Ouriço-do-mar, um tesouro gastronómico - horadabuxa
Ouriço-do-mar, um tesouro gastronómico - horadabuxa
Ouriço do mar, um tesouro gastronómico - horadabuxa |
Há azuis, vermelhos, amarelos, castanhos, roxos, há de as cores. O Ouriço-do-mar constitui a síntese de todos os sabores. Comidos ao natural e acompanhados com pão torrado com manteiga e cerveja, são, a melhor forma de os degustar.
É o mar em estado puro quando se mete à boca e se vai comendo. É intenso o seu sabor, para além de bastante nutritivo. Um prato de ouriços deixa qualquer um satisfeito. Não esquecer também uma das suas características: o serem afrodisíacos.
OURIÇO-DO-MAR, UM TESOURO GASTRONÓMICO
Há quem coma com sumo de limão, outros, até os cozinham ou mesmo os grelham. Também há quem utilize algumas algas comestíveis, como o musgo Irlandês por exemplo, e faça algo semelhante a uma salada. No entanto, a melhor forma de os saborear, é sem dúvida, ao natural.
O consumo deste invertebrado por populações do litoral, data dos princípios do Neolítico (5000 a.C.). Na Europa, desde o século IV a.C. que aparecem referidos em manuscritos.
-pub-
Por cá, onde há mais tradição e se encontram os melhores ouriços-do-mar, é na região de Viana do Castelo, Ericeira e Sagres. Encontram-se também em quantidade no Litoral Alentejano, bem como, Açores e Madeira.
As partes comestíveis são as suas ovas e a altura do ano melhor para se saborear, é nos meses de Janeiro a Abril, embora, possamos encontrar no verão alguns ainda com ovas, mas não é aconselhável, há que preservar a sua existência. Mas vamos então saber como os preparar.
PREPARAÇÃO
Antes de mais é importante ter em atenção os seus espinhos, usando para isso, luvas de proteção.
Passo 1
Com a ajuda de uma tesoura, comece por cortar e retirar a parte de baixo do ouriço-do-mar (toda a parte mole da carapaça);
Passo 2
Com o bico da tesoura, no interior e no centro, faça um pequeno furo na carapaça para drenagem da água do seu interior (um pequeno furo mesmo) – Há que não faça essa drenagem para manter o sabor ainda mais ativo, no entanto, é aconselhável;
Passo 3
Com a tesoura, apare de seguida as bordas, de forma a caber uma colher de café ou sobremesa conforme o tamanho do ouriço-do-mar e, sem chegar à zona das ovas;
Passo 4
A parte comestível, são as suas ovas. Pode comer diretamente da carapaça ou colocar num pratinho. O importante é que o ouriço-do-mar esteja ainda vivo ou seja bastante fresco.
NOTA: Na praia, pode come-los enquanto os vai apanhando. Basta para isso ter alguma experiencia para os abrir.
Receitas Relacionadas
Horadabuxa é site de divulgação de receitas culinárias da gastronomia alentejana e gastronomia Mediterrânica em geral. Somos uma equipa jovem, motivada e decidida. O Alentejo é a nossa "terra". A preservação da verdadeira gastronomia Mediterrânica e a divulgação do nosso Alentejo é o nosso objetivo. Investigar e divulgar: O nosso lema e Missão!
-pub-
Sem comentários