Sopa de Feijão-frade: Uma Sopa Tradicional Portuguesa Que Aquece a Alma

 


Sopa de Feijão-frade: Uma Sopa Tradicional Portuguesa Que Aquece a Alma



Em dias em que o corpo pede aconchego e a alma procura serenidade, nada supera uma sopa tradicional portuguesa. Este prato quente, nutritivo e cheio de identidade traz o melhor da gastronomia caseira, resgatando memórias de infância e os sabores autênticos da cozinha da avó.


Sopa de Feijão-frade: Uma Sopa Tradicional Portuguesa Que Aquece a Alma


Mais do que um simples prato, esta refeição saudável e económica é ideal para os dias frios, oferecendo conforto alimentar e bem-estar num só prato. Com uma textura rica e sabor envolvente, é perfeita para quem valoriza a alimentação equilibrada e procura uma comida caseira para toda a família.

-pub-

Esta sopa é um verdadeiro clássico da culinária tradicional portuguesa, uma receita que era muito utilizada na região da Beira Baixa, mais concretamente na sub-região da Beira Interior Sul (Castelo Branco). 


Uma sopa Simples, Saudável e Económica: Mais do que uma Sopa, um Regresso às Origens


Para além de ser uma sopa muito saborosa e fácil de fazer é uma excelente escolha para quem segue um estilo de vida mais consciente, incluindo quem procura refeições vegetarianas portuguesas com os nossos produtos caseiros das tradicionais hortas lusitanas. Uma solução prática, nutritiva e cheia de carácter, que encaixa na perfeição em qualquer menu semanal saudável.

-pub-

É também uma forma inteligente de reaproveitar ingredientes do dia-a-dia, promovendo uma cozinha sustentável, sem abdicar do prazer de comer bem. Se procura inspiração para refeições reconfortantes ou quer simplesmente voltar às raízes, esta é a sopa ideal. Uma receita típica portuguesa que combina tradição, nutrição e autenticidade – tudo o que uma verdadeira sopa nutritiva deve ser.


RECEITA DE SOPA DE FEIJÃO-FRADE


INGREDIENTES
  • Feijão-frade;
  • Batatas;
  • Couve;
  • Cebola (com a rama verde);
  • Azeite, Água e Sal q.b.


PREPARAÇÃO

Se utilizar feijão-frade seco, coloque-o de molho em água no dia anterior.

Passo 1
Numa panela de fundo grosso leve o feijão-frade a cozer em água temperada de sal e a cebola picada, incluindo a sua rama;

Passo 2
A meio da cozedura do feijão, acrescente a batata cortada aos cubos pequenos. Envolva e deixe cozinhar;

Passo 3
Assim que as batatas estiverem quase cozidas, adicione a couve cortada grosseiramente ou em juliana se for o seu gosto e opção. Deixe cozinhar até que a couve estiver macia;

-pub-

Passo 4
Regue com azeite de boa qualidade, desligue o lume e deixe repousar com a panela tapada por alguns minutos de forma a que os sabores de envolvam na perfeição.


NOTAS: Esta é uma receita típica da região da Beira Baixa, mais propriamente da região de Castelo Branco (Beira Interior Sul). Atualmente é uma receita que se tenta preservar devido ao facto de ter entrado em desuso nas décadas de 1960/1970. Felizmente tem ganhado adeptos entre os mais jovens e a sua utilização é hoje uma realidade. Seria uma perda enorme para a nossa gastronomia e riqueza cultural.


Receitas Relacionadas

Sopa de Peixe e Espinafres à moda do Alentejo – horadabuxa
Receita de Sopa da Santa Teresinha – horadabuxa
Receita de Sopa de Urtigas ou “Ortigões” - horadabuxa

Nota Final: Se gostou desta sugestão reconfortante e cheia de sabor, há muito mais para descobrir! No blog, encontra outras receitas portuguesas tradicionais, sopas nutritivas, pratos leves e ideias simples para tornar as suas refeições ainda mais especiais. Explore o nosso blog, experimente e inspire-se com sabores que fazem bem ao corpo e à alma.


Sem comentários