As nossas novidades

Receita Tradicional de Pão-de-ló – horadabuxa

 

Receita Tradicional de Pão-de-ló – horadabuxa


Receita-Tradicional-de-Pão-de-ló-horadabuxa
Receita Tradicional de Pão de ló - horadabuxa

Existem várias versões e variantes para este bolo, típico das regiões de Ovar e Alfeizerão, em que a base é a mesma, ovo, açúcar e farinha. A diferença é as quantidades, como se mistura, quanto tempo se bate e como se coze e em quanto tempo.

Hoje, os ingredientes deste bolo são banais e de fácil acesso, no entanto, se recuarmos umas décadas, não era assim tão fácil. Por esse motivo, e não pelo trabalho que requer, em que era necessário muitas horas a bater, era um bolo típico de épocas festivas como o Natal, Carnaval ou Páscoa por exemplo.

É um bolo que bem confecionado é algo de divinal e que as nossas papilas gustativas até deliram. Dizem que este bolo é dos Anjos, por isso não se corta à faca. Desenforma-se ainda morno e comece à colher.


RECEITA TRADICIONAL DE PÃO-DE-LÓ


INGREDIENTES
  • 12 Gemas;
  • 4 Claras;
  • 250 gr de açúcar;
  • 150 gr de farinha de trigo.
-pub-

PREPARAÇÃO

Comece por bater os ovos com o açúcar. Este processo é o que irá fazer toda a diferença. Necessita de ser muito bem batido, 20 a 25 minutos com batedeira elétrica na velocidade mínima e de seguida, 45 a 50 minutos à mão. Sim, não é erro, é mesmo necessário esse tempo a bater; 

Passado uns 10 a 15 minutos de estar a bater à mão, vá adicionando a farinha aos poucos e peneirada (em chuva suave) e continue a bater à mão até perfazer o restante tempo;

-pub-


PARA COZER EM FORNO ELÉCTRICO OU A GÁS

Forre com papel cavalinho ou papel vegetal uma forma redonda (com ou sem buraco no meio) e unte bem o papel. Verta a massa e leve a cozer em forno bem quente;

Quando o pão-de-ló estiver bem crescido reduza a intensidade do forno e, se necessário, tape o bolo com papel alumínio para não queimar.

Deixe cozer por 30 a 40 minutos, conforme o fogão que utiliza, sem esquecer que deve ficar quase cru no centro.


PARA COZER EM FORNO DE LENHA

Para cozer em forno de lenha, como tradicionalmente se fazia, deverá utilizar uma tigela de barro não vidrado, e no centro, uma outra tigela mais pequena invertida. As pontas do papel deverão ser viradas para dentro a cobrir a massa. Utilize depois uma outra tigela grande que tape a tigela utilizada para o bolo.


Receitas Relacionadas

Receita-de-Pão-de-Rala-Doce-Conventual-de-Évora-horadabuxa
Receita-de-Bolo-de-Amêndoa-do-Convento-da-Vidigueira-horadabuxa
Receita-de-Manjar-Branco-de-Portalegre-Doce-Conventual-horadabuxa
Horadabuxa é site de divulgação de receitas culinárias da gastronomia alentejana e gastronomia Mediterrânica em geral. Somos uma equipa jovem, motivada e decidida. O Alentejo é a nossa "terra". A preservação da verdadeira gastronomia Mediterrânica e a divulgação do nosso Alentejo é o nosso objetivo. Investigar e divulgar: O nosso lema e Missão!

-pub-

Sem comentários