As nossas novidades

Receita de Boleima de Maçã e Boleima de Maçã e Nozes - horadabuxa

 

Receita de Boleima de Maçã e Boleima de Maçã e Nozes - horadabuxa


Receita-de-Boleima-de-Maçã-e-Boleima-de-Maçã-e-Nozes-horadabuxa
Receita de Boleima de Maçã e Boleima de Maçã e Nozes - horadabuxa

Boleima de maçã e boleima de maça e nozes. As duas receitas de boleimas que lhes deixo aqui, são da boleima de maçã e maçã com nozes, que na sua origem, discute-se se é de Castelo de Vide ou de Alpalhão. Seja como for, são maravilhosas.


As boleimas surgiram a partir do bolo da massa, que não é nada mais que o pão ázimo que os Judeus comem durante a Páscoa, feito à base de água, farinha, azeite, sal e sem fermento. Conta a história que os Judeus partiram tão à pressa que não tiveram tempo de deixar o pão levedar! 

Aos ingredientes básicos do bolo da massa começaram-se a adicionar outros como o açúcar, canela, doce de maçã, nozes… Existem muitas variantes, tais como: boleima vulgar; boleima pobre; boleima de Marvão; boleima com maçã; boleima folhada ou boleima à antiga. Mais receitas da doçaria alentejana.


RECEITA DE BOLEIMA DE MAÇÃ


INGREDIENTES
  • 3 Chávenas de Farinha de trigo;
  • 1 Chávena de Azeite fervido;
  • 1 Chávena de Leite;
  • 1 Pitada de Sal;
  • Açúcar amarelo (Louro como se diz em Castelo de Vide);
  • Canela;
  • 6 Maçãs.
-pub-



PREPARAÇÃO

Passo 1
Peneira-se a farinha para um alguidar de preferência de barro, junta-se uma pitada de sal, o leite e o azeite já arrefecido. Amassa-se bem até formar uma bola lisa;

Passo 2
Tapa-se com um pano e deixa-se repousar num local quente durante 1 hora - Aproveite esse tempo para descascar as maçãs e corta-las em fatias bem finas;

Passo 3
Divida a massa ao meio, estique-a com um rolo e ponha-a num tabuleiro que possa ir ao forno;

Passo 4
Por cima disponha as fatias de maçã, açúcar amarelo e canela a gosto. Estique e disponha a restante massa por cima do preparado anterior e volte a polvilhar com açúcar e canela. Vai a cozer em forno pré-aquecido durante 40 minutos. 

Deixe arrefecer e corte em quadrados.


RECEITA DE BOLEIMA DE MAÇÃ E NOZES


INGREDIENTES
  • 1 kg de massa de pão;
  • 250 gr de banha de porco;
  • Açúcar;
  • Canela;
  • Cerca de 50 gr de farinha de trigo;
  • Maçã;
  • Nozes picadas.
-pub-

PREPARAÇÃO

Passo 1
Trabalha-se a massa do pão com a farinha, de seguida vão-se fazendo furos na massa onde se vai introduzindo a banha mas sem amassar;

Passo 2
Fazem-se bolas redondas desta massa, que se espalmam e se colocam num tabuleiro. Polvilha-se o centro destes discos com açúcar e canela e querendo fatias finíssimas de maçã e nozes picadas - Põe-se em cima de cada disco uma bola de massa também achatada mas de diâmetro inferior, de modo a deixar uma orla em toda a volta da rodela;

Passo 3
Polvilha-se novamente com açúcar e canela. Da rodela inferior puxam-se 4 tiras que se fazem passar sobre a boleima juntando-se ao meio.

Leva-se a cozer de preferência em forno de lenha.

-pub-


Receitas Relacionadas

Receita-de-Bolo-de-Amêndoa-do-Convento-da-Vidigueira-horadabuxa
Receita-de-Folar-da-Páscoa-ou-Bolos-Fintos-Alentejanos-horadabuxa
Enxovalhada-Receita-de-Castelo-de-Vide-horadabuxa
Horadabuxa é site de divulgação de receitas culinárias da gastronomia alentejana e gastronomia Mediterrânica em geral. Somos uma equipa jovem, motivada e decidida. O Alentejo é a nossa "terra". A preservação da verdadeira gastronomia Mediterrânica e a divulgação do nosso Alentejo é o nosso objetivo. Investigar e divulgar: O nosso lema e Missão!

Sem comentários