Estupeta de Atum de Salmoura ou Salgado: Um Petisco Tipicamente Algarvio

 


Estupeta de Atum de Salmoura ou Salgado: Um Petisco Tipicamente Algarvio




Muxama é o produto resultante da salga húmida de pedaços de atum. A estupeta, é o aproveitamento das partes que não servem para a muxama. Em tanques de salga, desta forma, já desde a época pré-romana se aproveitava a totalidade do atum. As partes menos nobres como a barriga, cabeça ou mesmo as barbatanas serviam para se fazer a estupeta. Enquanto as partes mais nobre, eram aproveitadas para a muxama.


Estupeta de Atum de Salmoura ou Salgado - Um Petisco Tipicamente Algarvio - Horadabuxa


Os romanos, foram o povo que mais desenvolveram esse processo de salga, no entanto, já desde os povos Fenícios que esta técnica era utilizada, tanto salgada como de salmoura. Normalmente, a salgada é a muxama, a de salmoura a estupeta. 

Com a estupeta de atum, faz-se um tipo de salada, bastante utilizada no Algarve e na costa mediterrânica na sua generalidade. No Algarve, a região do Sotavento, devido à sua tradição na pesca do atum, é onde ainda hoje mais se utiliza.

-pub-

Muito aproveitada para petisco nas tradicionais tabernas, como acompanhamento de um copo de vinho depois do trabalho, é algo que começa a ser difícil de encontrar. Felizmente, ainda existem gentes que não deixam morrer a produção de muxama e de estupeta. A ver vamos, até quando!    


RECEITA DE ESTUPETA DE ATUM


INGREDIENTES
  • Atum de salmoura (Estupeta) ou atum salgado (Muxama);
  • Tomates bem maduros mas rijos;
  • Cebola;
  • Pimento verde;
  • Alhos;
  • Azeite e Vinagre q.b. e a gosto.
Não existe uma quantidade nos ingredientes para a sua preparação, depende do gosto pessoal.



PREPARAÇÃO

Passo 1
Comece por preparar o atum. Se utilizar atum salgado, conhecido por Muxama, deverá colocar em água de um dia para o outro para dessalar. Se utilizar atum de salmoura, conhecido por estupeta, é somente necessário dessalar em água por 1 hora ou nem tanto;

Passo 2
Assim que o atum estiver dessalado ao seu gosto, esprema-o e seque-o bem. Com as mãos, desfaça-o em pedaços a gosto mas sem que perca a sua textura. Há quem goste mais grosso ou mais desfeito;

-pub-

Passo 3
Numa saladeira ou uma travessa funda, pique o tomate que deverá estar bem maduro mas rijo, sem pele e sem sementes. O pimento também bem picado para com mais facilidade libertar o seu sabor, a cebola e os alhos bem picados;

Passo 4
Por cima, adicione o atum. Tempere com vinagre de vinho e azeite extra virgem de boa qualidade. Mexa e envolva bem;

Passo 5
Leva ao frio, pelo menos por 1 hora antes de servir.

Sirva como salada para acompanhamento ou melhor ainda, como petisco para acompanhar um bom vinho ou uma cerveja bem gelada.

-pub-

NOTAS: Em Portugal começa a ser difícil encontrar à venda, tanto muxama com estupeta, embora ainda se consiga encontrar em produtores artesanais ou em pequenos produtores locais e, à venda em alguns mercados algarvios. Em Espanha, com facilidade se consegue comprar, mais propriamente no mercado de Ayamonte. Infelizmente, tudo se vai perdendo em Portugal, em nome das seguranças alimentares e as suas certificações, que em minha opinião, são muito duvidosas, mas fico por aqui! Este não é o espaço para se falar nisso … 


Receitas Relacionadas

Receita de Conserva de Cenouras à Algarvia – horadabuxa
Receita de Ovas de Choco Grelhadas ou Fritas – horadabuxa
Receita de Conquilhas à Algarvia - horadabuxa

Nota Final: Se gostou de saber um pouco mais sobre a Estupeta ou Muxama de atum, não fique por aqui. No blog encontrará mais receitas e produtos regionais portugueses que de toda a certeza serão do seu agrado. Explore, veja porque há muito para ver.

(1) Publicação atualizada no dia 15.09.2025 às 19:05

Sem comentários