As nossas novidades

Receita tradicional de Mousse de Chocolate – horadabuxa

 

Receita tradicional de Mousse de Chocolate – horadabuxa

A mousse de chocolate (ou mousse au chocolat) é um doce tradicional da França e uma das sobremesas mais famosas do mundo. O seu nome “mousse” significa “espuma”. A receita terá sido inventada no início do século XX, pelo artista francês, Henri de Toulouse-Lautrec, que a chamou inicialmente de “maionese de chocolate”.


É uma sobremesa que agrada os mais variados paladares, é leve, fácil de fazer e leva poucos ingredientes. A mousse de chocolate é uma sobremesa versátil. Pode ser utilizada de outras formas, para além, de ser simplesmente uma sobremesa tradicional. O segredo da consistência vem da preparação correta dos ovos. Aqui fica a receita tradicional de mousse de chocolate que o horadabuxa selecionou.  


RECEITA TRADICIONAL DE MOUSSE DE CHOCOLATE – HORADABUXA



TEMPO DIFICULDADE DOSES CUSTO
01:00 Baixa6 Baixo

INGREDIENTES

  • 200 gr de chocolate de tablete;
  • 5 Colheres de sopa de açúcar;
  • 6 Ovos;
  • 1 Colher de sopa de manteiga;
  • ¼ de colher de café  de baunilha em pó (facultativo). 


PREPARAÇÃO

  1. Derrete-se o chocolate com a manteiga em banho-maria;
  2. Separe as claras das gemas e, numa tigela, misture as gemas com o açúcar. Bata até formar um creme claro e misture ao chocolate – Atenção, o chocolate não deve estar quente. Se optar por utilizar a baunilha em pó, adicione nesta fase. Volte a colocar ao lume em banho-maria, mexendo constantemente até ligar;
  3. Mexe-se até arrefecer e envolve-se nas claras em castelo firme, levemente, sem bater, para não desmontar as claras;
  4. Divida em taças ou copos e leve ao frio pelo menos 5 horas. Sirva sempre fresco para não perder a consistência areada.

A receita original de mousse de chocolate tinha somente claras de ovos e chocolate e era nesta proporção: 10 claras de ovo para 1 tablete de chocolate negro de 250 gr. 

A preparação é assim: Bater as claras em castelo. Derreter à parte a tablete de chocolate negro em banho-maria. Juntar o chocolate derretido às claras e mexer. Deitar num recipiente grande ou em taças pequenas e levar ao frigorífico.


NOTAS:
  • Os ovos devem estar bem frescos para que a consistência seja ainda melhor;
  • Esta sobremesa fica ainda melhor quando passa pelo menos uma noite inteira no frigorífico;
  • Se for a seu gosto, pode decorar com folhas de hortelã, raspas de chocolate, morangos ou mesmo, polvilhar com amêndoas torradas e mal moídas.


Sem comentários