Açorda de Grão-de-Bico: Uma Receita das muitas Açordas Alentejanas Existentes




Açorda de Grão-de-Bico: Uma Receita das muitas Açordas Alentejanas Existentes



Nos dias de hoje quando se fala de açorda no Alentejo, automaticamente o nosso pensamento vai para a açorda de alho, ao qual, até já se chama açorda alentejana. Mas não! Açorda no Alentejo é muito mais que açorda de alho.


Açorda de Grão-de-Bico - Uma Receita das muitas Açordas Alentejanas Existentes - Horadabuxa


Mas vamos por partes e sem entrar na origem das “Açordas Alentejanas” que ao contrário do que se pensa e diz, a sua origem, remonta aos tempos romanos e não árabes. Dos árabes, a nossa tradicional “Açorda de Alho” somente tem o nome de Açorda.

-pub-

O mais próximo que temos hoje das tradicionais açordas árabes, por incrível que pareça, é o cozido à portuguesa, mas isso fica para outra publicação. 


A Riqueza das Açordas Alentejanas


No Alentejo ainda hoje em determinadas regiões se confecionam “açordas” aromatizadas, tendo por base o aproveitamento de tudo! Em épocas remotas, a necessidade de matar a fome, obrigava a que tudo fosse aproveitado, até um simples caldo de cozer o grão. Nos dias de hoje, muitas dessas variações já nem conhecidas são. Mas existiram e fizeram parte da dieta alentejana durante milénios.

-pub-

Existem portanto diversas variações da conhecida açorda de alho, tal como: Açorda de Grão, Açorda de Feijão-frade, Açorda de Couve, Açorda de restos peixe, Açorda de Galinha, Açorda de Perdiz, Açorda de Espinafres … enfim, de entre os meus registos, tenho mais de 200 variações de receitas de “Açorda de Alho” enriquecidas com outros sabores, nada se deitava fora, tudo era aproveitado!        


RECEITA DE AÇORDA DE GRÃO-DE-BICO


Esta receita tem por base o tradicional piso alentejano da açorda de alho, no entanto, enriquecido com cebola e caldo de grão-de-bico.


INGREDIENTES
  • Alhos;
  • Coentros frescos;
  • Pimento (de preferência, pimento vermelho); 
  • Cebola;
  • Sal e Azeite a gosto;
  • Bacalhau;
  • Grão-de-bico;
  • Ovos;
  • Água e pão alentejano do dia anterior.


PREPARAÇÃO

Passo 1
Coloque o grão-de-bico a demolhar em água no dia anterior. Depois coza-o em água, sal, 1 dente de alho e uma cebola cortada em quartos. Numa outra panela somente com água, coza o bacalhau e os ovos. Reserve as 2 águas;

Passo 2
Num pisador (tal como a açorda de alho) faça um piso de coentros, alhos, pimento vermelho, cebola bem picada e sal;

-pub-

Passo 3
Numa terrina coloque o piso e com azeite abundante envolva bem. Acrescente as águas a ferver da cozedura do grão-de-bico e do bacalhau;

Passo 4
Junte o grão-de-bico e o bacalhau em lascas e, por fim, o pão migado (fatiado) ao preparado e sirva acompanhado com os ovos cozidos ou escalfados.


NOTAS: Esta receita de açorda de grão-de-bico não irá resultar se utilizar grão já cozido que encontra nos supermercados. Terá que a confecionar com grão seco e cozido na hora.


Receitas Relacionadas

Receita de Ensopado de Borrego à Pastora (Receita de Beja) - Horadabuxa
Receita de Sopa de Tomate à Moda do Alentejo – horadabuxa
“Gustum de Pane” provavelmente a origem da Açorda de Alho Alentejana

Nota Final: Se gostou desta receita de açorda de Grão-de-Bico não fique por aqui. No blog encontrará muitas outras receitas da gastronomia alentejana e portuguesa que com toda a certeza irão ser do seu agrado. Explore e conheça novos sabores e ideias para as suas refeições.

(1) Publicação atualizada no dia 09.10.2025 às 00:00

Sem comentários