cascas de laranja. Depois de secas reserve;
Passo 2
Coloque um recipiente com água ao lume até ferver. Com a água a ferver lave a cera dos opérculos e de alguns quadros “velhos”, com pólen, ou pão de abelha como se diz no Alentejo;
Passo 3
Retire a cera da água e com a ajuda de um passador de malha muito fina, ou com um pano, filtre a água. Deixe repousar a água durante 6 horas no mínimo;
-pub-
Passo 4
Volte a filtrar a água e coloque-a novamente ao lume até ferver. Assim que começou a ferver, baixe o lume para brando. Á medida que vai criando espuma, com um passador, vá retirando essa espuma para um outro recipiente;
Passo 5
Entretanto coloque as cascas de laranjas que secou, ou pode colocar sem estarem secas, sendo que assim, deverá meter menos. Faça uma boneca (para que não se espalhe na água) com um pouco de ervas doces em grão, uma pitada de ervas doces moídas e um pau de canela;
Passo 6
Continue a retirar a espuma até que a água fique no ponto desejado, em que o ideal, será o “ponto de pérola”;
Passo 7
Retire do lume, volte a filtrar tudo para dentro de um outro recipiente e deixe repousar 6 a 8 horas pelo menos – o ideal será de um dia para outro;
-pub-
Passo 8
Volte a retirar a espuma que se formou e finalmente, coloque dentro de frascos esterilizados para guardar.
Pode utilizar de diversa formas, como utiliza o mel em bolos e sobremesas. No entanto, onde a água mel sabe melhor, é a acompanhar requeijão de queijo de cabra.
NOTAS: É muito importante que todo o processo seja feito com o lume muito lento, é certo que demora muito tempo (1 dia), mas se acelerar o processo irá queimar e amargar. Sendo que também vai determinar a cor final da água mel.
A espuma da água mel que foi retirando, não a deite fora. Deixe secar um pouco ao ar livre, forme pequenas bolas e coma como se bombons ou rebuçados se tratassem, ou então, como recheio de um bolo por exemplo.
Receitas Relacionadas
Nota Final: Se gostou desta viagem e receita de água mel, não fique por aqui e explore mais receitas e iguarias publicadas no blog. Consulte e transforme os seus dias com as tradicionais receitas típicas da nossa gastronomia portuguesa e mediterrânica.
(1) Publicação atualizada no dia 16.10.2025 às 12:52




Sem comentários