Doce Ovos-moles: O Doce que Guarda Séculos de História e Paixão

 


Doce Ovos-moles: O Doce que Guarda Séculos de História e Paixão



Há sabores que contam histórias, e os Ovos-moles são um desses tesouros únicos da doçaria portuguesa tradicional. Este doce conventual português conquista gerações pela sua textura sedosa e sabor inconfundível. Mais do que um simples doce, é uma autêntica viagem pela tradição doceira portuguesa, onde o saber antigo se mistura com a arte e a paciência de quem domina o segredo perfeito deste doce artesanal português.


Doce Ovos-moles - O Doce que Guarda Séculos de História e Paixão - Horadabuxa


Os Ovos-moles são um símbolo da nossa identidade gastronómica nacional, reconhecidos pela sua doçura equilibrada e pela elegância com que se apresentam. Este doce tradicional português, protegido como produto de Património Gastronómico Português, é presença obrigatória nas pastelarias de referência e nas mesas de celebração. Cada colherada é uma explosão de sabor que representa o melhor dos sabores de Portugal e nos transporta diretamente para a alma da nossa cultura.

-pub-

O que torna este doce conventual de Aveiro tão especial é a sua simplicidade aparente, que esconde um cuidado artesanal e uma tradição centenária. É a combinação perfeita entre o delicado e o intenso, entre o suave e o envolvente — uma verdadeira obra-prima da doçaria conventual portuguesa. É o tipo de doce regional de Portugal que conquista à primeira prova e desperta a curiosidade de quem procura experiências gastronómicas autênticas.


Doce de Ovos-moles: Tradição, Sabor e História


Hoje, mais do que nunca, os Ovos-moles caseiros voltam a ganhar destaque entre os apaixonados pela gastronomia tradicional portuguesa. Seja pela nostalgia que evocam ou pela textura cremosa, este doce feito à mão continua a ser um ícone de requinte e tradição. As delícias de Aveiro mantêm-se vivas em cada receita partilhada, em cada doce provado, e em cada memória despertada pelo sabor inconfundível dos Ovos-moles portugueses.

-pub-

Se procura um doce típico português que represente o melhor da doçaria tradicional, que combine história, sabor e autenticidade, os Ovos-moles são a escolha perfeita. Um doce conventual que atravessa séculos e continua a elevar o nome de Portugal no mundo. Um símbolo da nossa cultura gastronómica portuguesa, feito com alma, tradição e paixão.


RECEITA DE DOCE DE OVOS-MOLES


INGREDIENTES
  • 250 ml de água;
  • 500 gr de açúcar;
  • 18 Gemas de ovo.


PREPARAÇÃO

Antes de passarmos à preparação, é sempre bom relembrar que estas receitas demoram o seu tempo a confecionar, no caso dos ovos-moles, terá que ser confecionada, em todos os momentos, em lume muito brando – A rapidez é o seu maior inimigo! Se assim não for, o resultado não será o desejado!

Passo 1
Comece por separar as gemas das claras e com a ajuda de um passador de malha fina, passe as gemas de forma a eliminar a pelicula que contêm e que são desagradáveis para o doce. Reserve as gemas e guarde as claras para utilizar numa outra qualquer receita ou preparação;

Passo 2
Num tacho de fundo grosso para melhor distribuição do calor (muito importante) leve ao lume a água com o açúcar, mexa e envolva, e leve ao ponto de espadana. O ponto de espadana é normalmente atingido após 4 a 5 minutos depois de levantar fervura e conforme a quantidade de água e açúcar;

Passo 3
Retire do lume e verta a calda de açúcar nas gemas. Mexendo sempre e energeticamente para não cozinhar as gemas – Nunca se deve adicionar o frio no quente mas sim o quente no frio;

-pub-

Passo 4
Verta o preparado no tacho e volte a levar a lume muito brando para cozer as gemas e produzir o ponto cremoso desejado para o seu doce de ovos-moles, mexendo sempre.

Deixe arrefecer fora do lume e sirva como pretender. Poderá servir como recheio ou cobertura de bolos. Poderá servir como creme para barrar torradas, poderá servir envolvido com bolacha triturada e fazer uma sobremesa extraordinária … poderá servir envolto em massa de hóstia e fazendo rebuçados como os conhecidos de Aveiro. Enfim, no nosso caso, quando o fazemos, muitas vezes acaba por ser consumido à colherada … 

Bom proveito e não pense nas calorias. porque dias não são dias!


Receitas Relacionadas

Receita de “Tutano” Celeste - horadabuxa
Receita de Caramelo Salgado  - Horadabuxa
Receita de Doce de Gila ou Chila – horadabuxa

Nota Final: O sabor dos Ovos-moles são apenas uma das muitas delícias que celebram a riqueza da doçaria portuguesa. Se ficou com vontade de descobrir mais doces tradicionais portugueses, explore as outras receitas do blog e deixe-se inspirar pelos sabores autênticos de Portugal. Cada doce conta uma história — e há muitas mais à sua espera!

4 comentários:

  1. Receitas muito apetitosas, é uma pena que não permitam imprimi-las, para poder cozinhar com comodidade. Especialmente para aqueles que não somos portugueses. Um cordial cumprimento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na verdade tem razão. No entanto, e embora existam formas de copiar, fomos obrigados a ter algumas proteções, porque, eram todas copiadas (receitas, textos e imagens) e apoderadas de qualquer forma e sem critério nenhum e muito menos com referencias ao seu autor. Não falo propriamente das receitas porque essas são património imaterial de todos nós, mas falo do texto que as acompanha e das imagens. Ainda existem algumas publicações que no final têm uma impressora de PDF para aqueles que as queriam guardar, mas tivemos que retirar. De qualquer forma, diga-nos que receitas gostaria de ter e nós com todo o prazer e satisfação lhe faremos chegar as mesmas por email, e devidamente compiladas numa publicação em PDF. Muito obrigado.

      Eliminar
    2. Sim, infelizmente, respeita-se muito pouco o trabalho dos outros.
      Adoro Portugal, quando era pequena vivia em Badajoz e íamos lá muitos fins de semana.
      Adoro a pastelaria portuguesa, depois a francesa e a italiana.
      Gostaria que me enviassem tudo sobre pastelaria tradicional, claro que pagaria com prazer, pois é como um livro e dá trabalho. O último livro que comprei foi PORTUGAL DOCE, de Mónica Pereira.
      Muito obrigada e espero poder ajudá-los no que precisarem, inclusive neste maravilhoso blog.

      Eliminar
    3. A nossa missão não é a questão financeira, enviarei com todo o prazer, é só dar-me alguns dias para elaborar. Como quer que lhe faça chegar?

      Eliminar