Perdiz Estufada com Tomate: O Sabor do Alentejo na Tradição de Pratos de Caça




Perdiz Estufada com Tomate: O Sabor do Alentejo na Tradição de Pratos de Caça



Na vasta planície dourada do Alentejo, onde o tempo abranda e a tradição se saboreia a cada colher, existe um prato que resume a alma da cozinha tradicional alentejana: a perdiz estufada com tomate. Este clássico da gastronomia portuguesa, herança viva de um passado orgulhoso, é muito mais do que uma simples refeição – é um hino à autenticidade, à terra e ao fogo lento.


Perdiz Estufada com Tomate: O Sabor do Alentejo na Tradição de Pratos de Caça


Com aromas intensos e texturas que se desfazem na boca, este prato alentejano leva-nos numa viagem sensorial pelos campos do sul de Portugal. Um verdadeiro símbolo da comida de tacho, perfeita para os dias frios ou para momentos de puro conforto à mesa. Para quem procura pratos típicos do Alentejo, esta receita representa a ligação profunda entre a caça, a terra e a tradição.

-pub-

Num mundo cada vez mais rápido e industrializado, a perdiz estufada com tomate oferece-nos o regresso às origens: à culinária de tacho, ao calor do lume brando, ao saber antigo passado de geração em geração. É um prato que honra os sabores mediterrânicos portugueses, recorrendo a ingredientes tradicionais e autênticos, onde o tomate maduro e a carne de caça desempenham papéis centrais.


Mais do que um Prato: Um Legado Gastronómico Português


Esta receita tradicional portuguesa, profundamente enraizada na cultura gastronómica alentejana, reflete o que de melhor existe na cozinha regional: respeito pelo tempo, simplicidade nos ingredientes e intensidade nos sabores. Uma verdadeira expressão da comida portuguesa com alma, que nos liga ao passado e à terra de forma emocional e sensorial.

-pub-

Nesta publicação, convidamo-lo a mergulhar na história, no simbolismo e na riqueza de um dos mais emblemáticos pratos de caça em Portugal. Descubra como a perdiz na gastronomia portuguesa ganhou lugar de destaque em mesas humildes e requintadas, e inspire-se a recriar em casa este verdadeiro ícone da tradição culinária alentejana.


RECEITA DE PERDIZ ESTUFADA COM TOMATE


INGREDIENTES
  • 1 Perdiz (ou em alternativa codornizes ou pombos);
  • Cebolas;
  • Alhos;
  • Cravinho;
  • Pimenta preta em grão;
  • Louro;
  • Salsa fresca;
  • Vinho branco;
  • 1 Golpe de aguardente;
  • Cenouras;
  • Umas tiras de toucinho;
  • Piripiri a gosto;
  • 2 Colheres de sopa de banha de porco;
  • 1 Colher de chá de pimentão-doce;
  • Raspas de noz-moscada;
  • Presunto ou linguiça;
  • Tomate sem pele nem sementes;
  • Pimento;
  • Sal e azeite q.b.


PREPARAÇÃO

Passo 1
Comece por limpar bem a perdiz e se necessário passe a mesma por chama do fogão para queimar qualquer penugem que possa ter. Corte-a em duas metades;

Passo 2
Dê uma pré-cozedura à perdiz numa panela em água temperada de sal e com cebolas cortadas aos quartos, dentes de alhos esmagados, cravinho, grãos de pimenta preta, louro, salsa, vinho branco, 1 golpe de aguardente, cenouras cortadas às rodelas e umas tiras de toucinho. Reserve o caldo;

Passo 3
Num almofariz faça um piso (semelhante ao tradicional piso de açorda de alho alentejana) com alho picado, cebola picada, um pouco de pimento picado, piripiri a gosto, pimentão-doce e um pouco de noz-moscada. Regue com azeite e mexa para envolver bem. Barre depois a perdiz muito bem com esse piso;

Passo 4
Pique muito bem o presunto (ou linguiça conforme o gosto) e leva numa frigideira com azeite para o aromatizar. Retire os pedaços de presunto ou linguiça e reserve;

-pub-

Passo 5
Num tacho que se tape e de fundo grosso, coloque a banha de porco e o azeite aromatizado e leve a cebola em meias-luas e alho picado, até a cebola começar a ficar translucida. Introduza o louro e regue com o vinho branco. Deixe evaporar o álcool do vinho e adicione o tomate picado, sem pele e sem sementes. Envolva bem e tempere de sal e pimenta;

Passo 6 
Adicione um pouco do caldo que reservou (a ideia é ter caldo até metade da altura da perdiz) e assim que começar a ferver introduza as perdizes e por cima coloque algumas tiras finas de pimento. Tape o tacho e deixe a perdiz acabar de cozinhar e corar um pouco, em lume brando (importante). Vá regando constantemente a perdiz com mais caldo mas sem mexer, somente abanando o tacho.


Enquanto a perdiz coze, vá petiscando os pedaços de presunto frito com um bom vinho e sirva a perdiz acompanhada com batata frita e pão duro alentejano frito em azeite. 


NOTAS: Pela dificuldade que muitas vezes temos em encontrar boa perdiz, e embora o resultado não seja propriamente o mesmo, poderá substituir a perdiz por codornizes ou mesmo Pombos. Pode e deve aproveitar o caldo restante para fazer uma canja como entrada.


Receitas Relacionadas

Receita de Canja de Perdiz - Horadabuxa
Receita de Codornizes fritas ao Vinho (ou à Taberneiro) - horadabuxa
Receita de Açorda de Galinha – horadabuxa

Nota Final: A cozinha portuguesa está repleta de tesouros como esta perdiz estufada com tomate – pratos que contam histórias, aquecem a alma e unem gerações. Se gostou desta viagem pelo sabor autêntico do Alentejo, explore outras receitas tradicionais portuguesas que temos no blog. Desde os ensopados às sobremesas conventuais, há sempre algo novo para descobrir e saborear. Continuei a explorar a verdadeira gastronomia portuguesa.


(1) Publicação atualizada no dia 17.07.2025 às 10:11

Sem comentários