As nossas novidades

Sopa de Feijão com Mogango (Abóbora) – horadabuxa

Sopa de Feijão com Mogango (Abóbora) – horadabuxa


A sopa de feijão com mogango ou sopa de abóbora-menina, é um clássico da gastronomia alentejana e, que se faz hoje, em todo o País. Tem inúmeras variações consoante a região em que é convencionada. Há quem esmague a abóbora, mas eu prefiro assim em cubos. Esta receita de sopa de feijão com Mogango (Abóbora) - horadabuxa, é a forma mais utilizada na região de Évora. Bom apetite.


SOPA DE FEIJÃO COM MOGANGO (ABÓBORA) - HORADABUXA



TEMPO DIFICULDADE DOSES CUSTO
01:00 Baixa 4 Baixo


INGREDIENTES

400g de feijão manteiga;
1,5kg de mogango;
3 dentes de alho;
1 molho grande de coentros;
1 folha de louro;
2 colheres de sopa de farinha;
Colorau, azeite, sal e vinagre a gosto.



PREPARAÇÃO

Passo 1
De véspera, coloque o feijão a demolhar em água (poderá optar por feijão de conserva, mas não é a mesma coisa);

Passo 2
Numa panela em água e sal, leve o feijão a cozer (se optar por panela de pressão, 20 minutos poderá ser suficiente); Reserve o feijão e a água da cozedura;

Passo 3
Entretanto pique os alhos, corte o mogango aos cubos e pique os coentros. Reserve. Num tacho de fundo grosso, em azeite, leve os alhos picados e o louro a refugar; Adicione depois o mogango e os coentros. Tempere de colorau e sal a gosto. Deixe cozinhar em lume brando. O mogango vai perdendo água com a cozedura, o que evitará que pegue ao fundo, mas ainda assim mexa de vez em quando com a colher de pau, mas com cuidado para não desfazer a abóbora.

Passo 4
Assim que a abóbora começar a estar cozida, junte o feijão escorrido e misture, deixando apurar. Entretanto, dissolva a farinha (é mais fácil se a peneirar) na água de cozedura do feijão, para a engrossar. Deite a água no tacho até cobrir o feijão e o mogango;

Passo 5
Para finalizar, deite um pouco de vinagre, mexa, e prove. Se necessário corrija o sal e o vinagre.



NOTAS: Pouco haverá para dizer, a não ser: se preferir poderá desfazer a abóbora depois de cozida. Pessoalmente gosto mais assim. Umas azeitonas, rábano às rodelas fininhas, pão de trigo e um tinto, são os melhores acompanhamentos!


Sem comentários