Dicas para manter o pão sempre fresco e conservar em condições - horadabuxa
Dicas para manter o pão sempre fresco e conservar em condições - horadabuxa
Dicas para manter o pão sempre fresco e conservar em condições - horadabuxa |
Conservar e manter o pão sempre fresco é algo simples e fácil. Antes demais, é necessário saber que o pão não seca, o pão transforma-se num processo químico, essencialmente, através da fermentação e do glúten que contem.
Quando o pão coze, as suas partículas absorvem a humidade do glúten, tornando o pão húmido. Essas características mantêm-se mesmo depois da cozedura.
-pub-
Quando o pão começa a arrefecer, dá-se outro processo químico: A estrutura molecular altera-se e começa a cristalizar. Esse processo origina que a água ou humidade vá evaporando, o que provoca que o pão altere.
Depois se o voltarmos a aquecer, como por exemplo utilizando em torradas, volta a ocorrer um novo processo químico de regeneração. Por esse motivo, torrar uma fatia de pão duro, transforma-o novamente em pão mole e húmido. Siga as nossas dicas para manter o pão sempre fresco e conservar em condições.
TRUQUES E DICAS PARA MANTER O PÃO SEMPRE FRESCO E CONSERVAR EM CONDIÇÕES
Mas qual o melhor pão?
Quanto mais grossa a côdea, mais proteção tem o miolo, que deve ser fofo. Dê preferência a pão bem cozido. A côdea deve ser estaladiça, grossa e crocante. No entanto, cada pão tem as suas características próprias.
Os pães que levam gordura na sua composição, como manteiga ou azeite, duram mais tempo. Já as chamadas baguetes e os chamados papo-secos ou carcaças, perdem qualidade em menos de um dia, no entanto, também poderão são bem úteis e agradáveis de consumir passado
alguns dias.
Nunca guarde o pão ainda quente
Comprar pão quente e “fecha-lo” ainda quente é um erro enorme. Se pretender consumir pão ainda morno, terá de o consumir na hora. Se a ideia for servi-lo mais tarde, então deixe-o arrefecer ao ar, tapado com um pano (se for pano cru melhor) até que arrefeça completamente.
-pub-
O vapor largado pelo pão, quando guardado nos comuns sacos de plástico, cria o ambiente ideal para os fungos que causam o bolor se desenvolvam e que, a sua côdea, fique mole e sem qualidade nenhum, para além de ir afectar a conservação do mesmo.
A côdea é o que protege o pão, tal como um casaco que nos protege do frio no inverno.
Outro erro comum no que ao pão diz respeito
Hoje existe em qualquer padaria ou supermercado, pão já fatiado. Não utilize pão fatiado, mesmo que seja para consumir no dia. Corte sempre o pão em casa e consoante a necessidade de consumo.
O pão fatiado fica exposto a agressões de temperatura ambiente e vai ditar-lhe a sua morte.
Outro truque e dica fundamental para manter o pão fresco e conservar em condições, é a necessidade de manter o miolo como se fosse uma concha, isso para o manter fresco. Desta forma, temos que ter em atenção como o cortamos, se o queremos manter fresco por mais tempo.
Como se deve guardar o pão
O pão deve ser sempre guardado em sacos de tecido (se forem de pano cru melhor), tradicionalmente chamados de talegos, ou então se não tiver saco de tecido, em sacos de papel. É necessário que a crosta ou côdea se mantenha firme, consistente, estaladiça e, com alguma humidade.
-pub-
Esqueça o plástico, porque para manter o pão vivo é necessário ser guardado e protegido de forma a “respirar” e preferencialmente em local seco mas arejado.
Se usar caixa de pão, use caixa de madeira, nunca de plástico ou metal e, sempre, dentro de um saco de tecido. Desta forma, irá conseguir guardar o pão em condições de ser consumido por alguns dias ou mesmo durante uma ou mais semanas se for pão de boa qualidade.
Outra dica e truque para manter o pão fresco e conservar em condições tem a ver com o corte. Deverá cortar sempre o pão de forma a que vá criando algo semelhante a uma bola, desta forma protege melhor o seu miolo.
Devo ou não congelar o pão?
Sim, o pão pode e deve ser congelado quando temos excesso ou mesmo, quando compramos pão de qualidade, numa ou outra padaria da Aldeia ou Vila, que felizmente ainda o faz de forma artesanal, usando o tradicional fermento.
Nesse caso, utilize sempre sacos de plástico e deverá corta-lo na quantidade que depois o consuma, no próprio dia ou seguinte.
Se optar por cortar em fatias, deverá retirar somente a quantidade que irá consumir na hora e descongele no micro-ondas.
Já se for para consumir no dia ou no dia seguinte, retire do congelador e, descongele de forma natural, enrolando sempre o pão num pano e deixando-o em cima da bancada da cozinha.
Depois de descongelado, proceda da mesma forma que já mencionei como o conservar.
Uma dica e truque importante
Poderá colocar uma batata crua bem lavada dentro do saco de tecido onde guarda o pão. A batata vai ajudar a estabilizar a humidade necessária para uma conservação melhorada e duradoura do seu pão.
Receitas Relacionadas
Horadabuxa é site de divulgação de receitas culinárias da gastronomia alentejana e gastronomia Mediterrânica em geral. Somos uma equipa jovem, motivada e decidida. O Alentejo é a nossa "terra". A preservação da verdadeira gastronomia Mediterrânica e a divulgação do nosso Alentejo é o nosso objetivo. Investigar e divulgar: O nosso lema e Missão!
Sem comentários