Receita de Churros – Horadabuxa
Receita de Churros – Horadabuxa
As “Massas de farinha fritas” são uns doces que remontam a tempos romanos ou mesmo pré-romanos. Com a chegada dos muçulmanos à Península Ibérica, no séc. VIII, ganham nova vida e surgem diversas formas e receitas de as confecionar.
Nos dias de hoje, temos diversas receitas como brinhóis, massa frita, sonhos (de fruta) entre outras. E claro, churros.
-pub-
Os Churros são mais típicos de Espanha do que Portugal - Nós por cá popularizamos mais a massa frita ou os brinhóis - de tal forma que são hoje um dos doces mais típicos da doçaria espanhola.
RECEITA DE CHURROS
INGREDIENTES
- 250 gr farinha de trigo (pode utilizar farinha tipo 55 se pretender);
- 250 gr de água;
- 1 Pitada generosa de sal;
- Azeite ou óleo de girassol para fritar;
- Açúcar para polvilhar.
-pub-
PREPARAÇÃO
Para a massa
Passo 1
Comece por levar a água com o sal a ferver.
Passo 2
Num alguidar ou tigela grande coloque a farinha peneirada e assim que a água estiver a ferver, de uma só vez, despeje sobre a farinha. Com uma colher de pau envolva a farinha com a água até obter uma massa pegajosa mas bastante compacta.
Passo 3
Coloque a massa numa seringa ou saco de pasteleiro, com bico em formato de estrela (esta etapa é fundamental para que os churros fiquem firmes e não ter problemas na fritura - A seringa irá compactar a massa e elimina o ar o que evita que os churros saltem e “espirrem” ao fritar).
Passo 4
Sobre um pano seco, na bancada da cozinha, vá fazendo os churros do tamanho que pretender e deixe arrefecer a massa para que depois não abra ou estoure quando fritar.
-pub-
Para fritar os churros
Passo 1
Numa frigideira funda e larga aqueça o azeite ou óleo de girassol – a quantidade ideal será 4 vezes a espessura dos churros.
Passo 2
Deixe ferver o óleo por 3 ou 4 minutos e antes de introduzir os churros, reduza o lume para médio para que não fiquem cruz por dentro.
Passo 3
Frite-os em lume médio, virando algumas vezes, até dourarem a gosto.
Depois de fritos, com a ajuda de papel de cozinha, absorva o excesso de óleo, polvilhe com açúcar e sirva.
NOTAS: Poderá fazer uma quantidade maior de massa e congelar para mais tarde fritar. Se assim o fizer, terão que ser sempre congelados crus (antes de fritar) e proceda como se congelam croquetes ou rissóis – Coloque-os num tabuleiro com espaço entre eles de forma a que não se colem enquanto congelam. Não é necessário descongelar para fritar.
Receitas Relacionadas
Horadabuxa é site de divulgação de receitas culinárias da gastronomia alentejana e gastronomia Mediterrânica em geral. Somos uma equipa jovem, motivada e decidida. O Alentejo é a nossa "terra". A preservação da verdadeira gastronomia Mediterrânica e a divulgação do nosso Alentejo é o nosso objetivo. Investigar e divulgar: O nosso lema e Missão!
Sem comentários