As nossas novidades

Um pouco da história do Bolo-rei e algumas receitas - horadabuxa

 

Um pouco da história do Bolo-Rei e Algumas Receitas – horadabuxa


Não é possível falar em doces de Natal sem falar em Bolo-Rei também conhecido como Bolo de Reis ou Bolo de Natal. Um bolo que tem uma história com cerca de 2000 anos de existência. 

Diz a lenda que o bolo representa os presentes que os três Reis Magos deram ao Menino Jesus, aquando do seu nascimento: a côdea simboliza o ouro; as frutas cristalizadas e secas representam a mirra; o aroma do bolo, simboliza o incenso.


Um pouco da história do Bolo-Rei e Algumas Receitas – horadabuxa


UM POUCO DA HISTÓRIA DO BOLO-REI E ALGUMAS RECEITAS


Tradicionalmente, no interior do bolo havia uma fava seca e um pequeno brinde, normalmente feito de metal ou cerâmica. A quem saísse a fava, teria o dever de pagar o próximo bolo-rei; já o brinde, dava sorte a quem o encontrasse. 

-pub-


Havia ainda quem colocasse nos bolos pequenas adivinhas, cuja recompensa seria meia libra de ouro. Infelizmente, desde 1999 que o Estado Português, por alegados motivos de segurança, proibiu que o bolo fosse comercializado com estes artigos.


MAS DE ONDE SURGIU ESTA TRADIÇÃO?


A origem do bolo de reis remonta ao tempo dos festejos romanos de Saturnália. Estes tinham por hábito eleger o "rei da festa" durante os banquetes comemorativos, o que era feito colocando uma fava seca (símbolo da fecundidade) numa doce torta redonda. Quem a encontrasse, convertia-se no rei da fava ou rei da festa. 

A Igreja Católica aproveitou o facto daquele jogo pagão ser característico do mês de Dezembro e decidiu reconvertê-lo e relacioná-lo com a Natividade e com uma Epifania (a primeira das quais ficou conhecida como Dia de Reis), ou seja, com os dias 25 de Dezembro e 6 de Janeiro. 

A influência da Igreja Católica, na Idade Média, determinou que esta última data fosse simbolizada por uma fava, introduzida num bolo, mas cuja receita se desconhece atualmente.

O bolo de reis no seu formato atual, surgiu na corte de Luís XIV, em França, para as festas do Ano Novo e do Dia de Reis. 


O Bolo-Rei depois da Revolução Francesa


No entanto, com a Revolução Francesa de 1789, a iguaria foi proibida por causa do seu nome. Felizmente e como o negócio era rentável, os pasteleiros continuaram a confecioná-lo sob o nome de gâteau des san-cullottes.

Em Portugal o bolo-rei chega no século XIX. O empresário Baltazar Júnior ao visitar Paris em 1840 teve acesso à receita francesa do bolo-rei e, encantado, decidiu trazê-lo para Portugal. A história do bolo-rei em Portugal apresenta fortes ligações aos últimos tempos da monarquia e início da república. 

-pub-


O bolo-rei projetou o destino dos irmãos e príncipes reais, D. Manuel e D. Luís Filipe (o natural sucessor do pai, o monarca D. Carlos) numa festa dos reis, realizada no Palácio das Necessidades, a fava calhou ao irmão mais novo, D. Manuel. Um mau presságio. A fava era vista pela monarquia como sinal de poder e quem tivesse a sorte de a encontrar seria coroado rei um dia. 

Segundo algumas fontes documentais os Príncipes ficaram transtornados com tal acontecimento. Coincidência ou não a 1 de Fevereiro de 1908 o rei D. Carlos e o seu filho, D. Luís Filipe, o seu natural sucessor, foram assassinados. Contra todas as probabilidades, D. Manuel assumiu o trono tornando-se no último monarca português. 

Em 1911, um ano após a implementação da República, foi proposta na Assembleia da República, uma alteração ao nome do Bolo-Rei. A ideia foi rejeitada. 

Apesar disso, até mesmo os republicanos conservadores continuavam a comê-lo, embora preferissem chamá-lo de Bolo de Natal ou Bolo de Ano Novo.


RECEITAS DE BOLO-REI

Um pouco da história do Bolo-rei e algumas receitas - horadabuxa
Um pouco da história do Bolo-rei e algumas receitas - horadabuxa
Um pouco da história do Bolo-rei e algumas receitas - horadabuxa
Um pouco da história do Bolo-rei e algumas receitas - horadabuxa
Horadabuxa é site de divulgação de receitas culinárias da gastronomia alentejana e gastronomia Mediterrânica em geral. Somos uma equipa jovem, motivada e decidida. O Alentejo é a nossa "terra". A preservação da verdadeira gastronomia Mediterrânica e a divulgação do nosso Alentejo é o nosso objetivo. Investigar e divulgar: O nosso lema e Missão!

-pub-

2 comentários:

  1. Não Conhecia a História <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda falta aí uma parte da história que ocultei de forma propositada, pois refere-se ao ano de 1938 quando foi obrigatório em Portugal voltar a chamar bolo-rei. Não falei disso porque neste momento falar do tempo da ditadura não se pode ;)

      Eliminar