As nossas novidades

Receita, História e Origem do tradicional Pudim Flan – horadabuxa

 

Receita, História e Origem do tradicional Pudim Flan – horadabuxa


Receita-História-e-Origem-do-tradicional-Pudim-Flan-horadabuxa
Receita História e Origem do tradicional Pudim Flan - horadabuxa

O pudim flan é um clássico da doçaria portuguesa e não só. É um doce conhecido de todos nós e que deverá ser também do gosto e agrado da maioria. Conheça a sua história, origem e receita tradicional.

Existem algumas receitas diferente para a sua confeção, dependendo de regiões para regiões e, também das tradições familiares na sua confeção e segredos.

 

RECEITA, HISTÓRIA E ORIGEM DO TRADICIONAL PUDIM FLAN


Existem 2 teorias sobre a sua origem, uma francesa do séc. XVII conhecido como "flan" e que, era uma sobremesa com uma mistura de creme de leite e açúcar, cozido numa crosta de massa folhada, algo semelhantes ao nosso conhecido pastel de nata.

No entanto, acredita-se que a sua origem estará numa tradicional receita romana, chamada na época de "infladum".

-pub-



O "Infladum" é uma sobremesa antiga da doçaria romana e muito apreciada na época. A origem exata é desconhecida, mas acredita-se que tenha sido criada entre os séculos I e IV d.C.

O “Infladum” era confecionado com queijo de cabra fresco, mel, ovos, pimenta e canela. A mistura de queijo, mel e especiarias era batida até ficar uma pasta homogênea e, de seguida, eram adicionados os ovos batidos. A massa ia então numa forma untada com azeite e, era cozida em forno de lenha até ficar dourada e inflada.

Infladum” a receita romana que dá origem ao Pudim Flan 


Acredita-se que o “Infladum” tenha sido uma sobremesa popular de todas as classes sociais na época romana. Era frequentemente servido em banquetes e festas, mas também, consumida como sobremesa simples em todas as casas e famílias.

Embora o “Infladum” seja uma sobremesa tradicional da doçaria romana, não é muito comum na doçaria moderna. No entanto, existem muitas variações da receita, que incluem ingredientes como: leite, natas, ricota e até mesmo farinha de trigo.

Deverá pois ser a receita do “Infladum” a que estará na origem do nosso conhecido Pudim Flan.


RECEITA TRADICIONAL DO PUDIM FLAN


TEMPO DIFICULDADE DOSES CUSTO
01:00 Baixa 12 Baixo


INGREDIENTES

Para a calda ou caramelo:
  • 200 gr açúcar;
  • 50 ml de água.

Para o pudim:
  • 5 Ovos + 1 gema;
  • 6 Colheres sopa de açúcar (aproximadamente 150 gr);
  • Meio litro de leite;
  • 1 Colher de chá de essência de baunilha.
-pub-


PREPARAÇÃO

Para a calda ou caramelo:

Numa tradicional forma de alumino para bolos (a média com cerca de 20X9 cm) coloque o açúcar e leve ao lume para caramelizar;

Vá mexendo sempre com uma colher para não queimar até ganhar um tom dourado;

Quando ficar com uma cor uniforme adicione a água – é necessário muito cuidado para não se queimar e nem queimar o açúcar, irá salpicar bastante. Mexa de imediato para dissolver e não queimar, até, ao ponto intermédio entre o ponto de pérola e o ponto fio de cabelo;

Retire do lume e com cuidado e a ajuda de uma colher, vá distribuído o caramelo pelas paredes interior da forma. Reserve no frio para solidificar um pouco e enquanto prepara o pudim.

Receita-História-e-Origem-do-tradicional-Pudim-Flan-horadabuxa-preparação
Receita História e Origem do tradicional Pudim Flan, preparação - horadabuxa

Para o pudim:

Num recipiente coloque todos os ingredientes e com a varinha mágica bata muito bem – Poderá bater com a batedeira ou até num triturador, embora a farinha mágica seja a melhor a utilizar;

Derrame o preparado na forma e coloque a forma num tabuleiro de assar (paredes altas) com cerca de 2 dedos de água de altura, para cozer em banho-maria;

Tape com folha de alumínio e leve ao forno a 200º cerca de 40 minutos, sem ventilador ligado e com as 2 resistências (baixo e cima). Se necessário vá colocando mais água no tabuleiro à medida que vá evaporando;

Passado os 40 minutos ou quando o pudim estiver cozido a gosto, retire a folha de alumínio e deixe ficar mais 2 ou 3 minutos até que ganhe uma cor mais dourada a gosto;

Retire do forno e na forma ainda deixe arrefecer. Depois de arrefecer leve ao frigorífico aproximadamente 3 a 4 horas até solidificar por completo, ou mesmo, de um dia para o outro.


Desenforme e sirva.


Receitas Relacionadas

Receita-de-Pudim-de-Coco-Horadabuxa
Receita-de-Bolo-de-Nestum-com-Mel-Horadabuxa
Receita-de-Pudim-Francês-Horadabuxa
Horadabuxa é site de divulgação de receitas culinárias da gastronomia alentejana e gastronomia Mediterrânica em geral. Somos uma equipa jovem, motivada e decidida. O Alentejo é a nossa "terra". A preservação da verdadeira gastronomia Mediterrânica e a divulgação do nosso Alentejo é o nosso objetivo. Investigar e divulgar: O nosso lema e Missão!

-pub-

Sem comentários