Vamos a elas, Receita de Compota e Geleia de Cerejas – horadabuxa
Vamos a elas, Receita de Compota e Geleia de Cerejas – horadabuxa
Receita de Compota de Cerejas - horadabuxa |
As cerejas são talvez o fruto que todos nós gostamos. Podem-se utilizar das mais variadas formas, mas hoje, falamos de duas receitas: Receita de Compota e Receita de Geleia de cerejas.
VAMOS A ELAS, RECEITA DE COMPOTA E GELEIA DE CEREJAS
As geleias e compotas podem fazer-se em grandes quantidades nas épocas em que as frutas mais abundam e em que são, por conseguinte, mais baratas e manter-se perfeitas durante todo o ano, desde que se guardem em frascos esterilizados e hermeticamente fechados, segundo algumas simples regras básicas. Vamos a elas, receita de Compota e Geleia de Cerejas – horadabuxa.
RECEITA DE COMPOTA DE CEREJAS
INGREDIENTES
- 1 kg Cerejas sãs;
- 1/2 kg Açúcar;
- 3 dl de água;
- Sumo de 1 limão (facultativo).
-pub-
PREPARAÇÃO
Lave bem as cerejas, remova os caroços e corte-as ao meio;
Numa panela coloque o açúcar, o sumo de limão (se for a sua opção) e a água. Misture e envolva bem;
Quando levanta fervura, juntam-se as cerejas, tapam-se e deixam-se cozer em lume brando durante 5 a 10 minutos conforme a rigidez das cerejas;
Deitam-se num passador e escorrem-se. As cerejas colocam-se num frasco de vidro devidamente esterilizado;
Ferve-se a calda destapada até ficar em ponto um pouco grosso e deita-se sobre as cerejas reservadas.
RECEITA DE GELEIA DE CEREJAS
Receita de Geleia de Cerejas - horadabuxa |
INGREDIENTES
- Cerejas;
- Açúcar,
- Rum;
- Pectina (facultativo);
- Água.
-pub-
PREPARAÇÃO
Há duas receitas-base para fazer geleia: a clássica, em que o gelatinoso se obtém através de prolongada fervura, e a moderna, em que, pela simples adição de pectina, o mesmo resultado se consegue com uma fervura rápida.
Diga-se desde já que este último processo tem todas as vantagens, até por reter muito mais intensamente o aroma das cerejas. (A pectina vende-se líquida ou em pó e as embalagens inserem as instruções relativas ao seu emprego).
Lavam-se as cerejas muito bem em água corrente, descaroça-se e cortam-se em pedacinhos;
Colocam-se numa panela em água até as cobrirem bem (cerca de 1 L para cada quilo de cerejas) e cozem-se em lume brando até ficarem desfeitas, mexendo de vez em quando;
Utilizando um pano cruz ou de flanela e em forma de saco, côa-se pendurado, sem espremer para que a geleia não venha a ficar turva (para maior limpidez, pode coar-se para outro saco), e, para cada litro de líquido obtido, juntam-se-lhe 600 a 800 gr de açúcar conforme o gosto;
Adiciona-se, para aromatizar, 1 colher de rum por cada litro de líquido coado.
Leva-se a lume brando, mexendo até dissolver o açúcar e, deixa-se ferver devagarinho até engrossar e fazer ponto de geleia. Nessa altura, o líquido espesso cai da colher como uma fita larga e, deitando uma colherada num pires, abre estrada se se lhe passar um dedo pelo meio.
NOTA: É conveniente nunca utilizar mais de 2 litros de sumo de cada vez que se faz geleia e, para um supremo requinte de perfeição, o ideal é que 3/4 das cerejas seja bem madura e o outro 1/4 ainda um tanto rija.
Receitas Relacionadas
Horadabuxa é site de divulgação de receitas culinárias da gastronomia alentejana e gastronomia Mediterrânica em geral. Somos uma equipa jovem, motivada e decidida. O Alentejo é a nossa "terra". A preservação da verdadeira gastronomia Mediterrânica e a divulgação do nosso Alentejo é o nosso objetivo. Investigar e divulgar: O nosso lema e Missão!
-pub-
Sem comentários