Arroz de Línguas de Bacalhau com Espinafres: Uma das 1001 Receitas de Bacalhau
Arroz de Línguas de Bacalhau com Espinafres: Uma das 1001 Receitas de Bacalhau
Se há algo que nós portugueses gostamos é de bacalhau. Faz parte do nosso receituário tradicional, no entanto, existe uma parte do bacalhau que normalmente não utilizamos muito na nossa culinária, as línguas de bacalhau.
Existem algumas receitas para confecionar e consumir este acepipe de bacalhau. Mas hoje, falamos da receita de arroz de línguas de bacalhau com espinafres, uma obra-prima da nossa gastronomia.
-pub-
Com toda a certeza se fizer e provar esta receita de arroz de línguas de bacalhau com espinafres, irá ficar rendido a esta pequena iguaria. Uma combinação sublime de ingredientes que se entrelaçam em harmonia, criando uma sinfonia de sabores que despertam os sentidos.
Um Prato que até à Década de 1960 Era muito Utilizado
Deixe-se levar pela curiosidade, pela paixão e pela vontade de experimentar algo novo e prove este prato bem típico daquilo que era há anos atrás a necessidade de com pouco fazer muito para nos matar a fome.
-pub-
Embora hoje não seja um prato muito conhecido, com certeza que os leitores com mais idades se devem lembrar desta iguaria. Em Espanha, principalmente na região da Galiza, continua a ser um prato de referência da sua gastronomia. Seria bom que por cá não se perdesse porque de facto é bem saborosa.
RECEITA DE ARROZ DE LÍNGUAS DE BACALHAU COM ESPINAFRES
INGREDIENTES
(para 4 pessoas)
- 500 gr de línguas de bacalhau;
- 1 Cebola;
- 2 Dente de alho;
- 1 Tomate maduro;
- 1 Molho de espinafres frescos ou em alternativa 100 gr de congelados;
- 1 Molhinho de coentros frescos (facultativo);
- 200 gr de arroz carolino;
- Azeite, Sal e Pimenta a gosto e q.b.
PREPARAÇÃO
Se utilizar línguas de bacalhau secas ou salgadas coloque-as de molho em água a dessalar no dia anterior.
Passo 1
Num passador coloque as línguas de bacalhau e passe-as por água corrente, escorra e reserva;
Passo 2
Num tacho com azeite a tapar o fundo amoleça a cebola picada e os alhos laminados. Adicione o tomate sem pele nem sementes e bem picadinho. Em lume brando e com o tacho tapado deixe cozinhar um pouco, 5 minutos serão suficientes;
Passo 3
Acrescente os espinafres e deixe cozinhar até reduzir sensivelmente para metade do volume (se utilizar congelados, até começarem a descongelar) e adicione o arroz e as línguas de bacalhau. Tempere de sal e pimenta a gosto (atenção ao sal que as línguas de bacalhau possam conter) e envolva, mexendo tudo por 2 a 3 minutos;
-pub-
Passo 4
Por fim, acrescente água quente na quantidade que desejar, sendo que este arroz se quer caldoso. Deixe cozinhar em lume brando, mexendo ocasionalmente, até que o arroz esteja no ponto. Se a sua opção é utilizar coentros, introduza-os picados a meio da cozedura do arroz;
Durante a cozedura do arroz vá acrescentando água quente se necessário. Retifique o tempero e sirva acabado de fazer.
Receitas Relacionadas
Nota Final: Se gosto desta receita de arroz de línguas de bacalhau com espinafres não fique por aqui. No nosso blog tem muitas outras receitas de bacalhau e da gastronomia portuguesa e mediterrânica que com toda a certeza serão do seu agrado.
(1) Publicação atualizada no dia 01.10.2025 às 14:54




Sem comentários