As nossas novidades

Receita de Estufado de Porco Alentejano com Alcachofras – horadabuxa


Receita de Estufado de Porco Alentejano com Alcachofras – horadabuxa


Receita-de-Estufado-de-Porco-Alentejano-com-Alcachofras-horadabuxa
Receita de Estufado de Porco Alentejano com Alcachofras - horadabuxa

Utilizada na alimentação humana desde os primórdios da sua existência, a sua utilização na alimentação humana é feita das mais variadas formas: cozidas, estufadas, assadas, em conservas, como ingrediente principal, como complemento proteico ou simplesmente como petisco. 

Podem ser cozinhas somente com água, louro e sumo de limão, cozinhadas no micro-ondas temperadas com sal e azeite e polvilhadas com uma erva aromática a gosto, como tomilho, alecrim ou manjericão por exemplo. A Vapor temperadas com alho e limão. Assadas no forno com azeite, limão, sal e alecrim. Enfim, no seu consumo e na sua forma de as cozinhar, poderemos utilizar todas as técnicas conhecidas. 

De entre as muitas receitas existentes, o horadabuxa, deixa-lhe aqui a receita de alcachofras estufadas com carne de porco alentejano.  

RECEITA DE ESTUFADO DE PORCO ALENTEJANO COM ALCACHOFRAS


TEMPO DIFICULDADE DOSES CUSTO
01:30 Baixa 6 Baixo


INGREDIENTES
  • 1 kg de carne da perna de porco alentejano;
  • 4 Tomates maduros;
  • 1 Cebola;
  • 3 Dentes de alho;
  • 125 ml de vinho branco de boa qualidade;
  • 250 gr de Cogumelos frescos ou de conserva; 
  • 4 Batatas (facultativo);
  • 1/4 de Pimento verde;
  • 1/4 de Pimento vermelho; 
  • 4 Alcachofras frescas;
  • 1 Colher de sopa de farinha de trigo;
  • Azeite, Sal e Pimenta a gosto.
-pub-

PREPARAÇÃO

Comece por cortar e limpar a carne de gorduras e nervuras, tempere de sal;

Num saco de plástico ou recipiente fechado, coloque a farinha e a carne. Com movimentos circulares e de cima para baixo, envolva a farinha e a carne;

Numa panela com azeite a tapar o fundo, em lume alto, doure a carne. Depois de dourada, adicione a cebola e os alhos picados e reduza o lume a fraco. Junte também o pimento cortado em tiras finas. Tempere de pimenta a gosto;

Retire a pele ao tomate e com a ajuda de um esmagador ou garfo, esmague-o bem. Adicione ao preparado. Suba o lume para forte e envolva bem. Deixe cozinhar por uns minutos, refresque com o vinho branco e deixe evaporar o álcool do vinho, mexendo sempre;

Adicione água quente até cobrir a carne, tape a panela e deixe cozinhar por 15 a 20 minutos. A meio da cozedura, junte os cogumelos previamente preparados;

Enquanto a carne coze, limpe as alcachofras e se for sua opção corte as batatas em rodelas ou pequenos cubos; 

Incorpore as alcachofras e as batatas se for a sua opção e em lume médio deixe cozinhar até que se cozam e o molho apurar a gosto;

Retifique de temperos se necessário e sirva.


SABER UM POUCO MAIS SOBRE AS ALCACHOFRAS

 
A Alcachofra é uma planta com origem na região sul do mar Mediterrâneo, mais concretamente da região do Magrebe. É um parente próximo do cardo comum, tendo sido introduzida na Península Ibérica há muitos, muitos anos, onde, encontrou todas as condições para florir e se desenvolver, sendo hoje, muitas vezes, confundida com uma planta nativa da região mediterrânica a norte.

Alcachofras-utilizada-na-alimentação-humana-desde-os-primórdios-horadabuxa
Alcachofras utilizada na alimentação humana desde os primórdios - horadabuxa

Utilizada na alimentação humana desde os primórdios da sua existência, em Portugal e essencialmente no Alentejo e Algarve faz parte da gastronomia popular desde sempre. Embora tenha caído em desuso nas décadas de 1940/1950, a sua utilização está a crescer novamente.

Na vizinha Andaluzia, as alcachofras, eram e continuam a ser muito veneradas e utilizadas.

A sua utilização na alimentação humana é feita das mais variadas formas: cozidas, estufadas, assadas, em conservas, enfim, como ingrediente principal, como complemento proteico ou simplesmente como petisco. 

Podem ser cozinhas somente com água, louro e sumo de limão, cozinhadas no micro-ondas temperadas com sal e azeite e polvilhadas com uma erva aromática a gosto, como tomilho, alecrim ou manjericão por exemplo. A Vapor temperadas com alho e limão. Assadas no forno com azeite, limão, sal e alecrim. Enfim, no seu consumo e na sua forma de as cozinhar, poderemos utilizar todas as técnicas conhecidas.


Receitas Relacionadas

Receita-de-Alcachofras-Cozidas-com-Camarão-horadabuxa
Receita-de-Dobrada-com-Feijão-Branco-horadabuxa
Receita-de-Coelho-Estufado-à-moda-do-Alentejo-horadabuxa
Horadabuxa é site de divulgação de receitas culinárias da gastronomia alentejana e gastronomia Mediterrânica em geral. Somos uma equipa jovem, motivada e decidida. O Alentejo é a nossa "terra". A preservação da verdadeira gastronomia Mediterrânica e a divulgação do nosso Alentejo é o nosso objetivo. Investigar e divulgar: O nosso lema e Missão!

-pub-

Sem comentários