Receita de Bolo Rançoso (Doçaria Conventual Alentejana) – horadabuxa
Receita de Bolo Rançoso (Doçaria Conventual Alentejana) – horadabuxa
Receita de Bolo Rançoso - Doçaria Conventual Alentejana - horadabuxa |
O bolo rançoso é um bolo que se enquadra na chamada doçaria conventual alentejana. Um bolo que tem como base amêndoa, doce de gila e ovos. É um bolo que se desconhece exatamente a origem da sua receita.
Pensa-se que deverá ser uma receita já alterada pelo povo e da receita de Toucinho Rançoso do Convento de Monforte, basicamente e de forma muito genérica, só variando as quantidades dos ingredientes. No entanto, existe uma receita manuscrita do séc. VIII, muito semelhante ou quase igual a esta receita de Bolo Rançoso.
-pub-
É sabido que a chamada doçaria conventual tem por base a doçaria Árabe que foi introduzida na Península Ibérica pelos mesmos, no séc. VIII. Mais tarde, transformada e melhorada nos conventos portugueses.
RECEITA DE BOLO RANÇOSO (Doçaria Conventual Alentejana)
INGREDIENTES
- 250 gr de amêndoa pelada e ralada;
- 250 gr de doce de chila caseiro ou 375 gr de doce de compra em supermercados - a receita
- 200 gr de açúcar amarelo;
- 60 gr de manteiga;
- 1/3 de 1 Copo de água;
- 9 Gemas + 1 ovo completo;
- 1 Colheres de sopa de farinha de trigo com fermento;
- Papel vegetal, manteiga e banha de porco - a receita, para untar a forma;
- Farinha de trigo para cobrir o bolo.
-pub-
PREPARAÇÃO
Comece por dar uma fervura na amêndoa para ser mais fácil pelar. De seguida com um triturador pique e rale a amêndoa – não deverá fazer farinha, deixe a amêndoa ralada de forma a que se sinta mais tarde;
Num tacho, coloque a água e o açúcar. Vá mexendo até aquecer um pouco. Adicione a amêndoa e deixe reduzir, mexendo sempre. O preparado estará pronto assim que atinja o ponto de estrada;
Deixe arrefecer um pouco e junte a manteiga amolecida e o doce de chila - a receita. Misture e envolva bem. Por fim, adicione as gemas batidas com o ovo, e a farinha;
Numa forma redonda e sem buraco, unte muito bem com manteiga. Forre com papel vegetal e volte a untar o papel vegetal com banha de porco - a receita;
Verta o preparado e cubra muito bem com uma boa quantidade de farinha, para que, durante a cozedura não queime;
Leve a cozer em forno pré aquecido a 160ºC, sensivelmente por 45 a 50 minutos conforme o seu forno;
Deixe amornar, retire toda a farinha da cobertura e com a ajuda de um pincel, limpe bem. Desenforme e sirva.
-pub-
NOTAS: Este bolo deve ficar firme mas húmido, para isso, vá espetando um palito ou agitando a forma delicadamente e, se a massa se agitar muito é porque ainda está mal cozida. Quanto mais lenta for a cozedura melhor ficará.
É importante utilizar a farinha na cobertura para não queimar e não substitua por folha de alumínio porque não irá funcionar. A farinha para além de proteger do calor ajuda na cozedura correta.
Finalmente é muito importante a boa qualidade do doce de gila ou chila - a receita. O ideal é ser caseira, no entanto, no mercado, existem alguns doces de gila com alguma qualidade. Não compre de fraca qualidade, não irá resultar. Compre o doce de gila que contenha muitos filamentos e que não esteja muito triturado.
Por norma compro o doce de gila de qualidade superior e mesmo assim, em vez dos 250 gr que indicamos na receita, coloco a totalidade do frasco que por norma tem 375 gr.
Receitas Relacionadas
Horadabuxa é site de divulgação de receitas culinárias da gastronomia alentejana e gastronomia Mediterrânica em geral. Somos uma equipa jovem, motivada e decidida. O Alentejo é a nossa "terra". A preservação da verdadeira gastronomia Mediterrânica e a divulgação do nosso Alentejo é o nosso objetivo. Investigar e divulgar: O nosso lema e Missão!
Sem comentários