As nossas novidades

Receita original do Sericaia e um pouco da sua História – horadabuxa


Receita original do Sericaia e um pouco da sua História - horadabuxa

 
Receita original do Sericaia e um pouco da sua História – horadabuxa

Há quem lhe chame “A Sericaia” ou “O Sericaia”. Na verdade, é “O SERICAIA”, masculino. Também há quem lhe chame Sericá. De facto, aparecem registos dos 2 nomes desde o século XVI e XVII. É um doce conventual. Se de Elvas ou Vila Viçosa, é uma questão de bairrismo e rivalidade local.

O que se sabe, é que é um doce oriundo da Índia, trazido para Vila Viçosa por Constantino de Bragança, que em 1562, entregou a receita, às Monjas do Real Convento das Chagas de Cristo. 

Em Elvas, o registo mais antigo é de 1584 e do Convento de Santa Clara. Portanto, se de Elvas ou Vila Viçosa, pouco importa!


RECEITA ORIGINAL DO SERICAIA E UM POUCO DA SUA HISTÓRIA


O Sericaia ou Sericá, também é conhecido por Malaca. Por esse motivo diz-se ou comenta-se que a sua origem poderá ter sido Malaca ou Índia. Não sei se será ou não. O que é certo é que, nos séculos XVI e XVII, as freiras que normalmente iam para os conventos eram, na sua maioria, pertencentes a famílias Nobres. 

Teriam irmãos e familiares que nessa altura faziam parte das frotas de descobrimentos portugueses. Em contacto com outros povos, traziam os seus hábitos e costumes.

Já quanto à adição das conhecidas ameixas d`Elvas, pensa-se que terá ocorrido no início do século XX. 

Com o surgimento dos primeiros restaurantes foi necessário reinventar. Servir o sericaia regado com a calda das ameixas, tornava-o mais húmido e mais apelativo, tanto à vista, como ao sabor.


Receita original do Sericaia e um pouco da sua História – horadabuxa


Seja como for, não há festa nem ocasião especial em que em Elvas, na mesa, não exista o “seu” Sericaia. E que bom que é! Também e não menos importante, o orgulho que os elvenses têm no “seu” doce e que ao longo dos séculos, o têm bem tratado e mantido. Obrigado a todos os Elvenses.

-pub-



Para os calipolenses (habitantes de Vila Viçosa) se é vosso ou não, pouco importa! Neste momento, é um cartão-de-visita do nosso Alentejo. E não podemos esquecer, o orgulho que em Elvas, se tem do “seu” Cericaia, Cericá ou Malaca. Bem-haja a todos (Calipolenses e Elvenses). 

Resumindo, Sericá em Vila Viçosa, Cericaia em Elvas …  


RECEITA ORIGINAL DO SERICAIA

INGREDIENTES

Receita original:
  • Canada grande de leite espesso;
  • Catorze de ovos grandes;
  • Malga de 5 de açúcar pardo;
  • 2 Malgas de arroz de farinha de arroz;
  • 1 de lima;
  • De gusto cheio de canela;

Equivalência:
-pub-



PREPARAÇÃO
  1. Inicialmente começa-se por fazer o creme. Num tacho grande, mete-se o açúcar, a farinha e as gemas de ovos batidas. Adiciona-se o leite. Se decidir meter limão pode meter sumo de meio limão ou casca de 1 limão. Envolve-se bem;
  2. Leva-se o tacho em lume forte, sempre mexendo, até ficar ligeiramente grosso (indicador de que está cozido);
  3. Retira-se do lume e deixa-se arrefecer, tapado de preferência com um pano fino, até que seja possível mexer com as mãos sem queimar. Retire a casca de limão se esta foi a sua opção;
  4. Numa batedeira, comece por bater as claras de ovos muito bem e o melhor que conseguir – Castelo firme. Adicione depois, aos poucos, por 3 ou 4 vezes, as claras batidas ao creme, mexendo sempre com a mão, mas de dedos abertos e de cima para baixo, para não desmontar as claras e a mistura ficar leve e fofa e não maçuda (é talvez a parte mais delicada e que fará todo a diferença na sua confeção). Ligue muito bem as claras e o creme;
  5. Depois de bem ligadas, e também com as mãos, distribuía por pratos de barro que possam ir ao forno. Faça uns ligeiros golpes com o dedo da borda para o centro. No centro, deixe uma pequena bola do tamanho de 2 ou 3 nozes conforme o tamanho do prato;
  6. Polvilhe com muita canela, quase a tapar a totalidade do sericaia;
  7. Leve ao forno pré aquecido a 200º durante 20 a 25 minutos ou mesmo 30 minutos e depois, cerca de 15 minutos a 120º.
  8. Deixe arrefecer e sirva simples ou com uma ameixa d`Elvas e regado com calda, hortelã para decorar e refrescar.         

NOTAS:
  • Se utilizar um tacho de cobre, o resultado final, será de certeza bem melhor.
  • Se cozer em forno de lenha, faça-o no forno bem quente e estável, por cerca de hora e meia. 


Mais receitas de:







Sem comentários