As nossas novidades

Acelgas e Alabaças ou Catacuzes, o que são, para que servem e quais os seus usos


As Acelgas e Alabaças ou Catacuzes são plantas espontâneas e/ou cultivadas, muito utilizadas na culinária em várias regiões do nosso país, principalmente a sul no Alentejo e Algarve. 

Substituem os espinafres, na falta destes. Eram bastante utilizadas na gastronomia alentejana até às décadas de 1950/1960, aquando se dá inicio do abandono das regiões rurais. Eram cozinhadas principalmente com feijão ou grão e necessitam ser escaldadas para lhe tirar um pouco do amargo que contêm.

Acelgas e Alabaças ou Catacuzes, o que são, para que servem e quais os seus usos
Acelgas e Alabaças ou Catacuzes, o que são, para que servem e quais os seus usos

ACELGAS E ALABAÇAS OU CATACUZES, O QUE SÃO, PARA QUE SERVEM E QUAIS OS SEUS USOS


São encontradas na forma selvagem na Europa, principalmente, nas regiões mediterrânicas de Portugal, Espanha, França, Itália e Grécia e, algumas zonas de clima temperado fora da Europa. A Acelga, é também uma planta bastante utilizada e cultivada em hortas e estufas na Europa Central e do Norte.


São plantas vivazes. Nas Alabaças ou Catacuzes as folhas são bastante compridas e largas, partindo da base, que se vão prolongando pelo caule até atingir, em alguns casos, 50 cm de altura. Já nas Acelgas, as folhas são mais pequenas e arredondadas e somente ocupam um terço do caule. A parte consumida é em ambas as ervas são somente as folhas.

Acelgas Selvagens
Acelgas Selvagens

Acelgas não é o mesmo que Alabaças ou Catacuzes. As Acelgas são muito semelhantes a espinafres, tanto na forma como no sabor. Já a Alabaça ou Catacuzes embora tenham a mesma utilização, trata-se de uma espécie diferente, um pouco mais ácidas, mas também elas, muito saborosas. Só as Acelgas são neste momento produzidas em hortas e estufas. 

Alabaças ou Catacuzes
Alabaças ou Catacuzes


ACELGAS E ALABAÇAS OU CATACUZES NA CULINÁRIA E GASTRONOMIA ALENTEJANA


Tanto a Acelgas como as Alabaças ou Catacuzes são plantas silvestres e que desde sempre estiveram e estão presentes na alimentação humana ou animal. 


No Alentejo, são até veneradas, fazendo parte da gastronomia desde que há registos e memórias. Em momentos de crise, eram mesmo um vegetal indispensável para a alimentação humana.  

Com uma utilização culinária em todos os pratos como substituição de espinafres, repolho ou couve. Em saladas quando as folhas são novas e tenras (depois de “adultas” ganham um sabor amargo, por isso são escaldadas). 

A sua utilização mais comum é, nos cozidos ou açordas de grão e feijão. 


Receita Alentejana de Feijão com Acelgas

Veja a Receita Alentejana de Feijão com Acelgas


ACELGAS E ALABAÇAS OU CATACUZES NA MEDICINA POPULAR E TRADICIONAL


As acelgas, alabaças ou catacuzes são refrescantes, diuréticas e ligeiramente laxativas. Em termos da medicina popular e tradicional a acelga e as alabaças ou catacuzes eram associadas como ervas que contribuíam para a redução de problemas do aparelho digestivo e do sistema nervoso.

Por serem ricas em ferro ajudam na anemia e na digestão e saúde do fígado. A sua utilização era o cozimento de 25 a 50 gramas de folhas por litro de água. 

- Pub -


Eram também utilizadas para tratamento de inflamações viscerais, cistites, hemorroidas e nas doenças dermatológicas. Para estes males, era usado internamente, 30 gramas de folhas para 1 litro de água e, era ingerido esse resultado 3 vezes ao dia fora das refeições. Usava-se o mesmo cozimento, em uso externo, para queimaduras, abcessos, micoses, etc. 


ATENÇÃO: Todas estas indicações são do senso comum e popular, não devem ser utilizadas sem consulta médica.



2 comentários:

  1. Acelças ou Celgas é uma planta - Nome científico: Beta vulgaris var. cicla
    Catacuzes ou labaças é outra planta - Nome cientifico: Rumex azoricus

    ResponderEliminar