Bacalhau à Brás Tradicional – O Clássico da Cozinha Portuguesa que nunca Falha




Bacalhau à Brás Tradicional – O Clássico da Cozinha Portuguesa que nunca Falha



O Bacalhau à Brás é talvez o mais popular prato de bacalhau em Lisboa. Apesar de muitas semelhanças com o “Bacalhau à Lisbonense” ou “Bacalhau à Assis”. É uma receita atribuída a um taberneiro do Bairro Alto, nos finais do século XIX, de seu nome “Braz”.


Bacalhau à Brás Tradicional – O Clássico da Cozinha Portuguesa que nunca Falha - Horadabuxa


A culinária está constantemente em evolução e mutação. O bacalhau à Brás é um exemplo bem claro. Com a chegada das batatas fritas palha, embaladas e de fácil aquisição, adicionando a falta de tempo para cozinhar, o bacalhau à Brás, sofre uma alteração enorme na década de 1980.

-pub-

De tal forma, que hoje, muitos jovens nem reconhecem o sabor do verdadeiro e tradicional bacalhau à Brás, tal é a diferença entre utilizar batata frita em palitos e caseira e, as batatas fritas palha que hoje são de fácil aquisição.    


O Inconfundível Bacalhau à Brás: Orgulho da Gastronomia Portuguesa


Mas o Bacalhau à Brás é daqueles clássicos da culinária portuguesa que conseguem transformar um dia comum num momento especial. Seja num jantar rápido em família, numa festa entre amigos ou simplesmente para matar saudades de uma boa cozinha portuguesa fácil, o Bacalhau à Brás nunca falha. É reconfortante, irresistível e carrega consigo aquele toque caseiro que tanto nos apaixona.

-pub-

Ao longo dos anos surgiram muitas versões e adaptações, mas a verdade é que o estilo tradicional continua no topo das receitas típicas portuguesas. Há qualquer coisa de mágico na simplicidade e na textura envolvente que só os pratos populares com bacalhau conseguem oferecer. É o tipo de refeição que nos faz parar e saborear cada momento. Quem cresceu com o cheiro reconfortante da comida caseira portuguesa sabe que não há nada como regressar às origens através de uma boa garfada.


RECEITA TRADICIONAL DE BACALHAU À BRÁS


INGREDIENTES
(para 4 pessoas)
  • 2 Postas de bacalhau graúdo demolhado – Aprox. 600 gr;
  • 4 Batatas médias;
  • 1 Cebola grande;
  • 4 Dentes de alho;
  • 2 Folhas de louro;
  • 6 Ovos;
  • 1 Molho de salsa fresca;
  • Azeite, Sal e Pimenta q.b.; 
  • Azeitonas pretas de conserva.


PREPARAÇÃO

Passo 1
Demolhe o bacalhau, retire as espinhas e a pele. Desfia-a à mão e reserve; 

Passo 2
Descasque as batatas e corte-as aos palitos finos. Em óleo ou azeite, frite as batatas mas deixando-as mal fritas. Reserve;

Passo 3
Numa tigela, bata os ovos com um pouco de salsa picada e temperados de sal e pimenta - Atenção ao sal que o bacalhau possa conter. Reserve;

Passo 4
Numa frigideira tape o fundo com uma quantidade generosa de azeite e, em lume brando, adicione os alhos picados grosseiramente. Enquanto o azeite vai aquecendo, com a ajuda de um pisador, vá pisando o alho. Quando o azeite tiver quente, adicione a cebola cortada finamente em meias luas e o louro. Envolva;

-pub-

Passo 5
Assim que a cebola começar a ficar translucida adicione o bacalhau e envolva bem. Adicione as batatas fritas e volte a envolver. Derrame de seguida os ovos batidos e volte a envolver, desta vez com a ajuda de um garfo para não desmontar os ovos;

Retire do lume e com a frigideira tapada, deixe repousar 3 a 4 minutos, tempo suficiente para os ovos cozerem mas ficarem cremosos. Retifique se sal se necessário e polvilhe com a restantes salsa picada. Decore com algumas azeitonas. Sirva acabado de fazer, acompanhado com salada a gosto.



Receitas Relacionadas

Receita-de-Bacalhau-à-Pisco-horadabuxa
Receita-de-Cataplana-de-Bacalhau-um-sabor-da-Gastronomia-Algarvia-horadabuxa
Receita-de-Bacalhau-Dourado-de-Elvas-horadabuxa

Nota Final: Se ficou com vontade de experimentar mais clássicos da nossa cozinha, não pare por aqui! No blog encontrará muitas outras receitas portuguesas cheias de sabor, desde pratos tradicionais a opções rápidas para o dia-a-dia. Explore, guarde as suas receitas favoritas e continue esta viagem connosco!

(1) Publicação atualizada no dia 17.10.2025 às 11:20

Sem comentários