Receita de Cilarcas (ou Silarcas) com Ovos Mexidos – Horadabuxa
Receita de Cilarcas (ou Silarcas) com Ovos Mexidos – Horadabuxa
Cilarcas ou Silarcas é um cogumelo selvagem (Amanita Ponderosa) que vive em simbiose no montado alentejano, especialmente em terras pouco mexidas e geralmente junto das raízes superficiais de algumas arbóreas tais como as azinheiras, sobreiros e estevas.
A sua época é compreendida entre os meses de Janeiro e final de Março, dependendo das chuvas de Outono e dos dias de sol do Inverno. A sua apanha requer muita experiência, não só para as identificar corretamente, como para os descobrir (muitas vezes, estão enterradas).
A região onde mais abundam é no Alentejo Central e na parte norte do Baixo Alentejo, mais propriamente em zonas de serra, como a de Portel e sua envolvência. É encontrada noutras regiões do Alentejo mas em quantidades e qualidades bem menores.
-pub-
O seu sabor e cheiro são únicos e simplesmente divinal. Fazem parte da maioria de pratos da gastronomia alentejana. No entanto, a sua utilização mais nobre é assada somente com sal em brasas de carvão de azinho ou esta receita com ovos mexidos.
É IMPORTANTE conhecer bem, tal como já foi referido, pois podem ser confundidas com outros cogumelos venenosos. Experiencia e conhecimentos são fundamentais!
RECEITA DE CILARCAS (OU SILARCAS) COM OVOS MEXIDOS
INGREDIENTES
- Cilarcas ou Silarcas;
- Ovos;
- 1 Dente de alho (facultativo);
- Azeite;
- Sal.
-pub-
PREPARAÇÃO
Passo 1
Comece por preparar as cilarcas, limpando-as bem (se bem limpas não é necessário retirar a pele) e laminando-as grosseiramente. Temperam-se ligeiramente de sal;
Passo 2
Numa frigideira de fundo grosso com um fio de azeite quente (não coloque muito, somente um fio), frite-as (somente para selar e impedir que libertem muito água). Se for a sua opção usar alho, coloque também o alho picado;
Passo 3
Assim que começarem a ganhar uma ligeira cor, incorpore os ovos já mexidos e envolva. Retire do lume para que fiquem com alguma humidade (não deverão ficar muito secas).
Sirva acabadas de fazer, como petisco, entradas ou mesmo como acompanhamento de um prato a gosto, ou até como refeição.
NOTAS: Existe para esta mesma receita uma variedade em que não se utiliza azeite mas sim a banha e gordura de linguiça frita. Nesse caso e se gostar mais, frite a linguiça cortada em rodelas, retire-as e aproveita a sua gordura para selar as silarcas. Depois de adicionar os ovos, junte então as rodelas de linguiça frita e envolva. Poderá também adicionar espargos selvagens ou um pouco de salsa picada.
-pub-
IMPORTANTE: Nunca se esqueça que para preservar a sua existência, tal como todos os outros cogumelos selvagens, quando se apanham deve cortar o pé e nunca arrancar, pois assim a base fica no solo, de seguida cobrir a base com um pouco de terra, isso irá dar hipótese ao micélio de se regenerar. E nunca os deverá colocar em sacos de plástico mas sim em cesta de verga ou palha, para que desta forma, ao caminhar, os esporos possam cair no solo e voltem a nascer.
Receitas Relacionadas
Horadabuxa é site de divulgação de receitas culinárias da gastronomia alentejana e gastronomia Mediterrânica em geral. Somos uma equipa jovem, motivada e decidida. O Alentejo é a nossa "terra". A preservação da verdadeira gastronomia Mediterrânica e a divulgação do nosso Alentejo é o nosso objetivo. Investigar e divulgar: O nosso lema e Missão!
Sem comentários