Queijo de Figo do Algarve - Um Tesouro da Doçaria Tradicional




Queijo de Figo do Algarve - Um Tesouro da Doçaria Tradicional



O Queijo de Figo do Algarve é muito mais do que um simples doce – é um verdadeiro símbolo da doçaria algarvia tradicional e um orgulho da gastronomia regional do Algarve. Com raízes profundas que remontam ao período muçulmano, esta receita com história encerra séculos de tradição em cada dentada. Quem visita o sul de Portugal não resiste ao encanto desta iguaria portuguesa artesanal, que continua a ser preparada com técnicas ancestrais passadas de geração em geração.


Queijo de Figo do Algarve - Um Tesouro da Doçaria Tradicional - Horadabuxa


O seu nome pode enganar os mais distraídos, pois não se trata de queijo no sentido convencional. O Queijo de Figo, feito essencialmente com figo seco, distingue-se pela sua textura única e formato característico, que em tempos servia como forma engenhosa de conservar sabores autênticos durante todo o ano. Hoje, tornou-se presença obrigatória nas mesas festivas e nas sobremesas tradicionais portuguesas, sendo um verdadeiro ex-líbris da doçaria típica portuguesa.

-pub-

O Algarve é conhecido pelas suas praias de sonho, mas poucos sabem que guarda também um património gastronómico do sul de Portugal absolutamente fascinante. Entre os doces conventuais portugueses, os frutos secos e os aromas exóticos herdados de outras culturas, o Queijo de Figo destaca-se como um dos mais emblemáticos embaixadores da região. Basta provar uma vez para perceber porque conquista tanto quem cá nasce como quem cá passa.


Queijo de Figo do Algarve: O Doce Medieval que não passa de Moda


Ao longo dos anos, esta especialidade algarvia tem ganho protagonismo nas feiras tradicionais, onde se tornou tendência entre os amantes de receitas antigas do Algarve e doces para oferecer. É impossível ficar indiferente ao seu aspeto rústico e irresistível, que desperta memórias, desperta curiosidade e, claro… desperta o apetite.

-pub-

Se também ficou com vontade de descobrir este tesouro doce do Algarve, prepare-se para viajar no tempo através do sabor. A seguir, revelamos uma receita fácil e tradicional para recriar em casa esta maravilha histórica — e surpreender todos com um pedaço autêntico dos sabores do Algarve.


RECEITA DE QUEIJO DE FIGO DO ALGARVE


Com a chegada dos Muçulmanos à Península Ibérica no séc. VIII, chegaram também os doces com a utilização de figos e amêndoas, entre outros. As gentes do Algarve com o seu engenho e imaginação, fizeram com esses dois ingredientes, verdadeiras maravilhas. É o caso desta receita de queijo de figo.


INGREDIENTES
  • 400 gr de figos frescos ou 250 gr de figos secos;
  • 250 gr de amêndoas peladas;
  • 250 gr de açúcar;
  • 25 gr de chocolate em pó;
  • 1,5 dl de água;
  • Aguardente de medronho a gosto;
  • Canela, Erva-doce e Raspa de limão q.b.


PREPARAÇÃO

Passo 1
Comece por preparar os figos e a amêndoa (poderá utilizar figos já secos e amêndoas já torradas de compra – mas não é o mesmo). No tabuleiro do forno, a 120ºC torre os figos até ficarem ao seu gosto (desidratados mas com alguma humidade). Enquanto os figos arrefecem, torre as amêndoas mas com o forno a 160ºC;

Passo 2
Triture grosseiramente as amêndoas e desfaça os figos com a ajuda das mãos e um pisador. Reserve alguns figos e amêndoas para decoração final;

Passo 3
Num tacho leve a água e o açúcar e assim que começar a ferver adicione a raspa de limão, a canela, a erva-doce, a aguardente de medronho e envolva. Adicione de seguida o chocolate em pó. Envolva e misture tudo muito bem. Vá mexendo com a ajuda de uma colher de pau até atingir o ponto de estrada. Assim que atingir o ponto de estrada acrescente a amêndoa, envolva e deixe ferver por aproximadamente 3 minutos ou até ter um aspeto homogéneo;

Passo 4
Acrescente os figos e envolva-os no preparado até que fiquem numa massa uniforme e uma bola que descola do fundo do tacho – 3 a 4 minutos;

-pub-

Passo 5
Sobre uma folha de papel vegetal verta o preparado até que fique morno e que possa ser trabalhada com as mãos;

Passo 6
Assim que esteja morno e com as mãos, vá moldando pequenas porções em forma de um queijo, ou dando-lhe a forma que mais gostar. À medida que trabalha o preparado, vá polvilhando com açúcar para ajudar a adquirir a forma pretendida. Poderá também fazer em forma de bolo e servir cortado às fatias.

Por fim, decore a gosto com os figos e as amêndoas torradas que reservou e sirva.


NOTAS: Claro que cada um de nós consome estes queijinhos de figos e amêndoas do Algarve como mais gostar, no entanto, se os acompanharmos com uma boa aguardente de medronho, é talvez, das melhores experiencias que poderemos ter.


Receitas Relacionadas

Receita-de-Torta-de-Laranja-húmida-horadabuxa
Receita-de-Tarte-de-Amêndoa-horadabuxa
Pudim-de-Laranja-à-moda-do-Algarve-horadabuxa

Nota Final: Esperamos que tenha gostado de conhecer o Queijo de Figo do Algarve e toda a sua história fascinante. Se quer continuar a descobrir o melhor da doçaria tradicional portuguesa e outras receitas típicas do Algarve, explore as nossas publicações e deixe-se inspirar por sabores que atravessam gerações. Há sempre uma nova surpresa à espera na nossa cozinha!

(1) Publicação atualizada no dia 17.10.2025 às 11:52

Sem comentários