Bolo de Santiago, da Galiza ao Alentejo: História, Lenda e Receitas
Bolo de Santiago, da Galiza ao Alentejo: História, Lenda e Receitas
O bolo de Santiago é bolo típico da região da Galiza, no noroeste de Espanha, mas também é popular em Portugal, em especial no Alentejo e mais concretamente na região de Santiago do Cacém. O bolo tem um sabor intenso de amêndoas e é normalmente decorado com a cruz de Santiago feita com açúcar em pó (também conhecido como açúcar de confeiteiro).
![]() |
| Bolo de Santiago - Galiza |
A receita tradicional do bolo de Santiago é feita com ingredientes simples, amêndoas moídas, açúcar, ovos e raspas de limão. A massa é depois em forno até ficar dourada e firme ao toque. Quando o bolo é retirado do forno, é polvilhado com açúcar em pó e decorado com uma cruz de Santiago, geralmente feita em papel.
Acredita-se que a origem do bolo de Santiago remonta ao século XVI, quando o apóstolo Santiago (São Tiago, em português) foi proclamado padroeiro da Galiza pelo rei Felipe II de Espanha.
O Bolo de Santiago: O Verdadeiro Símbolo da Hospitalidade
O bolo de Santiago ao longo dos séculos, tornou-se um símbolo da hospitalidade e da cultura da região da Galiza e é uma das principais iguarias servidas aos peregrinos que fazem o Caminho de Santiago, uma rota de peregrinação que termina na cidade de Santiago de Compostela.
O BOLO DE SANTIAGO DE SANTIAGO DO CACÉM
O Bolo de Santiago de Santiago do Cacém é uma versão portuguesa do tradicional bolo da Galiza. Acredita-se que a receita tenha sido trazida para Portugal pelos peregrinos que faziam o Caminho de Santiago.
![]() |
| Bolo de Santiago de Santiago do Cacém |
A história do Bolo de Santiago de Santiago do Cacém começa na década de 1930, quando um pasteleiro de Santiago do Cacém, Alentejo litoral, chamado José dos Santos Fernandes, decidiu criar sua própria versão do conhecido bolo de Santiago da Galiza. O pasteleiro que era conhecido pelas suas habilidades na cozinha, misturou amêndoas moídas, açúcar e ovos para criar uma massa que lembrava a textura e o sabor do bolo de Santiago.
-pub-
O Bolo ficou famoso na região e começou a ser vendido em padarias e pastelarias locais. A receita começou a ser tão popular, que em 1994, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA) reconhece-a e certifica-a como um produto regional alentejano.
Hoje em dia, o Bolo de Santiago de Santiago do Cacém é uma das sobremesas mais apreciadas na região do Alentejo e é conhecido por seu sabor intenso a amêndoas. Com o passar dos anos, começou a ser coberto com doce de ovos ou uma pequena camada de creme de chocolate e a decoração deixou de utilizar o açúcar em pó, substituído por uma cruz de Santiago feita em massa de açúcar.
RECEITA DO BOLO DE SANTIAGO DE SANTIAGO DO CACÉM
INGREDIENTES
- 250gr de amêndoa moída com pele;
- 250gr de açúcar;
- Doce de gila a gosto – no minino 1 pires de café, no máximo um prato de sobremesa mal cheio;
- 5 Ovos;
- 100gr de chocolate em pó.
PREPARAÇÃO
Passo 1
Num recipiente coloque a amêndoa moída e envolva com o açúcar e o chocolate em pó. Adicione de seguida a gila picada e os ovos batidos (cortados com a faca primeiro). Misture e envolva tudo muito bem;
Passo 2
Numa forma untada e papel vegetal bem untado leve a cozer em lume brando – o bolo não se requer muito cozido, convém ficar húmido. Arrefece na forma;
-pub-
Passo 3
Para finalizar, poderá utilizar a técnica do bolo de Santiago da Galiza ou então barrar com doce de ovos e salpicado de amêndoa às lascas ou mesmo com creme de chocolate. Sendo que não se deve esquecer da cruz de Santiago para decoração.
RECEITA DE BOLO DE SANTIAGO DA GALIZA
INGREDIENTES
- 125gr de farinha de amêndoa ou amêndoa moída;
- 100gr de açúcar;
- 5 Ovos;
- 1 Raspa de limão;
- ½ Colher de chá de canela em pó;
- Açúcar em pó ou de confeiteiro para decoração.
PREPARAÇÃO
Passo 1
Numa tigela misture a farinha de amêndoa com a canela, o açúcar e a raspa de limão. Adicione os ovos e misture até obter uma mistura homogênea;
Passo 2
Unte e enfarinhe uma tarteira, coloque a massa e leve a cozer em forno pré-aquecido a 180ºC. sensivelmente 45 minutos;
-pub-
Passo 3
Enquanto o bolo coze prepare o molde da cruz de Santiago (pode imprimir e recortar);
Passo 4
Retire o bolo, desenforme e deixe arrefecer. Coloque depois a cruz em papel no centro do bolo e polvilhe à sua volta com bastante açúcar em pó, elemento que contribui para caraterizar o bolo mas que pode dispensar se for a sua opção.
Remova a cruz com cuidado e desfrute do Bolo de Santiago.
A LENDA DO BOLO DE SANTIAGO
A lenda do Bolo de Santiago está relacionada à peregrinação a Santiago de Compostela, Galiza, Espanha, onde fica a Catedral de Santiago de Compostela, local de descanso final do apóstolo Santiago.
A lenda diz que um peregrino que passava por uma região da Galiza, chamada de Padrón, ficou doente e sem dinheiro para pagar a hospedagem. Um casal local, que tinha poucos recursos, decidiu acolher o peregrino em sua casa e, como não tinham muita comida para oferecer, prepararam um bolo com amêndoas, açúcar e ovos.
Ao provar o bolo, o peregrino ficou emocionado com a generosidade do casal e a simplicidade do bolo. Depois de curado, o peregrino seguiu viagem e, ao chegar a Santiago de Compostela, contou a história do bolo para os outros peregrinos. A partir daí, o bolo passou a ser conhecido como Bolo de Santiago e a ser consumido pelos peregrinos como um símbolo de generosidade e gratidão.
A Cruz de Santiago simboliza a Cruz de Cristo e o apostolado de Santiago. O bolo tornou-se tão popular entre os peregrinos que passou a ser vendido em lojas, padarias e pastelarias ao longo do Caminho de Santiago.
Receitas Relacionadas
Nota Final: Se gostou desta viagem pelo bolo de Santiago, tanto o Galego como o Alentejano, não fique por aqui. No blog encontra muitas outras curiosidades e receitas típicas da gastronomia portuguesa e mediterrânica. Explore e deixe-se levar pelos sabores e aromas.
(1) Publicação atualizada no dia 29.10.2025 às 12:01





Sem comentários