As nossas novidades

Receita de Bolo Rançoso (Doçaria Conventual Alentejana) – horadabuxa

 

Receita de Bolo Rançoso (Doçaria Conventual Alentejana) – horadabuxa


Receita-de-Bolo-Rançoso-Doçaria-Conventual-Alentejana-horadabuxa
Receita de Bolo Rançoso - Doçaria Conventual Alentejana - horadabuxa

O bolo rançoso é um bolo que se enquadra na chamada doçaria conventual alentejana. Um bolo que tem como base amêndoa, doce de gila e ovos. É um bolo que se desconhece exatamente a origem da sua receita.

Pensa-se que deverá ser uma receita já alterada pelo povo e da receita de Toucinho Rançoso do Convento de Monforte, basicamente e de forma muito genérica, só variando as quantidades dos ingredientes. No entanto, existe uma receita manuscrita do séc. VIII, muito semelhante ou quase igual a esta receita de Bolo Rançoso.  

É sabido que a chamada doçaria conventual tem por base a doçaria Árabe que foi introduzida na Península Ibérica pelos mesmos, no séc. VIII. Mais tarde, transformada e melhorada nos conventos portugueses.


RECEITA DE BOLO RANÇOSO (Doçaria Conventual Alentejana)


INGREDIENTES
  • 250 gr de amêndoa pelada e ralada;
  • 250 gr de doce de chila caseiro ou 375 gr de doce de compra em supermercados - a receita
  • 200 gr de açúcar amarelo;
  • 60 gr de manteiga;
  • 1/3 de 1 Copo de água;
  • 9 Gemas + 1 ovo completo;
  • 1 Colheres de sopa de farinha de trigo com fermento;
  • Papel vegetal, manteiga e banha de porco - a receita, para untar a forma;
  • Farinha de trigo para cobrir o bolo.
-pub-

PREPARAÇÃO

Comece por dar uma fervura na amêndoa para ser mais fácil pelar. De seguida com um triturador pique e rale a amêndoa – não deverá fazer farinha, deixe a amêndoa ralada de forma a que se sinta mais tarde;  

Num tacho, coloque a água e o açúcar. Vá mexendo até aquecer um pouco. Adicione a amêndoa e deixe reduzir, mexendo sempre. O preparado estará pronto assim que atinja o ponto de estrada; 

Deixe arrefecer um pouco e junte a manteiga amolecida e o doce de chila - a receita. Misture e envolva bem. Por fim, adicione as gemas batidas com o ovo, e a farinha; 

Numa forma redonda e sem buraco, unte muito bem com manteiga. Forre com papel vegetal e volte a untar o papel vegetal com banha de porco - a receita;

Verta o preparado e cubra muito bem com uma boa quantidade de farinha, para que, durante a cozedura não queime;

Receita-de-Bolo-Rançoso-Doçaria-Conventual-Alentejana-Preparação-horadabuxa

Leve a cozer em forno pré aquecido a 160ºC, sensivelmente por 45 a 50 minutos conforme o seu forno;

Deixe amornar, retire toda a farinha da cobertura e com a ajuda de um pincel, limpe bem. Desenforme e sirva.

-pub-


NOTAS: Este bolo deve ficar firme mas húmido, para isso, vá espetando um palito ou agitando a forma delicadamente e, se a massa se agitar muito é porque ainda está mal cozida. Quanto mais lenta for a cozedura melhor ficará.

É importante utilizar a farinha na cobertura para não queimar e não substitua por folha de alumínio porque não irá funcionar. A farinha para além de proteger do calor ajuda na cozedura correta.

Finalmente é muito importante a boa qualidade do doce de gila ou chila - a receita. O ideal é ser caseira, no entanto, no mercado, existem alguns doces de gila com alguma qualidade. Não compre de fraca qualidade, não irá resultar. Compre o doce de gila que contenha muitos filamentos e que não esteja muito triturado.

Por norma compro o doce de gila de qualidade superior e mesmo assim, em vez dos 250 gr que indicamos na receita, coloco a totalidade do frasco que por norma tem 375 gr. 


Receitas Relacionadas

Receita-da-Encharcada-de-Évora-ou-Encharcada-do-Convento-de-Santa-Clara-horadabuxa
Receita-original-do-Sericaia-e-um-pouco-da-sua-História-horadabuxa
Receita-de-Pão-de-Rala-Doce-Conventual-de-Évora-horadabuxa
Horadabuxa é site de divulgação de receitas culinárias da gastronomia alentejana e gastronomia Mediterrânica em geral. Somos uma equipa jovem, motivada e decidida. O Alentejo é a nossa "terra". A preservação da verdadeira gastronomia Mediterrânica e a divulgação do nosso Alentejo é o nosso objetivo. Investigar e divulgar: O nosso lema e Missão!

-pub-

Sem comentários